Após vazamento de informações, Inep bloqueia geração de novas senhas no sistema do Enem
Por causa do vazamento das informações pessoais dos candidatos que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos últimos três anos, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) decidiu bloquear temporariamente, a partir desta quarta-feira (4), a geração de novas senhas de usuário no sistema de inscrição e acompanhamento da prova. Se o aluno perder o número, não poderá escolher outro.
O bloqueio deve durar até o fim das apurações sobre a falha que abriu os dados de quase 12 milhões de candidatos. Não há previsão de quando a investigação será concluída, mas, de acordo com o MEC (Ministério da Educação), o acesso é normal para quem não perdeu a senha.
Após a informação de que os dados estavam acessíveis sem a necessidade de senha, o MEC retirou do ar o endereço. Segundo o ministério, estavam disponíveis os números de RG, CPF e inscrição do Enem, além do nome da mãe do inscrito.
O presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, minimizou o vazamento dos dados de inscritos no Enem nas edições de 2007, 2008 e 2009. Para ele, "do ponto de vista estrutural, o Inep agiu de maneira correta".
Segundo Soares Neto, a área que ficou acessível era reservada a instituições de ensino superior previamente cadastradas para consultar dados sobre o Enem. A "fragilidade" do sistema, ainda segundo ele, esteve no fato de qualquer um poder acessar o banco de dados, após a primeira consulta ter sido feita por um usuário cadastrado.
Depois do primeiro acesso, explicou Soares Neto, o link poderia ser copiado e colado em outro navegador e, então, os dados ficariam acessíveis sem a necessidade de login e senha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.
O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.
Agradecemos por acessar!