Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

sábado, 18 de setembro de 2010

INFORMAÇÕES DO DIA 18.09.2010

Os 60 anos da televisão brasileira
Por LIVIA LANZONI
SÃO PAULO - "Está no ar a televisão no Brasil". Foi assim, com essa frase, que no dia 18 de setembro de 1950 o Brasil conheceu o veículo que se tornaria, em longo prazo, o mais importante em todo o país. Hoje, segundo um levantamento do IBGE de 2008, a televisão está presente em 95, 1% dos domicílios brasileiros. Isso significa que, em questão de bens presentes na maioria das casas, a TV fica atrás apenas do fogão, que domina 98,2% dos lares.
Neste sábado a televisão brasileira comemora seus 60 anos de existência. Na estréia da TV Tupi, fundada por Assis Chateaubriand, Lolita Rodrigues cantou o “Hino da TV” e o veículo caiu nas graças do povo.
Graças à televisão, pudemos conhecer personalidades como Silvio Santos, Chico Anysio, Dercy Gonçalves e Hebe Camargo, a primeira mulher a apresentar um programa feminino no Brasil, na TV Paulista.
Para celebrar a grande data, uma festa no Memorial da América Latina, em São Paulo, promete reunir os pioneiros e os profissionais que fizeram história.
Figuras que construíram essas seis décadas, como Lima Duarte, Rolando Boldrin, Tony Ramos, Eva Wilma, Laura Cardoso, Lolita Rodrigues, Anysio e Hebe são esperados na festa chamada “Televisão 60 anos – O show”, organizada pela veterana atriz Vida Alves, presidente da Associação dos Pioneiros da Televisão Brasileira.

Expectativa de vida dos brasileiros sobe para 73,1 anos
Rio de Janeiro - A expectativa de vida dos brasileiros ao nascer aumentou em cerca de três anos na última década, passando de 70 anos em 1999 para 73,1 em 2009, segundo um estudo divulgado nesta sexta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
As mulheres, com menores taxas de mortalidade, têm uma maior expectativa de vida que os homens, e representam 55,8% das pessoas com mais de 60 anos do Brasil, segundo o estudo "Síntese de indicadores sociais" em 2009, do IBGE.
Enquanto a expectativa de vida das mulheres passou de 73,9 anos em 1999 para 77 em 2009, a dos homens cresceu de 66,3 para 69,4 anos no mesmo período.
Apesar de ter aumentado, a esperança de vida dos brasileiros ao nascer ainda é inferior à média da América Latina (73,9 anos) e está longe da América do Norte (79,7 anos), mas supera a da Ásia (69,6 anos) e África (55 anos).
A taxa de natalidade no Brasil subiu desde 1,89 filho por mulher em 2008 para 1,94 filho em 2009, mas se manteve muito abaixo dos índices do anos 80, quando cada mulher brasileira tinha em média 4 filhos.
O aumento da escolaridade reduziu a taxa de natalidade, que é de 1,68 filho para as mulheres com oito ou mais anos de estudos e de 3,19 filhos para as que têm menos de oito anos de estudo.
De acordo com o IBGE, com o aumento da expectativa de vida e a redução das taxas de natalidade, o número de brasileiros com mais de 70 anos saltou de 6,4 milhões em 1999, quando representava 3,9% da população, para 9,7 milhões no ano passado, quando equivalia a 5,1%.
Em contrapartida, a porcentagem de crianças e adolescentes com até 19 anos no total da população caiu de 40,1% para 32,8% no período analisado.
No entanto, o Brasil ainda é considerado um país jovem, já que 42% da população (80 milhões) têm menos de 24 anos.

