Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PESQUISA


 
Por Ana Célia de Sá, da Ascom/UFPE 

É possível produzir biodiesel e larvicida contra o mosquito transmissor da dengue a partir da gordura extraída da semente do caroço da manga. A constatação é da pesquisa “Nova Gordura de Origem Vegetal e seu Subproduto de Extração: do Adubo ao Estudo da Atividade Larvicida contra o Aedes aegypti”, desenvolvida por três alunas do Colégio de Aplicação (CAp) da UFPE, sob orientação da professora de Química Kátia Aquino. O trabalho será apresentado no 2° Campamento Científico Interactivo do Club de Ciencias Libertad, a ser realizado de 7 a 9 de outubro de 2010, em Cerrito, Entre Ríos, na Argentina.
 O projeto das alunas do terceiro ano Jéssica Souza, Joanna Vicente e Thaysa Araújo utiliza a gordura extraída da semente do caroço da manga como matéria-prima para produção de biodiesel pela rota metílica, processo que usa a gordura do caroço, o álcool metílico e um catalisador básico, neste caso o hidróxido de sódio. Segundo Joanna Vicente, a manga foi escolhida por ser uma fruta bastante gordurosa.
O estudo também descobriu a ação larvicida que a gordura retirada do caroço da fruta possui contra o mosquito transmissor do vírus da dengue (Aedes aegypti). “Tentamos aplicar a gordura em diversas áreas e descobrimos a ação larvicida através das análises”, conta a estudante Thaysa Araújo. A metodologia utilizada para testar a atividade larvicida da gordura foi a mesma estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Após diversos testes, chegou-se à concentração em torno de 1.200 ppm (parte por milhão), que apresentou 100% de eficácia na morte de larvas do mosquito no estágio L4. Cada amostra usada nas análises foi composta por cerca de 20 larvas, que foram testadas em triplicata para cada concentração estudada e monitoradas a cada 24 e 48 horas.
A partir da pesquisa, concluiu-se também que o subproduto da extração da gordura, chamado de torta, ainda pode ser utilizado em compostagem, resultado obtido pela análise da razão de carbono e nitrogênio do material. De acordo com a professora Kátia Aquino, a pesquisa é inovadora, pois trabalha com um produto de descarte e pouco utilizado: o caroço da manga. Além disso, o projeto demonstra que é possível desenvolver pesquisas com estudantes do Ensino Médio, com o apoio de professores e da escola. “É um incentivo para o aluno observar o desenvolvimento científico e ganhar maturidade”, destaca. “Fizemos o que não sabíamos que poderíamos fazer”, afirma Jéssica Souza sobre as descobertas ao longo do trabalho, realizado há mais de um ano.

As análises da pesquisa foram realizadas em parceria com outros departamentos da UFPE, como o Departamento de Química Fundamental, com apoio da professora Daniela Navarro e do técnico Ricardo Oliveira (Central Analítica), além do Departamento de Energia Nuclear, com o mestrando Emmanuel Dutra e o professor Rômulo Menezes. Tanto o biodiesel quanto o larvicida obtidos a partir do caroço da manga já estão em processo de patenteamento, com apoio da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE. Se concluído o processo, essas serão as primeiras patentes do CAp.

DESTAQUE – O trabalho também recebeu destaque na 24ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), realizada de 25 a 31 de outubro deste ano, em Novo Hamburgo (RS). O evento, considerado o maior da sua categoria, reuniu alunos da educação básica de 22 países. Em 2008, a pesquisa faturou o segundo lugar, na categoria Incentivo à Pesquisa, na 14ª Ciência Jovem, feira promovida pelo Espaço Ciência.

Mais informações
Colégio de Aplicação (CAp)
(81) 2126.8332
aquino@ufpe.br Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!