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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011




Pesquisa aponta novos aspectos do trabalho em locais remotos


Estudo da ZZA Responsive User Environments, encomendado pela Regus, revela alternativa ao home office ou escritório tradicional.

Uma pesquisa independente da ZZA Responsive User Environments acabou com o mito de que o trabalho flexível significa necessariamente trabalhar em casa. O relatório, que combina dados de uma pesquisa feita com 17.000 grandes empresas em vários países por meio de entrevistas detalhadas com seus principais executivos, mostra que o trabalho remoto, em outros locais além do escritório e do home office, é cada vez mais comum. Esses "terceiros lugares" abrangem centros empresariais, clubes, bibliotecas e áreas informais, como lanchonetes e cafeterias, por exemplo. O relatório também revela que trabalhar nesse "terceiro lugar" traz uma série de benefícios, como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, menos estresse e maior produtividade do funcionário. E para as empresas, uma diminuição dos custos com a manutenção dos espaços de trabalho.

De autoria da professora e antropóloga Ziona Strelitz, o relatório aponta que "as condições atuais da sociedade, da economia, aliados ao desenvolvimento da tecnologia criam novas oportunidades para todos e impõem novos paradigmas para as organizações. Atrair e manter talentos é um dos maiores desafios de qualquer empresa nos dias de hoje. A opção de trabalhar em outros locais melhora a qualidade de vida do profissional."

A pesquisa foi encomendada pela Regus, fornecedora global de soluções para o ambiente de trabalho. "Esse é um estudo independente que destaca como o trabalho em um ´terceiro lugar´ é uma opção cada vez mais utilizada pelo mundo corporativo. Comercialmente, trata-se ainda de uma tendência que torna o trabalho produtivo e estimulante”, afirma Mark Dixon, CEO da Regus.

As principais conclusões do relatório incluem:

• 52% dos profissionais que trabalham em um "terceiro lugar" em todo o mundo usam centros empresariais em tempo integral ou durante uma parte do tempo.
• 72% desses usuários de "terceiros lugares" passam três dias ou mais por semana no seu centro empresarial favorito ou outro "terceiro lugar".
• 70% dos usuários de centros empresariais consideram esses ambientes mais produtivos do que os locais informais.
• A maioria dos entrevistados não quer trabalhar em casa. Eles preferem desenvolver suas atividades junto com outros profissionais, motivados por um propósito em comum, sem distrações, e com acesso às tecnologias e recursos que não estão à sua disposição em casa, e que permite maior concentração em suas tarefas diárias.
• Os “migrantes digitais” (pessoas que utilizam um "terceiro lugar" com frequência) são de todas as idades. A pesquisa mostra que não existe uma relação entre a faixa etária e a preferência por um "terceiro lugar".
• A oportunidade de trabalhar em um local próximo de casa traz maior equilíbrio entre vida profissional e particular, deixa a pessoa muito mais satisfeita e aumenta a produtividade também. Um local próximo e conveniente foi citado por 73% dos entrevistados como o maior benefício de se trabalhar em um "terceiro lugar".
• Estar próximo de casa, a reduzir o estresse e o tempo gasto em trânsito, principalmente nos horários de picos, além de diminuir a exposição diária aos poluentes do ar.
• Os funcionários moram em regiões diferentes, por isso é inviável que as organizações estejam próximas de todas as residências de seus funcionários. Por isso, para aumentar a produtividade, a estratégia por parte das empresas é investir no “terceiro lugar” profissional.
• Para as corporações, o trabalho em "terceiros lugares" reduz os custos e a burocracia com imóveis, viabiliza o uso flexível de recursos sob demanda, além de manter uma imagem eficiente e profissional

Você pode fazer o download do relatório da ZZA User Responsive Environments, “Why place still matter in the digital age; third place working in easy reach of home” (Por que o local de trabalho continua a ser tão importante na era digital?), agosto de 2011, em: www.regus.com/futureofwork. O relatório apresenta aspectos importantes para que profissionais e organizações possam avaliar os benefícios do trabalho em "terceiros lugares", com informações sobre qual o "terceiro lugar" mais adequado ao seu perfil de trabalho.

Sobre a Regus
O Grupo Regus é líder global no fornecimento de espaço de trabalho flexível, com produtos e serviços que vão desde escritórios totalmente equipados a salas de reuniões profissionais, salas de negócios e maior rede de estúdios de comunicação por vídeo do mundo. A Regus oferece uma nova forma de trabalhar, seja em casa, na estrada ou a partir de um escritório. Clientes como o Google, a GlaxoSmithKline, a Nokia e milhares de pequenas e médias empresas em crescimento se beneficiam da terceirização de suas necessidades de escritório e lugar de trabalho, permitindo que se concentrem em seus negócios principais. Mais de 900 mil clientes por dia se utilizam as instalações da Regus espalhadas em um espaço global de 1.200 localizações em 550 cidades e 90 países, o que permite a autônomos e empresas trabalhar onde, como e quando desejarem. A Regus foi fundada em 1989, em Bruxelas na Bélgica e suas ações estão listadas na Bolsa de Londres (LSE: RGU).

Para mais informações acesse: www.regus.com.br



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