Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

AGRESTE QUE FAZ

Projeto musical tira crianças das ruas no interior
Um projeto lançado recentemente utiliza a música para tirar as crianças e adolescentes das ruas da periferia de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco. ‘Lata Orgânica’ é um projeto que ensina a garotada a batucar com materiais reciclados, como latas, baldes e toneis.
As aulas acontecem duas vezes por semana no Anexo da Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, na Cohab III. Cerca de 30 alunos estão matriculados.
De acordo com o instrutor André Perazzo, o Lata Orgânica nasceu da necessidade de integrar as crianças e os adolescentes no meio percussivo para que eles desenvolvam habilidades musicais. “Nosso objetivo é que elas tornem-se musicistas e músicos através deste projeto”, conta o professor. Segundo André, o perfil da turma “é de crianças carentes, de cinco a 14 anos, que estão gostando muito da iniciativa”.
Apesar do pouco tempo, o grupo percussivo ‘Lata Orgânica’ já está ensaiando para a sua primeira grande apresentação. A garotada vai tocar no 2º Dia do Lazer, festa que a Prefeitura Municipal está preparando para comemorar o Dia das Crianças, no próximo dia 10 de outubro, no Pátio de Eventos.

ELEIÇÕES 2010

Eduardo Campos (PSB) atinge 78% dos votos válidos

62% dos eleitores de Campos conhecem seu número de urna

Às vésperas das eleições, o Instituto Datafolha revela manutenção da vantagem de Eduardo Campos sobre o segundo colocado Jarbas: em julho Campos aparecia com 59% das intenções de voto, no início de agosto ganhou três pontos indo a 62%, no final daquele mês ganhou cinco pontos em relação ao levantamento anterior, chegando a 67%. No início de setembro o socialista perdeu quatro pontos indo a 63%, depois recuperou os quatro pontos perdidos voltando a 67%. Na pesquisa anterior ganhou mais cinco pontos chegando a 72% das intenções de voto e agora oscila três pontos chegando a 69%. Jarbas, no mesmo período tinha 28% perdeu sete pontos e foi a 21%, depois variou dois pontos chegando a 19% das intenções. No início de setembro oscilou dois pontos alcançando 21%, depois atingiu 20% das citações, perdeu cinco pontos indo a 15% das intenções de voto na semana passada e agora oscilou três pontos chegando a 18% das intenções.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro de 2010, com 1172 eleitores do Estado, em 43 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

O candidato Edilson Silva (PSOL) chegou a 2% das citações. Sérgio Xavier (PV), Fernando Rodovalho (PRTB) e Roberto Numeriano (PCB) foram citados mas não atingiram 1% das intenções de voto. Jair Pedro (PSTU) não foi citado. Todos os candidatos com nomes oficialmente registrados no TSE estavam nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 4% dos entrevistados e 7% ainda não sabem em quem votar.

No interior, Eduardo Campos tem 70% das preferências dos eleitores e 15% preferem votar em Jarbas. Entre os eleitores da capital, 63% afirmaram votar no candidato do PSB e 25% no peemedebista.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são excluídos, Eduardo Campos alcança 78% e Jarbas 20%. Na pesquisa anterior Campos tinha 81% e Jarbas tinha 17% dos votos válidos.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado do Pernambuco é de 23% do total. Eduardo Campos aparece na frente, com 57% das intenções seguido pelo senador Jarbas Vasconcelos, com 10% das intenções de voto. Outras respostas somaram 6% e 4% pretendem votar em branco ou nulo.

Senador, ex-governador e atual candidato ao Governo do Estado do Pernambuco pelo PMDB, Jarbas é rejeitado por 37% dos entrevistados. Edilson Silva, do PSOL, é rejeitado por 31% seguido por Fernando Rodovalho, do PRTB, rejeitado por 30% dos entrevistados. Jair Pedro, do PSTU, e Sérgio Xavier, do PV aparecem juntos com 29% das citações. Roberto Numeriano, do PCB, é rejeitado por 28% e o Governador Eduardo Campos aparece na lanterna, com 7% de rejeição. Votariam em qualquer um 6% dos entrevistados, 2% disseram rejeitar todos os candidatos e 17% não sabem.
Considerando um eventual segundo turno entre Eduardo Campos e Jarbas Vasconcelos, a maioria (74%) votaria pela reeleição de Campos, 19% escolheriam Jarbas, 3% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 4% ainda não sabem.

Faltando menos de duas semanas para o primeiro turno da eleição para governador, 40% dos eleitores pernambucanos que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem o número que digitará para confirmar o voto no escolhido. Respondem corretamente 54%, 3% dão respostas incorretas, mesmo taxa dos que não sabem como anular o seu voto.

