Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

terça-feira, 29 de março de 2011

DILMA E LULA VOLTARIAM AO BRASIL NESTA TERÇA, MAS RECUARAM E DECIDIRAM POR VIR AMANHÃ
A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltam ao Brasil apenas nesta quarta-feira, 30. Anteriormente, a assessoria de imprensa de Lula havia informado que a volta seria antecipada para esta terça-feira, 29, em razão da morte do ex-vice-presidente José Alencar.
Nesta quarta de manhã, Dilma participa da cerimônia em homenagem a Lula, quando o ex-presidente será condecorado com o título de doutor honoris causa, na Universidade de Coimbra. A presidente chegou nesta terça pela manhã em Lisboa. Ainda de acordo com a assessoria do ex-presidente, a viagem de volta está prevista para ocorrer após a homenagem e não haverá comemoração.

OUTROS DETALHES

"Era uma relação de irmãos e companheiros", diz Lula; para Dilma, "Alencar foi inesquecível"

A notícia da morte do ex-vice-presidente da República José Alencar, na tarde desta terça-feira (29), foi recebida com muito pesar no Congresso Federal e no Palácio do Planalto. "A perda de José Alencar é imensa devido à grande estatura que ele alcançou durante sua vida, seja como empresário, seja como político. Sempre de forma irreparável e exemplar. José Alencar foi exemplo de luta, perseverança e superação para todos os brasileiros", manifestou o presidente em exercício Michel Temer.

"Era uma relação de irmãos e companheiros", disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula de Silva, que por estar visivelmente emocionado, precisou interromper seu discurso em várias ocasiões. Em Portugal, Lula rompeu em lágrimas ao tomar conhecimento da notícia e antecipou que dedicará a ele o título honoris causa que receberá amanhã na Universidade de Coimbra.

A presidente Dilma Rousseff, que também está em Portugal, decidiu antecipar seu retorno ao Brasil devido à morte do ex-vice-presidente. Ela cancelará os encontros previstos para amanhã com o presidente português, Aníbal Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, José Sócrates. “Ele foi inesquecível para o nosso país, todo nós estamos muito emocionados”, declarou.



Sucessor de Alencar na Vice-Presidência, Temer também afirmou em nota que o político mineiro foi um "homem público de valor inestimável". "Lamento profundamente a morte desse mineiro que não conhecia fronteiras e sempre acreditou no Brasil. Transmito em meu nome, em nome da presidente Dilma Rousseff nossa solidariedade à família e aos amigos nesta hora triste."

O vice-presidente disse também que Alencar foi uma inspiração "mesmo nos momentos de maior sofrimento pessoal". "Transmitia otimismo permanente e fé inquebrantável. A quem o procurava para oferecer conforto pela dura provação pela qual passava, retribuía com alegria, bom humor e desassombro", disse ele.

Um dos principais aliados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, chorou ao saber da morte de Alencar. Com as mãos trêmulas, ele disse que o ex-vice-presidente "estará no nosso coração e no de todos os brasileiros". "Ele deu tantos bailes nos médicos que achamos que ele poderia aguentar mais", afirmou Carvalho. "A nossa gratidão a ele é eterna. O Brasil deve muito a ele, à ternura dele".

Alencar morreu aos 79 anos, em São Paulo, depois de lutar por mais de 13 anos contra o câncer.

O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB), ressaltou a origem do ex-vice-presidente. "Minas já deu muitos exemplos para o Brasil de vida e de luta. Poucos foram tão marcantes como é o caso do empresário, político e cidadão José Alencar. Sua luta incansável contra a doença, com certeza, vai ficar na memória de todos nós brasileiros", destacou o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).

"Vem na minha lembrança agora, uma frase de outro grande mineiro, Guimarães Rosa que dizia que 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É o caso do José Alencar. Um exemplo de resistência, persistência e esperança. À família que acompanhou suas batalhas, o nosso pesar, nossa solidariedade, o nosso abraço”, completou o governador.


Ele afirmou que vai decretar luto oficial.


REPERCUSSÃO DA MORTE DE ALENCAR

Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência "Ele estará no nosso coração e no de todos os brasileiros. Ele deu tantos bailes nos médicos que achamos que ele poderia aguentar mais. A nossa gratidão a ele é eterna. O Brasil deve muito a ele, à ternura dele"



ACM Neto, líder do DEM na Câmara "José Alencar foi um guerreiro, a sua vontade de viver e toda a sua trajetória servem de exemplo e nos inspira muito"


Roberto Jefferson, presidente do PTB "Treze anos e 17 operações depois, o ex-presidente Alencar foi, enfim, descansar. Que Deus o receba"


Marco Maia, presidente da Câmara "É com muito pesar que recebo a notícia do falecimento do grande José Alencar. Homem que marcou a história política do país pela simplicidade e simpatia. Meus sentimentos à família"


José Police Neto, presidente da Câmara Municipal de São Paulo "É impossível não render uma homenagem a esse homem público, cidadão de Minas Gerais que deixou o anonimato de um jovem trabalhador para as luzes de quem oferece sua vida ao povo. É um mineiro que hoje e sempre será paulista e paulistano"


Tarso Genro, governador do RS "Morre um grande brasileiro, orgulho do nosso povo e patrimônio da democracia no Brasil. Convivi com José Alencar durante sete anos. Era um ser humano extraordinário"


Romero Jucá, senador "Morreu José Alencar - grande guerreiro e exemplo para todos. Meus pêsames à todos familiares e amigos"


Ana Julia Carepa, ex-governadora do Pará "Com certeza nosso país está de LUTO por esse grande guerreiro José Alencar!"


