Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017

SAÚDE E CULTURA INDÍGENA

ENCONTRO DE POVOS INDÍGENAS NA ALDEIA KAPINAWÁ DE BUÍQUE

Teve início nesta terça-feira dia 21 de novembro e vai até o dia 23/11 o II Encontro das Parteiras Tradicionais Indígenas, o IV Encontro dos Pajés e Demais detentores dos Saberes Tradicionais Indígenas promovidos pelo Ministério da Saúde (MS), Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e Distrito Sanitário Especial Indígena de Pernambuco (DESEI/PE).

O encontro acontece na Aldeia Mina Grande de Buíque e tem como anfitriões o povo KAPINAWÁ que recebeu calorosamente os demais povos das aldeias ATIKUM, KAMBIWÁ, PANKARÁ, PANKARÁ DE ITAKURUBA, PANKARARU ENTRE SERRAS, PANKARARU, PIPIPAN, TUXÁ, TUXI, TRUKÁ, TRUKÁ TAPERA, FULNI-Ô, XUKURU ORUBÁ, XUKURU E CIMBRES. Todos os povos estão espalhados por pelo Estado Pernambuco e anualmente se encontram. 

O objetivo é unir cada vez mais os povos indígenas através das experiências vividas pelos  povos e aprimorar ainda mais os conhecimentos dos adquiridos ao longo dos anos tanto na saúde de cada povo como também preservar e manterem vivas a cultura e as tradições indígenas.


Na manhã desta quarta-feira 22/11 – Acompanhado de uma comitiva o prefeito do município de Buíque Arquimedes Guedes Valença que como de costume está sempre presente nas atividades das comunidades, também compareceu a este importantíssimo encontro dos Kapinawás que preserva e valoriza os costumes, as crenças, a cultura e a troca de experiências.

Durante os dias de encontro, as parteiras participam de atividades religiosas, além da troca de experiência em rodas de conversa, com atenção especial para o diálogo. Há incremento de políticas voltadas para a humanização e atenção voltadas ao parto e nascimento durante a interação dos grupos.

Os pajés trocam experiências em atividades de interação e falam a respeito de saúde indígena, projetos futuros e a respeito do bem viver indígena e sobre os desafios da atenção básica diferenciada dos povos. A prática de curas tradicionais indígenas através de experiências vivenciadas nas aldeias.

Fotos: Txuskiá Kapinawá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!