Os eleitores que têm intenção de votar no governador Eduardo Campos são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato (40): 62% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro. Dos eleitores de Jarbas, 33% conhecem o número do candidato. Na pesquisa anterior esse índice era de 57% entre os eleitores do socialista e 36% entre os eleitores do peemedebista. Na pesquisa do início de setembro, as taxas eram 48% e 21% respectivamente.

Humberto Costa (PT) lidera disputa pelo senado

Monteiro (PTB) se isola em segundo lugar

O ex-ministro Humberto Costa, do PT, mantém a liderança na disputa pelo senado com 50% das intenções de voto. Armando Monteiro (PTB) confirma segundo lugar, com 42% das intenções e o senador Marco Maciel (DEM) aparece em terceiro com 31%.
Em julho Costa tinha 42% das intenções, indo a 40% no início de agosto e 44% no final daquele mês. No início de setembro permanecia com a mesma taxa, depois oscilou três pontos chegando a 47%, depois ganhou cinco pontos indo a 52% das intenções e agora está com 50%. Monteiro tinha 29%, foi a 25%, depois voltou aos 29%. No início de setembro o petebista oscilou um ponto, depois ganhou mais dois indo a 32%. Na pesquisa anterior ganhou dez pontos chegando a 42% e agora permanece com o mesmo índice e isola-se em segundo lugar.

Maciel tinha, no mesmo período, 40% das intenções, no início de agosto perdeu cinco pontos e foi a 35% e ao final do mesmo mês oscilou dois pontos chegando a 33% das intenções. No início de setembro oscilou mais um ponto, na pesquisa anterior chegou a 34%, depois perdeu três pontos indo a 31% das intenções de voto, índice que não se alterou no levantamento atual.

Raul Jungmann, do PPS, aparece com 11% e os candidatos Renê Patriota (PV), Hélio Cabral (PSTU), Jerônimo Ribeiro (PSOL), Simone Fontana (PSTU), Lairson Lucena (PRTB) e Danúbio Aguiar (PCB) aparecem com 1% das intenções, cada. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 9% dos entrevistados, para as duas vagas 7%, 26% não sabem em quem votar para uma das vagas e 18% para as duas vagas.

O Datafolha divulga também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.
No cálculo dos votos válidos, os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos, Costa alcança 36% das preferências, Monteiro aparece com 30% e Maciel chega a 22%. Na pesquisa anterior o petista tinha 37%, o demista tinha 30% e o petebista tinha 22%.

O Datafolha ouviu 1.142 eleitores no estado do Pernambuco, entre os dias 28 e 29 de setembro e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

ELEIÇÕES 2010

Dilma tem oscilação positiva de um ponto; vitória no primeiro turno permanece indefinida

Petista fica com 52% dos votos válidos; margem de erro é de dois pontos

    Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha nos dias 28 e 29 de setembro mostra oscilação positiva de um ponto percentual na taxa de intenção de voto da candidata do PT, Dilma Rousseff na disputa pela Presidência da República. A ex-ministra de Lula fica com 47% das menções contra 44% da soma dos outros candidatos. José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV) mantiveram os percentuais obtidos no levantamento feito um dia antes – 28% e 14%, respectivamente. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), alcança 1%, nenhum dos outros candidatos atinge a marca. Votos brancos e nulos somam 3%.

Permanecem indecisos 6% dos eleitores.

    A vantagem da petista para os demais candidatos, que no dia 27 era de dois pontos percentuais, agora fica em três pontos. Quanto menor a diferença entre o líder das intenções de voto e os outros candidatos, maior a probabilidade de segundo turno.
    Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma chega a 52% contra 48% dos demais candidatos. No levantamento feito na segunda-feira desta semana, essa taxa correspondia a 51%. José Serra e Marina Silva oscilaram negativamente um ponto percentual, cada e têm agora 31% e 15%, respectivamente. Plínio chega a 1%.
    Para vencer a eleição no primeiro turno, Dilma Rousseff precisa de 50% mais um dos votos válidos. Como o resultado obtido pela petista está no limite da margem de erro prevista para o estudo (dois pontos percentuais), seria impossível afirmar com certeza que a ex-ministra seria eleita presidente no primeiro turno, caso a eleição fosse agora.
    A oscilação positiva de Dilma no total da amostra se dá principalmente por conta da evolução da petista entre os moradores do Sul e Sudeste do país nestes dois últimos dias.
    Na intenção de voto espontânea, Dilma oscila positivamente um ponto percentual e fica com 38% das menções. Serra também variou um ponto positivo e chega a 22%. Marina mantém-se estável com 11%.

A taxa de indecisos oscila de 24% para 23%.

