Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO

Ranking das 500 melhores universidades do mundo tem 6 brasileiras
A classificação 2010 das 500 melhores instituições de ensino superior, realizada pela Universidade de Comunicações de Xangai, coloca os estabelecimentos americanos na liderança. Como no ano passado, os Estados Unidos ocupam 17 dos 19 primeiros lugares.
Na lista, divulgada nesta quinta-feira pelo site Echos, aparecem seis intituições brasileiras: USP (entre as 150 melhores), Unicamp (300 melhores), UFMG, UFRJ, Unesp (as três entre as 400 melhores) e UFRGS (entre as 500 melhores). A primeira francesa está no 39º lugar. A Universidade Jiaotong de Xangai vai divulgar a lista de forma oficial no seu site ( www.arwu.org ).
Harvard ocupa a posição de número um, enquato Berkeley cede o segundo lugar a Stanford. Apenas as britânicas Cambridge (5º) e Oxford (10º) estão entre as dez melhores ao lado das americanas. O próximo país a aparecer é o Japão, com a Universidade de Tóquio, que fecha as 20 melhores.
Três estabelecimentos franceses estão na lista dos 100 primeiros: Pierre-et-Marie-Curie, no 39º lugar (uma situação melhor, em relação ao relatório de 2009); Paris-Sud Orsay está no 45º (dois rankings perdidos), e a École Normale Supérieure (ENS-Ulm), no 71º (recuo de uma posição).
Divulgada desde 2003, esta classificação mundial é tão esperada quanto criticada, notadamente na Europa --na França, em particular.
Os critérios são relacionados essencialmente à performance em matéria de pesquisa, em detrimento da formação: o número de prêmios Nobel recebidos, as medalhas Fields (o equivalente ao Nobel em matemática) e artigos publicados em revistas e periódicos unicamente anglo-saxãos. Os francófonos não são levados em conta.
A União Europeia já divulgou que pretende construir até 2011 sua própria "classificação", concebida como ajuda aos estudantes para sua escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!