Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009








HISTÓRICO DE BUÍQUE



O lugar onde hoje fica o município de Buíque começou ser povoado por volta de 1752, quando era denominado Campos de Buíque. Consta que o fundador do município foi o fazendeiro Félix Paes de Azevedo, natural do município de Pendo, Alagoas. De passagem pela região, esse fazendeiro decidiu viver ali e logo mandou construir uma capela dedicada a São Félix de Cantalice, em torno da qual nasceu um povoado.


O Distrito, sob o nome Vila Nova de Buíque, foi criado a 11 de dezembro de 1795. A povoação foi elevada à categoria de vila a 12 de maio de 1854, ainda sob a denominação de Vila Nova de Buíque. Desmembrada do município de Garanhuns, tornou-se município autônomo a 01 de abril de 1893. Foi elevado à categoria de cidade a 26 de maio de 1904, pela lei estadual nº 669, sob o nome Buíque.

Há, pelo menos, três versões par explicar o nome do município. A primeira diz que Buíque, vocábulo Tupi, designa "lugar de cobras". A segunda versão diz que Buíque significa “terra de sal”. E a terceira versão, menos difundida, diz que o nome do município surgiu porque os índios que primitivamente habitavam a região usavam um osso como instrumento musical que produzia o som “buíque, buíque, buíque”.



Quem nasce em Buíque é buiquense.







Prédio da Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, no centro da cidade, ao lado da Praça Nanô Camelo.










DADOS GERAIS
Localização: Agreste, microrregião Vale do Ipanema, distante 285 km do Recife.

Área: 1.378 km2
Solo: Arenoso, pedregoso, rochoso

Relevo: Forte ondulado

Vegetação: Caatinga hipoxerófila

Ocorrência mineral: -

Precipitação pluviométrica média anual: 611,0 milímetros

Meses chuvosos: Março - Julho

População: 49.937 habitantes

Eleitorado: 48.432 (TRE 2008)

Dia de feira: Sábado

Data de comemoração da emancipação política: 12 de maio

Prefeito: Jonas Camêlo de Almeida Neto

Padroeiro: São Félix de Cantalice



BASE ECONÔMICA

Pecuária leiteira e agricultura.


PECULIARIDADES

Buíque, a cidade onde o escritor Graciliano Ramos viveu parte da sua infância, abriga um verdadeiro paraíso selvagem: o Vale do Catimbau, que é o segundo maior parque arqueológico do Brasil e o terceiro sítio arqueológico indígena do País.




A beleza e a rica história do Vale do Catimbau têm atraído estudiosos, turistas e adeptos dos esportes radicais. E algumas empresas já exploram o turismo na região.








Região de caatinga, com grande biodiversidade, localizada a 295 km do Recife, com extensos paredões de granito, o Vale do Catimbau abriga várias cavernas, canyons e sítios arqueológicos com inscrições rupestres. É um importante patrimônio cultural e natural esculpido pela Natureza há mais de 150 milhões de anos
A região do Vale do Catimbau se estende entre os municípios de Buíque, Tupanatinga, Inajá e Ibimirim, entre o Agreste e o Sertão do Moxotó, tem 90 mil hectares e foi transformado, pelo governo federal, em Unidade de Conservação de Proteção Integral. É o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás apenas da Serra do Capivara, no Piauí.





SERVIÇOS

Prefeitura/Endereço
Av. Jonas Camelo de Almeida, 17 - CEP: 56520-000
Fones: 3855.1156 - 3855.1111
Fórum/Endereço
Forum Dr. João Carlos Ribeiro Roma
AV Jonas Camelo, s/n - Centro - Cep: 56520000
Tel: (87) 3855.2906 - 3855.1270


Câmara de Vereadores
Praça Vigário João Inácio, 43 - Centro - CEP : 56520-000
Tel: (87) 3855.1174

Vereadores (13)
Rômulo Camêlo PMN (Presidente da Câmara) (José Rômulo Padilha de Almeida)
Dodó PSL (Vanildo Almeida Cavalcanti)
Til PP (Eranildo Benício Cavalcanti)
Felix Mago, Felix Benicio PTB (Felix Benicio de Siqueira)
Daidson de Dielzo PSDB (José Daidson Amorim de Albuquerque)
Zezé Leobino PDT (Jose Leobino da Silva)
Andre de Toinho PTB (AndréAndre de Araujo Beserra)
Tarcizio do Amaro PTB (Tarcizio de Macedo Almeida)
Peba PDT (Agnaldo Avelino da Silva)








Casa da Fazenda Pintadinha, no distrito de São Domingos, onde o escritor Graciliano Ramos viveu parte da infância. Fica a 21 km do centro de Buíque, por estrada de barro.




3 comentários:

  1. Essa cidadezinha no coraçao do VALE,tenho grande estima por seu povo e por sua cultura,amo BUÍQUE,meus pais que Deus os tenha,me encinaram a conviver e respeitar essa rica região,meus irmãos e irmãs,alguns até de coração,não vou citar nomes p não ser injusta.AMO TODOS.Visito frequentemente esse lindo lugar e quando em qualquer parte do mundo me perguntão.Voçe é de onde?Eu orgulhoso respondo.-SOU DE BUÍQUE-PE.

    ResponderExcluir
  2. menino, esta cidade é um luxo só, a familia camelo para mim é foi e será minha referencia como cidadão, como buiquense, estimo e respeito cada um deles que de uma forma ou de outra participaram da minha formação, nasci em mundo novo, perto de são domingos, sou o sólon, filho de julio e eliza, ambos falecidos,

    saudades

    ResponderExcluir
  3. BUÍQUE UMA CIDADE DE CLIMA DELÍCIOSO E POVO AMÁVEL.

    ResponderExcluir

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!