    Sobre a rejeição dos eleitores aos candidatos a presidente, não são observadas variações expressivas. Serra é reprovado por 31%, Dilma por 27% e Marina por 17%. Plínio é que teve oscilação de 24% para 22% na resistência pelo seu nome.

Em simulação de segundo turno, Dilma tem 53% e serra 39%

40% ainda desconhecem número dos candidatos

    Na simulação de segundo turno entre Dilma Rousseff e José Serra, a petista também oscilou positivamente um ponto percentual. Passou de 52% para 53%, enquanto o tucano manteve seus 39%. Brancos e nulos totalizam 5% e dizem não saber em quem votar, caso ocorra o confronto, 3% dos entrevistados.
    Sobre o conhecimento do número dos candidatos, 55% acertam os algarismos a serem digitados na urna para confirmar o voto para presidente da República. Erram ao arriscar uma resposta 3% dos eleitores, enquanto 40% admitem desconhecê-los e 2% afirmam não saber como anular o voto.
    Entre os eleitores de Dilma a maioria (64%) cita o número 13. Entre os que pretendem votar em José Serra, essa taxa é de 53%. Marina Silva continua sendo a candidata com pior desempenho no conhecimento de seu número. A taxa dos que citam corretamente o número da candidata do PV cresceu sete pontos, mas ainda não é majoritário – subiu de 32% para 39%.

ELEIÇÕES 2010

Candidatos à Presidência intensificam a campanha


A quatro dias das eleições, os candidatos à Presidência da República intensificam a campanha.



Por: Bandnews

ELEIÇÕES 2010

The Telegraph, do Reino Unido, destaca candidatura de Tiririca

A candidatura de Francisco Everardo Oliveira, o humorista Tiririca, para deputado federal nas eleições de 2010, ganhou destaque no site The Telegraph, do Reino Unido. Em uma matéria divulgada nesta quarta-feira (29), a publicação diz que o candidato funciona como um “alívio cômico”, enquanto a maioria dos políticos sorri para as câmeras e faz promessas padrão para reduzir a corrupção ou melhorar a saúde.
O site mostra que entre as “dúzias” de processos contra Tiririca, o fato mais grave é o pedido de cancelamento de sua candidatura pela suspeita de que o humorista é analfabeto —“tal como 20% da população brasileira”, descreve a matéria.
Para o The Telegraph, a preocupação com o analfabetismo de Tiririca seria menor em outras circunstâncias, mas o candidato está realmente próximo de conquistar uma vaga nas eleições 2010.
Além de declarações de eleitores brasileiros contra e a favor da candidatura do humorista, a matéria traz, inclusive, uma declaração de Aloizio Mercadante, candidato ao governo de São Paulo pelo PT sobre o assunto: "Isso não deveria estar acontecendo. Você deve votar para aqueles que têm algo a contribuir, e que cumpram as suas promessas. Não desperdice o seu voto sobre piadas".

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

Ibope diz que Dilma ganharia no 1º turno

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff (PT), se mantém com 55% dos votos válidos e ganharia no primeiro turno se a eleição fosse hoje, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (29).
O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), indica que Dilma não perdeu eleitores nos últimos dias, diferentemente do que apontou o instituto Datafolha ontem (28).
Em relação aos votos totais, a petista tem 50%, mesmo índice da pesquisa Ibope/Estado/TV Globo concluída no último dia 24. O tucano José Serra (PSDB) oscilou um ponto porcentual para baixo, de 28% para 27%, enquanto Marina Silva (PV) passou de 12% para 13%.

Outra pesquisa divulgada hoje, do instituto Sensus, também mostrou Dilma com 55% dos votos válidos - os efetivamente direcionados aos candidatos, excluídos nulos e em branco.
Para conquistar a Presidência já no próximo domingo, a petista precisará de, no mínimo, 50% mais um dos votos válidos.

Segundo o Ibope, a quatro dias da eleição, Dilma lidera em todas as regiões do País. No Nordeste, ela tem o dobro de intenções de voto em relação aos adversários somados (63% contra 31%).
O principal reduto de Serra é a Região Sul, onde obtém 35% das preferências. Ainda assim, está nove pontos atrás da principal adversária.
Marina alcançou 15% nas Regiões Sudeste e Norte/Centro-Oeste - índice insuficiente para ameaçar Serra na segunda colocação. O tucano, nas duas regiões, aparece com 26% e 29%, respectivamente
A performance da petista é melhor nos municípios pequenos, com menos de 20 mil eleitores, onde alcança 53% das intenções de voto. Nas cidades com mais de 100 mil votantes, seu índice é de 48%.

