Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CATIMBAU

ENCONTRADO OSSADA HUMANA DE APROXIMADAMENTE 6.000 ANOS





O vale do Catimbau é um lugar repleto de belezas exuberantes, cercado de mistérios e segredos que ao longo dos tempos nem mesmo o homem conseguirá desvendar.
Neste mesmo Vale do Catimbau ao qual me refiro, é onde reside também boa parte de minha família, e é desta forma que as informações me chegam com maior precisão.
O Catimbau é formado por um complexo de serras, vales e rochas sedimentares, distribuídos em 90.000ha. o Catimbau impressiona pela grandiosidade e primitivismo. Por seus aspectos geológicos, reserva as mais variadas surpresas e verdadeiras obras de arte esculpidas pelo vento. Além de sítios arqueológicos, cemitérios indígenas, fontes Deságua e a Reserva Indígena Kapinawá, há quem diga que o lugar tem uma energia diferente, daí sua utilização para encontros místicos, contendo uma polêmica comunidade metafísica e teológica. Diversas são as áreas de grande valor arqueológico: Serra de Jerusalém, Serra do Cobaça, Serra dos Breus, Serra do Elefante! e Serra das Torres, dentre outras. O Núcleo de Estudos Arqueológicos da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE realiza estudos no local, com destaque para o Sítio Alcobaça e a Pedra da Concha. Em uma avaliação geral, o Vale do Catimbau apresenta bom estado de preservação; destaca-se como um dos roteiros turísticos mais importantes do Estado e oferece trilhas e mais trilhas a serem percorridas.
Digno de nota e de preocupação, o vale até a presente data possui 32 sítios arqueológicos ( abrigos bob rochas) com pinturas rupestres sem que se disponha de um correspondente plano de manejo. Mesmo considerando-se o bom preparo dos guias locais, é necessária uma atuação direta dos órgãos de proteção patrimonial na preparação dos sítios para visitação e para desencadear um amplo processo de informação à população local e visitante sobre a legislação de proteção aos sítios arqueológicos.
Notavelmente foram encontrados restos de uma ossada humana no sítio Pititi em uma caverna na serra do cachorro de propriedade do agricultor o Sr. Zé de Zito, que relatou o feito com bastante sutileza, disse que estava a tanger o gado tendo assim que buscá-los em uma caverna foi quando deu de cara com a ossada humana. Ao saber da notícia recentemente alguns técnicos do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), estiveram no referido sítio para colher amostras, realizarem análises, e segundo relata o Sr. Zé de Zito, os mesmos avaliaram em aproximadamente 6.000 anos de idade os restos do que possa vir a ser de um ser humano. Um feito, um marco na história do vale do Catimbau, mas ainda não se sabe bem ao certo, os técnicos ainda vão analisar detalhadamente, para que se possam dizer ao certo quantos anos possui a ossada.
Uma equipe da rede Globo veio fazer uma matéria com o Sr. Zé de Zito, matéria esta que sairá no Fantástico, mas não se sabe quando, por que tem que procurar espaço na grade da revista eletrônica global.

Vale do Catimbau é Parque Nacional por Decreto Federa nº 4.340 de 22 de agosto de 2002, situa-se no DISTRITO DE CATIMBAU, ENTRONCAMENTO DA PE-270, COM A ESTRADA DO CATIMBAU 8,5 KM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!