Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

CULTURA E CORDÉL À LUIZ GONZAGA

POETA E ESCRITOR BUIQUENSE REALIZA EVENTO HOMENAGEANDO LUIZ GONZAGA NO CENTENÁRIO DO MESTRE E REI DO BAIÃO


Na manhã do dia 23 de junho do corrente ano,  o poeta cordelista e escritor buiquense PAULO TARCISO realizou uma homenagem ao centenário do Artista Nordestino mais popular do cenário nordeste brasileiro – LUIZ GONZAGA.


O evento ocorreu na Praça Major França, centro de Buíque e teve início com o grupo musical RAÍZES CULTURAIS executando um pot-pourri de canções que marcaram a trajetória e vida do Rei do baião, ao som de sanfona, zabumba, triângulo violão e contrabaixo - do jeito que o Gonzagão  gostava. 
No meio da feira livre rodeado de gente simples, crianças jovens e idosos, em sua grande maioria, oriundos da zona rural. Gente da Gente, populares que ao escutarem as poesias ali declamadas em homenagem ao artista nordestino, paravam para assistir a apresentação do poeta buiquense. 

Ao fundo do stand onde ocorria a apresentação via-se um lindo painel pintado em tecido, com  o busto de LUIZ GONZAGA, obra prima da Artista Plástica e Artesã também buiquense QUITERINHA, esposa de Mário da Farmácia. Quadro que foi cedido especialmente para o evento pela diretora do SESC LER DE BUÍQUE, D. Maria das Graças Lopes, a quem o poeta agradeceu em público. 

Na mala exposta, uma grande quantidade de livretos de cordéis de autoria de PAULO TARCISO. Dentre eles o principal livreto do momento, GONZAGA, SAGA & SAUDADE, que trata da biografia do homenageado e que foi recitado por inteiro, verso por verso durante o evento cultural. 

O poeta buiquense ainda cantou diversas canções do repertório de GONZAGA e deixou bem claro que o evento foi uma atitude pessoal dele próprio, como admirador daquele que foi um verdadeiro ícone na cultura nordestina.

Declarou PAULO TARCISO que, como poeta popular não poderia deixar essa data e o momento passar em branco. Disse o mesmo, sentir-se satisfeito com o evento, da mesma forma também agradecido a todos que o prestigiaram, quer parando por alguns minutos, quer adquirindo alguns exemplares dos seus cordéis. Prova esta de que quando um trabalho é bem feito o resultando sempre é positivo. Nós do blog BUÍQUE DA GENTE também rendemos nossas homenagens àquele que realmente expandiu nossa cultura para o Brasil e o resto do Mundo.

Salve...Salve LUIZ GONZAGA!





























Postagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!