RENDA E GÊNERO
Quanto menor a renda do eleitorado, maior a parcela de simpatizantes da candidata governista. Dilma tem 64% das preferências entre os brasileiros com renda familiar de até um salário mínimo. Na faixa de ganhos mais altos, acima de dez salários, o apoio à petista cai para 27%.
O segmento de renda mais alta é o único em que Dilma não lidera de forma isolada - ela está empatada tecnicamente com Marina 29% e atrás de Serra (33%).
Na divisão do eleitorado por gênero, Dilma se sai melhor entre os homens (52%) que entre as mulheres (49%).
Dilma tem 44% das intenções de voto na pesquisa espontânea - aquela em que os eleitores manifestam suas preferências antes de ler a lista de candidatos. Do total de eleitores da petista, 86% a citam espontaneamente.
Já Serra aparece com 22% na espontânea - ou seja, menos de oito em cada dez dos eleitores do tucano manifestam o voto antes de ler seu nome em uma lista.
Caso ocorra um segundo turno entre PT e PSDB, Dilma aparece como favorita - venceria por 55% a 32%. Contra Marina, a petista ganharia por 56% a 29%.

SENSUS
Segundo a pesquisa Sensus divulgada hoje, encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), Dilma teria hoje 48% dos votos. Serra e Marina aparecem com 26% e 12%, respectivamente.
A expectativa de vitória de Dilma vem aumentando desde o fim de julho, quando era de 47%. Agora, três quartos do eleitorado acredita que ela será a sucessora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O Sensus também mediu a aprovação ao governo Lula. Para 79% dos eleitores, a gestão é ótima ou boa. Apenas 4% consideram o governo ruim ou péssimo. O índice de aprovação é o mais alto da série histórica de pesquisas do instituto.
O Grupo Estado arredondou os dados do Sensus, que foram divulgados com uma casa decimal depois da vírgula. (Agência Estado)

AGRESTE QUE FAZ

Belo Jardim investe mais de R$ 500 mil em obras
A Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo de Belo Jardim, no Agreste de Pernambuco, deu início à pavimentação asfáltica de algumas ruas do bairro do São Pedro. De acordo com o órgão, a obra deve ser executada em mais dois bairros da cidade, o Santo Antônio e o Centro.
No total, o projeto - orçada em R$ 560 mil - prevê o uso de mais de 6.000 m² de asfalto para atender as ruas 1º de Janeiro, Praça Padre Cícero, São Lourenço, Monteiro Lobato e as Avenidas Agamenon Magalhães e do Santo Antônio.
Outras duas obras que estão em fase de conclusão em Belo Jardim são a Academia das Cidades e o calçamento do Loteamento Frei Damião. A primeira, com um investimento de mais de R$ 450 mil, revitalizou o Parque do Bambu, que abriga agora um complexo de lazer com quadras, pista de cooper, brinquedos e jardins. A segunda beneficia centenas de famílias que moram no Loteamento carente do município.

FONTE DE INFORMAÇÃO:
Do JC Online

Núcleo SJCC/Caruaru

AGRESTE QUE FAZ

Feirantes participam de capacitação em Belo Jardim

Uma cidade que dá condições e qualificação, mostrando assim que o trabalho além de dignificar, tem que ter reciclagem de mão-de-obra e atendimento. Belo Jardim hoje caminha rumo ao crescimento e desenvolvimento, qualificando sua gente para um mercado cada vez mais competitivo no setor regional.

Ontem foi iniciado em Belo Jardim, na referida cidade de Belo Jardim, o curso de Feirante, que ensina técnicas comerciais rurais e tem como objetivo capacitar os feirantes da cidade.
“Eles receberão ensinamentos em relação às técnicas atuais, a margem de lucro, marketing, propaganda, arrumação que venham a vender mais o produto”, explica Aldemário Prazeres, profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que ministra a oficina.
A oficina foca também a abordagem com os clientes, aumentando a capacidade em argumentação em vendas e fazendo com que os participantes tenham um maior desempenho econômico.
O curso tem carga horária de 32 horas e as aulas acontecem pela manhã e a tarde, se estendendo até esta quinta-feira (30). A oficina está sendo ministrada na Sede da Secretaria de Indústria e Comércio. As aulas são gratuitas e os participantes ao final do curso receberão certificados.

