Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

segunda-feira, 30 de abril de 2018

HABITAÇÃO RURAL


 SONHO DA CASA PRÓPRIA VIRA REALIDADE  NA ALDEIA KAPINAWÁ





BUÍQUE (PE): O sonho de ter uma casa própria e abandonar de vez moradias sem condições de habitação está mais próximo de se tornar realidade para os indígenas da etnia Kapinawá, que ocupam o território que abrange os municípios de Buíque, Tupanatinga e Ibimirim.

Na última quarta-feira (25), foram assinados os contratos do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) que beneficiarão 146 famílias num evento realizado na Aldeia Mina Grande, na sede da Associação das Mulheres Artesãs Kapinawá que contou com a presença do gerente geral da Caixa Econômica de Buíque Messias Melo, de Elizabete Pires, Verônica e técnicos do Centro Diocesano de Apoio ao Pequeno Produtor (CEDAPP), do Secretário municipal de Governo Roberto Modesto que representou o prefeito Arquimedes Valença, da vereadora Creusa Couto, do Presidente do Sindicato Rural Damião José, dos representantes do Instituto Moradia Eduardo Aguiar e Elisberto Costa e também de Roseane e Preto Kapinawá, lideranças indígenas representantes da Associação das Mulheres Artesãs Kapinawá.

A expectativa é que os três projetos que irão beneficiar a comunidade Kapinawá com as moradias possam gerar mais de 100 empregos diretos, com prioridade para a mão de obra local, num investimento que supera os 6 milhões de reais que serão injetados na economia do município. “Estes projetos são de grande importância para Buíque e representam o compromisso do Prefeito Arquimedes com a comunidade indígena, pois para que este sonho se tornasse realidade foi preciso à dedicação de muita gente e a articulação em Brasília do nosso deputado federal Fernando Monteiro”, destacou o secretário Roberto Modesto.

Para Eduardo Aguiar, presidente do Instituto Moradia, esta conquista representa a realização de um sonho. “O trabalho de Roseane e Preto foi incansável, mesmo diante das dificuldades em nenhum momento eles pararam de lutar em prol de seu povo. Essa conquista é uma soma de esforços do Instituto Moradia, da Associação, da Prefeitura, da Caixa, do Cedapp, do Sindicato e de todos que sonharam esse sonho de maneira coletiva”.

O casal Preto Kapinawá e Roseane era pura emoção com a conquista. “Valeu a luta, valeu o empenho, hoje o sonho de nosso povo vira realidade e a união de todos fez a força e a nação Kapinawá comemora esta importante conquista”, comemorou Preto, opinião compartilhada por Roseane. “Foi muita luta, foi preciso muito empenho de Eduardo, de Elisberto, de Messias e todos da Caixa, de Preto, de Arquimedes, de Creusa e do Sindicato, de Betinha e Verônica e de todos que acreditaram nesse sonho que hoje virou realidade”, destacou Roseane.

Para Messias Melo, gerente geral da Caixa em Buíque, a conquista das moradias representa um grande avanço na economia local. “Teremos um grande impacto na geração de empregos diretos e indiretos e nas vendas do comércio local que receberá um grande aporte de recursos. Também esperamos nos próximos dias realizar as assinaturas dos contratos dos projetos rurais das comunidades de Serrote Preto, Catimbau e Serra do Catimbau que contemplarão mais de 140 famílias e também do projeto voltado para zona urbana onde serão contratadas mais 300 unidades habitacionais”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!