Ibope aponta maior vantagem para Dilma sobre Serra
SÃO PAULO (Reuters) - A quase duas semanas do primeiro turno da eleição, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, ampliou a vantagem sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), e está 27 pontos à frente na corrida presidencial, segundo o Ibope.
Dilma seria eleita no primeiro turno, aponta o instituto.
De acordo com o levantamento, Dilma tem 51 por cento das intenções de voto, mesmo índice da pesquisa anterior. Serra passou para 25 por cento, ante 27 por cento. Marina Silva (PV) subiu de 8 por cento para 11 por cento.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.
Em um eventual segundo turno, Dilma teria 56 por cento e Serra, 31 por cento.
Divulgada nesta sexta-feira, foi encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo. Ouviu 3.010 pessoas.
A pesquisa, realizada entre 14 e 16 de setembro, foi concluída na data da queda da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, atingida por denúncias de tráfico de influência por parte de seus familiares.
A questão da quebra de sigilo fiscal de pessoas próximas a Serra ficou dentro do prazo abrangido pela pesquisa.
O Ibope divulgou ainda a avaliação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que recebeu 79 por cento de apreciação positiva, 16 por cento de regular e 4 por cento de ruim/péssimo.
(Reportagem de Carmen Munari)


Bento 16 admite "vergonha e a humilhação" em relação às vítimas de padres pedófilos
DA AGÊNCIA EFE, EM LONDRES
O PAPA BENTO XVI lamentou neste sábado em Londres que o mundo veja o Evangelho "como um limite à liberdade humana", ao invés de percebê-lo "como a verdade que liberta a mente do homem" e encorajou aos laicos a levar adiante a missão da Igreja.
Durante a missa na catedral de Westminster que contou a participação de milhares de fiéis, o pontífice lembrou os cristãos que são perseguidos e discriminados pela sua fé.
Referiu-se ainda aos doentes, aos idosos e aos incapacitados, "que sofrem na mente e no espírito" e condenou, mais uma vez, os abusos sexuais a menores por sacerdotes.
Com relação à pederastia, Bento 16 expressou sua "profunda dor" às vítimas de padres pedófilos e reconheceu a "vergonha e a humilhação" que sofre por esses pecados, que classificou de "crimes atrozes".
Bento 16 pediu para que todos rezem pelo aumento das vocações sacerdotais e fez votos para que sejam muitos os britânicos que "escutem e respondam" a esse chamado.
Concluída a missa, o papa cumprimentou jovens concentrados ao redor da catedral católica, localizada no centro de Londres, aos quais encorajo a construírem uma sociedade baseada no amor e exortou a não caírem no egoísmo, na inveja e no orgulho, 'que facilmente podem endurecer nossos corações'.
"A cada dia devemos escolher amar e pedir a ajuda de Cristo", manifestou o pontífice.
Amanhã o papa irá a Birmingham para beatificar o cardeal John Henry Newman (1801-1890), um anglicano que se converteu ao catolicismo e é considerado um dos pais espirituais do Concílio Vaticano II.
Nesta tarde visitará uma residência de idosos e participará de uma vigília no Hyde Park de Londres para qual são esperados dezenas de milhares de pessoas pela beatificação de Newman.

Acidente na BR-232 deixa quatro mortos e sete feridos
Fonte de Informação:
Do JC Online Com informações de Gabrielle Takahashi, da Rádio Jornal

O acidente envolvendo um caminhão e uma van com estudantes
deixou saldo de, pelo menos, quatro mortos e sete feridos.
A colisão aconteceu na noite dessa sexta-feira (17), por volta das
19h40, na BR-232, Km 237,5, em Pesqueira, no Agreste pernambucano.
O caminhão de placa KHS 1429 bateu na van de placa KJJ 4730 e perdeu o controle, desviando para um barranco. Duas vítimas fatais que estavam na van foram identificadas. São os estudantes Flávio Rogério Campos da Silva e Vanessa Catarina Luna Rodrigues, ambos de 24 anos. Dois passageiros do caminhão também morreram no local.
Os feridos foram socorridos para o Hospital Geral de Arcoverde, alguns em estado grave. Seis já foram liberados. Apenas Maria das Dores do Egito Silva permanece em observação.
Segundo o policial Monteiro, que foi acionado para o local, a van - com 11 passageiros - vinha de Barreiros e se deslocava para Arcoverde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!