Parabéns ao Governo Municipal de Belo Jardim, a todos os envolvidos, direta e indiretamente neste majestoso  feito com o incentivo à população, e aos feirantes.
Qualificar, profissionalizar é muito importante ao ser humanos nos atuais dias.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

FICHA SUJA

Quem são os fichas-sujas de Pernambuco

Depois de toda a controvérsia gerada na semana passada pela discussão travada no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quarta-feira, os ministros voltam a se reunir para discutir o desfecho do recurso extraordinário impetrado pela defesa do ex-governador Joaquim Roriz (PSC), relacionada à aplicação ou não da Lei da Ficha Limpa. Assim como no longo julgamento, nesse caso também não existe consenso. O STF fez um papelão e decidiu não decidir nada. Houve empate de 5 a 5 na votação.
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, considera que o processo responsável por gerar uma discussão tão importante não pode ser arquivado sem a proclamação de um resultado. Um dos líderes da corrente antagônica, o ministro Gilmar Mendes, avalia que a desistência de um recurso, como ocorreu no caso, é uma decisão unilateral.
Enquanto isto, não perca de vista quem são os nossos candidatos à degola. A promotora Marcia Bastos Balazeiro, em artigo exclusivo para o Blog de Jamildo, defende que a lei continua valendo, independente de uma decisão do STF. Veja o artigo no final do post.

Sinal amarelo - PE
No site Congresso em Foco

Se você é eleitor em Pernambuco, pense bem antes de dar seu voto a qualquer um dos candidatos da lista abaixo.
Candidatos de Pernambuco que foram barrados pela ficha limpa, são réus em ações penais, foram denunciados como integrantes do esquema dos sanguessugas ou foram presos em operações das polícias Civil e Federal:

1- André Luiz Rangel de Farias (PRP) - candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
2- Antonio Valdi de França Sales (PSDB)- candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
3- Carlos Vicente Arruda da Silva (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
4- Cecílio Barbosa Cintra Galvão (PSB) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
5- Charles Lucena (PTB) – candidato a deputado federal - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
6- Humberto Barradas (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
7- Jacilda Urquisa (PMDB) – candidata a deputada estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
8- José Augusto Maia (PTB) – candidato a deputado federal - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
9- José Batista do Nascimento (PMDB) – candidato a deputado federal - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
10- Luiz Geraldo Caboclo dos Santos (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
11- Malba Lucena (PTC) – candidata a deputada estadual - barrada com base na Lei da Ficha Limpa
12- Manoel Teixeira de Lima (PSDC) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
13- Newton D'Emery Carneiro (PP) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
14- Paulo Apolinário da Silva Junior (PRP) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.
15- Zé da Luz (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa.

Leia mais aqui.

ELEIÇÕES 2010


Renê Patriota (PV), 2%; Hélio Cabral (PSTU), 1%; Jerônimo Ribeiro (PSOL), 1%; Simone Fontana (PSTU), 1%; Lairson Lucena (PRTB), 1%; Danúbio Aguilar (PCB), 0%;
Brancos/Nulos para uma vaga, 9%; Brancos/Nulos para duas vagas, 6%; Indecisos para uma vaga 27%; Indecisos para dias vagas, 18%. 
Margem de erros, 3 pontos percentuais; TER-PE: 48.416/2010 *A soma dos percentuais é de 200%, pois o eleitor votará em dois candidatos.

Outros candidatos: Edilson Silva (PSOL), 1%; Sérgio Xavier (PV), 0%; Fernando Rodovalho (PRTB), 0%; Jair Pedro (PSTU), 0%;
Margem de erros: 3 pontos percentuais. TER-PE: 48.416/2010
Em branco/ Nulo/ Nenhum, 4%; Não sabem, 7%.
Margem de erros: 2 pontos percentuais. TSE: 32.913/2010
CLICANDO NAS IMAGENS VOCÊ CONSEGUE VISUALIZAR EM TAMANHO REAL.

