Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O PERIGO DA DENGUE É EMINENTE

Mantenha-se alerta constantemente para os perigos e os sintomas da Dengue.
Tenha sempre em casa Repelentes e Inseticidas, pois, com a Dengue não se brinca!!!O melhor metodo de combater os mosquitos é a prevenção.
Primo do Aedes está no Brasil

SAÚDE // Pesquisa revela que o ''Aedes Albopictos(Aedes Albopictus)'', transmissor da dengue na Ásia, está presente em quase todos os estados brasileiros.
É nos meses de verão, estação marcada por uma sequência de sol, calor e chuvas, que o Aedes Aegypti encontra as condições ideais para se proliferar. Porém, além de combater o único transmissor do vírus da dengue no país, o Ministério da Saúde está preocupado com outra espécie, cujo nome ainda não é tão familiar aos brasileiros: o Aedes Albopictus, primo do popular mosquito e que já é responsável por alguns surtos de dengue no sudeste da Ásia.

Já há registro do inseto em quase todos os estados do país - só não foi encontrado no Amapá, Acre, Piauí e em Sergipe. O albopictus foi identificado pela primeira vez no Brasil em 1986, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Desde então, combatemos o mosquito junto com o aegypti", garante Fabiano Pimenta, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do ministério. Apesar da inexistência de casos de dengue transmitida pela espécie asiática, Pimenta diz que o órgão está em alerta, pois o inseto tem potencial para se transformar em vetor da doença. Ele explica que os agentes dos municípios são treinados para coletar e eliminar as larvas das duas espécies. "Não vamos pagar para ver a sua capacidade".

O mosquito Aedes albopictus pertence ao grupo Scutellaris do subgênero Stegomyia. É considerada a segunda espécie de Culicidae em importância para o homem, como vetor do vírus da dengue, sendo superado apenas pelo Aedes aegypti(Linnaeus). A dengue coloca em risco a saúde de 2.5 a 3 bilhões de pessoas que habitam as regiões urbanas e suburbanas de 100 países das regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo.




O homem é sua vitima mais freqüente junto com as aves e tem distribuição ainda esta ligada a população humana, habitando preferivelmente no peridomicílio do domicilio humano, tendo facilidade de se espalhar para o ambiente rural, semi-rural e silvestre, mas sua população é independente da grande densidade humana. A formas imaturas do Ae. albopictus desenvolvem-se em criadouros de vários tipos (água contida em buracos em pedras, bambus, bromélias, latas, pneus etc.).


O Ae. albopictus tem origem asiática, daí a denominação "Tigre Asiático". A sua distribuição original incluía o sudeste do Continente Asiático, sendo considerado autóctone das regiões Oriental, Australásica, Oceania e Paleártica. Entretanto, o comércio internacional de pneus usados tem facilitado a disseminação da espécie que atingiu localidades distantes de seu centro de origem, como os Continentes Norte e Sul Americanos, África, Europa Meridional,bem como algumas ilhas do Pacífico e Havaí. Nesta última região, a espécie se estabeleceu no século XIX, tendo se dispersado para outros locais pelo incremento das trocas comerciais e facilidades dos meios de transporte.





NÃO DEIXE QUE UM MOSQUITO PONHA A SUA VIDA E A VIDA DA SUA FAMÍLIA EM RISCO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!