Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

sábado, 20 de março de 2010

CLIMA

Outono será mais quente do que média histórica em grande parte do país
Massas de ar frio podem causar eventuais quedas de temperatura.
Estação terá menos chuvas do que as registradas no verão.

Começou às 14h32 deste sábado (20) o outono, a estação de transição entre o verão e o inverno. E por estar entre essas estações, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), o outono tem características tanto do verão quanto do inverno.

A boa notícia para essa estação é a redução das chuvas em grande parte do país. Nas áreas serranas das regiões Sul e Sudeste, no entanto, a previsão é de maior frequência de nevoeiros e registros de geadas.


 
“Quanto às chuvas, podemos dividir o país em três grandes regiões. Em todo o centro, incluindo o sul da Região Norte, o Sudeste, e o Centro-oeste, a chuva estará dentro das médias histórias, ou seja, a previsão é de menos chuva do que registramos no verão, mas mais do que na estação seca, que é o inverno. Já no Sul, a chuva deve ficar entre normal e acima da média. No Nordeste e norte do Norte, exceto Bahia que se encaixa na previsão do centro do país, a chuva deve ficar abaixo da média esperada para essa época do ano", diz ao G1 a meteorologista Priscila Farias, do Cptec/Inpe.
A boa notícia para essa estação é a redução das chuvas em grande parte do país. Nas áreas serranas das regiões Sul e Sudeste, no entanto, a previsão é de maior frequência de nevoeiros e registros de geadas.
Em todo o país, exceto na Região Sul, as temperaturas estarão acima da média histórica para o período. "Apesar das temperaturas mais elevadas, estamos entrando em uma estação em que é comum a passagem de massas de ar um pouco mais frias. Eventualmente, isso pode causar pequenas quedas de temperatura.", afirma Priscila.

Nas Regiões Sul, Sudeste e parte da Região Centro-Oeste do Brasil, as temperaturas devem estar mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam entre 12ºC a 18ºC. Nas mesmas áreas, as máximas vão oscilar entre 18ºC e 28ºC.

Nas Regiões Norte e Nordeste, ainda de acordo com o Cptec/Inpe, as temperaturas serão mais homogêneas. A mínima varia em torno de 22ºC, e a máxima entre 30ºC e 32ºC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!