ELEIÇÕES 2010

Datafolha aponta 2º turno; média ainda dá 55% de votos válidos para Dilma
    Pesquisa Datafolha feita ontem, segunda-feira, aponta queda de Dilma Rousseff (PT) e real possibilidade de haver segundo turno na corrida presidencial. Segundo o instituto, ela perdeu 3 pontos entre quinta-feira e ontem. Mantido esse ritmo de queda, haveria segundo turno, uma vez que a petista, nos números do Datafolha, já entrou na margem de erro de uma vitória em turno único.
    Na média das quatro sondagens mais recentes, porém, Dilma ainda ganharia no primeiro turno, com 55% dos votos válidos. Entraram no cálculo da média duas pesquisas feitas pelo Datafolha, uma do Ibope e outra do Vox Populi, todas concluídas nos últimos quatro dias. A média tem a vantagem de diluir eventuais pontos fora da curva em uma sequência de pesquisas, mas é mais lenta para detectar mudanças bruscas de tendência do eleitorado.
Na sondagem feita nesta segunda(ontem), o Datafolha aponta uma queda das intenções de voto de Dilma para 46% do total de votos, ou 51% dos válidos. Segundo o instituto, o desgaste da petista, antes limitado aos segmentos mais rico e escolarizado, alcançou o eleitorado que ganha de 2 a 5 salários mínimos. É a primeira vez nesta eleição que uma pesquisa indica uma mudança de voto que desce a pirâmide social. Até então havia sido no sentido contrário.
    Em comparação ao levantamento anterior do mesmo instituto, aumentaram os eleitores sem candidato (indecisos e quem pretende votar branco ou nulo), de 8% para 11%.
É como se uma parte do eleitorado de Dilma, diante das denúncias e das críticas de Lula à imprensa nas últimas semanas, tivesse ficado em dúvida e estivesse repensando seu voto.
    Isso porque, entre os adversários, apenas Marina Silva (PV) se beneficiou da queda de Dilma no Datafolha. Ela foi a 14% no total de votos, ou 16% dos válidos. José Serra (PSDB) continua com 28% no total, e chegou a 32% nos válidos, nas contas do instituto. Os demais candidatos não somaram 1%, mas o instituto não informou se, juntos, atingem esse percentual.
    A pesquisa Datafolha contrasta com o tracking diário do Vox Populi (uma média móvel de quatro dias, com amostras diárias de 500 entrevistas). O percentual de Dilma ontem, no tracking, continuava sendo de 49%, como na véspera. Serra seguia com 24%, enquanto Marina mantinha a tendência de crescimento e chegava a 13%.
    O Datafolha é o único dos institutos que divulgam pesquisas sobre a eleição presidencial que faz as entrevistas em pontos de fluxo, e não na casa dos eleitores. Por conta disso, o perfil de sua amostra tende a ser um pouco diferente dos demais: capta a opinião de mais pessoas ativas, que saem à rua com frequência.
Teoricamente, esses eleitores são uma espécie de vanguarda das mudança de humor do eleitorado, que demorariam a atingir os mais caseiros. Mas essa é uma hipótese ainda a ser provada.
    O movimento que poderia levar a eleição para o segundo turno poderá ser confirmado ou não nos próximos dias. Há três novas pesquisas a serem divulgadas entre hoje e quinta-feira: do Ibope. do Sensus e outra do próprio Datafolha.

TECNOLOGIA

Fabricante do BlackBerry mostra novo tablet da companhia
 Em um mercado cada vez mais efervescente, a RIM (Research in Motion) apresentou o novo tablet da companhia, cujo nome é PlayBook, nesta segunda-feira (27), em evento voltado a desenvolvedores.
O tablet deve ser lançado no começo de 2011 nos EUA, estimou a companhia. O lançamento internacional acontecerá no decorrer do ano.
O PlayBook tem uma tela de 7 polegadas --o que é metade do tamanho do iPad, da Apple, e peso similar ao do da companhia de Steve Jobs.
Diferentemente do iPad, o dispositivo virá com duas câmeras, frontal e traseira.
No que se refere à segurança, quando a conexão de internet é interrompida, nenhum dado é deixado no tablet, afirma a companhia.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

PT minimiza efeito de debate na TV, Serra pede "um voto a mais"

Por Maria Pia Palermo

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O PT, partido da líder nas pesquisas Dilma Rousseff, viu o debate realizado na noite de domingo como pouco capaz de provocar uma mudança no cenário eleitoral. Já o tucano José Serra, confiante no segundo turno, pediu um voto a mais aos seus eleitores e Marina Silva (PV) reiterou a esperança de um embate feminino depois de 3 de outubro.
Coordenador da campanha de Dilma, Marco Aurélio Garcia, mostrou-se cético em relação a possíveis efeitos do debate. "Não acredito que produza grandes modificações. Modificação se produz se um não vem ou se alguém faz um desastre total. A minha impressão é que no debate de hoje a Marina está tirando voto do Serra", avaliou ele durante um intervalo.
Vestida de branco em vez do vermelho que caracteriza seu partido, Dilma começou o encontro séria, e seu primeiro sorriso veio após pergunta do candidato do PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, que questionou a petista sobre as denúncias envolvendo sua ex-assessora e sucessora na Casa Civil Erenice Guerra.
O toma-lá-dá-cá mais esperado, entre Serra e Dilma, no entanto, não dominou o plateau do estúdio da TV. Depois do beijo dado pelo tucano na petista, quando a cumprimentou ao pisar no local, houve pouco contato direto.
Assim como Dilma fez nos debates anteriores, Serra evitou confrontá-la com perguntas. Os ataques de ambos vieram nas respostas quando foram questionados pelos outros presidenciáveis ou pelas três jornalistas que participaram do evento.
Ambos apontaram as regras do debate como responsáveis pelas poucas ocasiões de embate direto. "Não tive oportunidade, a única vez que eu tive eu fiz. Depois, na lista de colocação eu estava embaixo e já tinha feito antes, mas eu perguntei para todo mundo", disse Serra a jornalistas após o encontro.
O tucano, entretanto, fez a primeira pergunta do programa e escolheu Plínio para respondê-la, mesmo podendo direcionar a questão à petista.
Já Dilma, questionada por que não dirigiu perguntas ao tucano, disse: "Eu dirigi a quem eu achei que era mais importante".
A opção do tucano de não aproveitar todas as chances que teve para perguntar à Dilma foi alvo de ironia por parte do presidente do PT, José Eduardo Dutra.
"Nunca antes na história de debates políticos nesse país, o segundo colocado evitou fazer perguntas pra quem estava em primeiro", cutucou em sua conta no serviços de microblogs Twitter.
No fim do encontro, Serra se dirigiu diretamente aos eleitores, pediu voto dos indecisos e fez um apelo para os que já se decidiram por ele que conseguissem um voto a mais para sua candidatura
"Pedi o voto sem nenhuma inibição às pessoas. E pedi também a quem já me apoia que ganhe um outro voto, de alguém que não ia votar, porque temos que multiplicar os votos", disse. "Domingo que vem vamos decidir quem vai para o segundo turno", garantiu, apesar de as pesquisas de opinião prognosticarem uma vitória de Dilma já no primeiro turno.