Roberto Freire, deputado federal "Morre aos 79 anos o guerreiro José Alencar. Deixou exemplo na luta pela vida"


Roberto Requião, senador "Morreu José Alencar, um brasileiro"


Netinho de Paula, vereador "Queria manifestar os meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares do vice-presidente José Alencar! Que Deus esteja ao lado de vocês"


Cristovam Buarque, senador "Brasil perdeu um cidadão e ganhou um exemplo. Alencar saiu da vida e entrou na história. Honradamente"


Eduardo Suplicy, senador "Em Montevidéo, recebo a triste notícia do falecimento de José Alencar. Toda força à família nessa hora dificil"


Antonio Anastasia, governador de MG "Vem na minha lembrança agora, uma frase de outro grande mineiro, Guimarães Rosa que dizia que 'as pessoas não morrem, ficam encantadas'. É o caso do José Alencar. Um exemplo de resistência, persistência e esperança. À família que acompanhou suas batalhas, o nosso pesar, nossa solidariedade, o nosso abraço"


Aécio Neves, senador "Alencar era um homem de enorme espírito público. Ele compreendia como poucos as necessidades de ampliar as parceiras do governo com o setor privado. Foi um guerreiro em toda a sua vida, um empreendedor e um obstinado acima de tudo"


Eduardo Paes, prefeito do RJ "Lamento muito pelo falecimento do grande brasileiro José Alencar. Além de tudo, um apaixonado pelo Rio"


Gilberto Kassab, prefeito de SP "Todos nós perdemos hoje uma pessoa muito querida e admirada. José Alencar é um exemplo de dedicação ao trabalho, à família e à democracia. Sua luta pela vida é uma síntese da enorme coragem do povo brasileiro. Deixa, além da saudade, uma grande lição de empenho pela causa pública e pelo desenvolvimento do país"


Alvaro Dias, líder tucano no Senado "Nesta hora, não importa saber se é oposição ou governo. Ele era exemplo de coragem e enfrentamento crítico nas questões do país"


Sérgio Cabral, governador do RJ "O Brasil está de luto. Morreu um brasileiro que honrou a pátria. José Alencar e o presidente Lula provaram a força do Capital e do Trabalho unidos pela prosperidade do seu povo, e José Alencar deu uma outra lição: amor à vida"


Ricardo Berzoini, deputado federal "O exemplo do Zé Alencar fica para cada um de nós"


Marcelo Crivella, senador "Eu gostaria de pedir que realizássemos uma sessão solene para que possamos prestar tributo da nossa dor”


Sérgio Guerra, deputado e presidente nacional do PSDB “Grande homem público, brasileiro dos melhores, honrado, que hoje nos deixa e vai fazer muita falta”


José Agripino, presidente do Democratas "Registro minha tristeza pela morte do sempre vice-presidente José Alencar. O empresário competente a quem o Rio Grande do Norte deve desenvolvimento e milhares de empregos e o político de raro espírito público, são exemplos que o Brasil não pode esquecer"


Ophir Cavalcante, presidente da OAB "Político generoso, amigo, patriota e democrata"


Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan “Já o conheci como um empresário de sucesso, mas não imaginava que estava conhecendo um extraordinário ser humano. Era um brasileiro fantástico, não apenas pela sua carreira profissional e política, mas pelo seu testemunho de vida enquanto ser humano. Ele nos iluminou a todos pela sua coragem”


Maria do Rosário, ministra de Direitos Humanos "Menino pobre se transforma num grande empresário, se transforma no vice-presidente da República. Mas acima de tudo se transforma em uma força para todos os brasileiros pela sua fé, pelo seu amor ao Brasil, pela sua defesa da nossa pátria. Esse sentido humano é o que vai estar presente em todos nós ao homenagearmos Alencar”


Geraldo Alckmin, governador de SP “[Manifesto] o sentimento do governo de São Paulo à sua família pela perda que representa. O país perdeu um homem exemplar, um empreendedor apaixonado, um homem de fé"


José Serra, ex-governador de SP “Foi um empresário que construiu um verdadeiro parque [industrial] na área têxtil, produzindo muitos empregos e contribuindo muito para o desenvolvimento do Brasil. Foi uma perda para o Brasil. Homem que batalhou como nunca vi ninguém fazer sobre as adversidades da vida e da morte”


Jorge Hage, ministro-chefe da CGU "Alencar foi um extraordinário exemplo de ser humano, que nos deu a todos inigualáveis lições de vida, de luta e de fé”


Com informações de várias Agências de Notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!