Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

CURIOSIDADE

Um fotógrafo americano capturou detalhes de diversos artrópodes em imagens que mostram formas complexas e as cores características dos animais.

Munido de uma câmera digital comum e de lentes macro, Thomas Shahan fotografa diferentes espécies de animais minúsculos, principalmente aranhas e diversos tipos de insetos, como moscas e libélulas.

Os detalhes e as cores se destacam nas imagens de Shahan, que são divulgadas em seu site. No caso de uma aranha Maevia inclemens, o close-up mostra de perto os quatro olhos e a superfície amarela do octópode.

Shahan diz que não mata, maltrata ou imobiliza os animais. "Eu sempre tento fotografar os objetos em seu ambiente natural - ou pelo menos na rua, mas eu ocasionalmente trago um artrópode para dentro de casa para fazer as imagens", diz.

O fotógrafo diz que, em seus primeiros experimentos, chegou a colocar alguns artrópodes no congelador, para deixar seus movimentos mais lentos, mas se arrependeu depois de ver que eles morriam depois de um tempo.

Shahan diz que, para fazer fotos de insetos, o equipamento é secundário. "Você pode fazer muito com pouca coisa", diz. A dica que ele dá para os interessados é "sair para a rua, se divertir procurando insetos e tirar o maior número de fotos possível".
As imagens captadas por ele mostram com detalhes as formas complexas dos insetos e seus olhos estranhos. Na foto acima, uma mosca Holcocephala fusca.
 
Shahan diz que o segredo para fazer suas imagens - como desta "mosca-cavalo" (Tabanus lineola) - é entender o comportamento dos artrópodes e tirar uma quantidade enorme de fotos. 
 
O fotógrafo diz que nunca mata, imobiliza ou maltrata os animais para conseguir fazer boas fotos. Na imagem acima, Shahan fez um close-up de uma fêmea de Tabanus lineola.
 
Shahan afirma que, para fazer fotos de insetos, o equipamento é secundário. "Você pode fazer muito com pouca coisa", diz. Nesta imagem, o "rosto" de uma Zygoptera.
 
O fotógrafo mora em Oklahoma, no centro-sul dos EUA. Shahan fotografa alguns insetos típicos da região, como este louva-a-deus encontrado no sul americano.
 
Shahan diz que tenta fotografar seus objetos em seus habitats naturais, mas acaba levando alguns para dentro de casa. Na foto, o inseto conhecido como "donzelinha".
 
O fotógrafo diz que, em seus primeiros experimentos, chegou a colocar alguns artrópodes no congelador, para deixá-los mais lentos, mas se arrependeu depois. Na imagem, uma libélula azul.
 
Nesta imagem de uma "aranha-lobo" (Hogna), é possível observar em detalhes os pelos e os olhos do octópode.
 
Shahan diz que a maioria dos insetos que tenta captar acabam fugindo antes que ele consiga tirar uma única fotografia. Na imagem, detalhes de uma Zygoptera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!