MULHER NA PRESIDÊNCIA
Marina, terceira colocada nas pesquisa de intenção de voto, buscou se apresentar como uma terceira via, alternativa a Dilma e Serra. Afirmando que os eleitores querem eleger pela primeira vez uma mulher presidente, a candidata verde pediu então que os eleitores promovam um segundo turno feminino.
"As pesquisas indicam uma tendência de que os brasileiros querem uma mulher na Presidência da República depois de 500 anos. E estão procurando fazer justiça às duas que estão disputando, à Rousseff e à Silva", afirmou após o debate.
Mas na arena dos ataques, Plínio foi, mais uma vez, o vencedor. Além das acusações a Dilma, ele foi duro com Marina. A chamou de "demagoga" e declarou que ela "foge quando não sabe responder".
O candidato do PSOL provocou risos na plateia, como em outros debates, e colocou todos os candidatos no mesmo saco ao dizer que "aqui todo mundo está mais ou menos envolvido em corrupção". Desligadas as câmeras e encerrado o show, Plínio avaliou que, sem ele, "a Rede Record iria ter um problema sério de queda de audiência".

(Edição de Eduardo Simões)

TRÁFICO DE DROGAS

Polícia prende irmãos suspeitos de tráfico de drogas em Arcoverde

Policiais civis e militares integrantes da Operação Malhas da Lei, ação contínua para cumprimento de mandados de prisão em aberto, prenderam em Arcoverde, sertão de Pernambuco, o suspeito de tráfico de drogas Erivaldo Silva Trindade, 30 anos. Na abordagem, os policiais que cumpriam o mandado de prisão contra o seu irmão, Vandeilson Silva Trindade, 20 anos, acabaram também prendendo Erivaldo pelo flagrante de tráfico de drogas.
Na residência dos irmãos, localizada no bairro de São Cristóvão, foi encontrada a quantia de 715 gramas de maconha pronta para consumo e o valor de R$ 938 provenientes da venda do entorpecente. Durante o depoimento na delegacia, Erivaldo assumiu a posse da maconha, sendo ele autuado em flagrante por tráfico. Como o seu irmão possuía um mandado de prisão em aberto, ambos foram encaminhados ao Presídio Brito Alves, em Arcoverde.

Com informações de Assessoria

TRAGÉDIA

Da Folha de Pernambuco  
Uma brincadeira de mau gosto acabou em tragédia envolvendo dois amigos de infância: um tenente da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência na Área da Caatinga (Ciosac) e um sargento do Corpo de Bombeiros (CB). O tenente Giovani de Matias Macedo Dantas, de 32 anos(Foto 02), estava em uma festa de aniversário de criança, na noite do último sábado, na rua Casa Branca, na Lagoa do Araçá, Imbiribeira, quando por volta das 22h30, chegou em uma moto com faróis altos e um casal a bordo.



Ao parar o veículo, o homem que a guiava anunciou um assalto. De impulso, o tenente da Ciosac sacou a arma e realizou nove disparos. Ao chegar perto da moto retirou os capacetes das duas pessoas e viu que se tratava do seu amigo o sargento Plácido Carvalho Silva Neto, de 27 anos(Foto 01), e a noiva Gilliana Gouveia Moraes, também de 27 anos. O desespero tomou conta do local onde estava ainda a mãe de uma das vítimas. “Eles se conhecem desde criança. E minutos antes do ocorrido, Giovani tinha perguntado a mãe de Plácido se ele viria para festa. Ela respondeu que não porque ele estava de serviço”, disse o delegado da Força Tarefa da Capital, do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), Ian Campos.



Ainda segundo o delegado, as pessoas não reconheceram Plácido porque ele possui um carro e não uma moto. “Infelizmente foi uma brincadeira que resultou em uma fatalidade”, explicou Campos. Após socorrer as vítimas o tenente Giovani se apresentou ao DHPP e foi liberado. “Como ele se apresentou espontaneamente não foi lavrado o flagrante”, explicou Campos. Ainda na manhã de ontem, o tenente prestou depoimentos e uma testemunha, que também estava na festa, foi ouvida. Foram apreendidas uma pistola ponto 40 do tenente, e uma pistola 380 do sargento, ambas com porte legal, além das cápsulas encontradas no hall do Edifício Firenze, onde ocorreu o aniversário.



O sargento Plácido foi socorrido para o Hospital da Restauração, onde foi submetido a cirurgia, e encontrava-se consciente. Até o fechamento desta edição, seu quadro clínico era considerado grave, porém, estável. Na unidade de saúde havia vários colegas da corporação querendo notícias do estado de saúde. Fontes não oficiais informaram que Plácido teria recebido cinco, dos nove disparos feitos.

Já Gilliana foi socorrida para o Hospital Getúlio Vargas. Ela também foi submetida a uma cirurgia, encontrava-se estável e consciente, até o fechamento desta edição. Gilliana ainda vai passar por outra avaliação médica para avaliar se será necessária a realização de outras intervenções cirúrgicas.

SERTÃO

Carro invade bar e deixa quatro pessoas feridas em Tupanatinga
Quatro pessoas ficaram gravemente feridas depois que um carro invadiu um bar no Centro da cidade de Tupanatinga, Sertão de Pernambuco. Segundo informações da polícia, por volta das 16h desse domingo (26) o veículo modelo Chevette entrou no bar e atropelou as pessoas que estavam nas mesas.
O motorista do carro, Aristeu Nunes de Araújo fugiu. Algumas pessoas que estavam no local disseram que momentos antes do acidente o motorista estava bebendo no estabelecimento.
As vítimas José Soares da Silva, Aderival Cavalcante da Silva, Jailson Antônio do Nascimento e Dasdores de Sá, todos com idades não informadas, tiveram fraturas expostas e foram levadas para o Hospital da Restauração, no Recife. Os feridos continuam internados e o estado de saúde deles é considerado estável.

SAÚDE MENTAL

Grande Recife // Saúde
Contagem regressiva para esvaziamento do maior manicômio de Pernambuco

Ex-paciente do Hospital Alberto Maia recém chegado à confortável "Casa de Passagem"





Crédito: Davi Lira
Especial para o JC Online

Eles sempre foram submetidos à cultura da institucionalização. Perderam gradativamente a noção de pertencimento, de autonomia. Poucos eram os objetos pessoais, praticamente nenhuma a liberdade de escolha. A mesma roupa, a mesma comida, pratos iguais, mesmo dia de aniversário, e comemorações natalinas ao acaso, distante de tudo que representa o 25 de dezembro. Sem falar da qualidade no tratamento, na tortura sonora e na falta de bons profissionais de saúde para a escuta. Como Estamira do documentário, preferiam dopá-los a ouví-los.
Hoje, a batalha de 97 ex-pacientes (com média de idade ultrapassando os 40 anos), recém retirados do Hospital manicomial Alberto Maia (HAM), em Camaragibe, após mais de 25 anos de internação, é outra. E o local desse embate é um ambiente aberto, amplo, sem muros e sem restrições de liberdades. Um oásis, ainda pouco percebido pelos seus ilustres moradores, que aportaram há praticamente duas semanas.
Assim, pautado pelo resgate do desejo e da referencialidade do pessoal, o Centro de Saúde Mental de Camaragibe, localizado no Km 14 de Aldeia, no Acampamento Maré Mansa, implantado desde fevereiro de 2010 para acelerar a redução dos leitos do hospital psiquiátrico, representa literalmente um ar fresco na combativa luta que vem sendo promovida pela política antimanicomial, encampada por instituições governamentais e entidades da sociedade civil pernambucana, que tem como uma de suas líderes a coordenadora estadual de saúde mental do Estado, Marcela Lucena.

LEIA MAIS:

"Desde 2004, o Ministério da Saúde (MS) descredenciou o HAM, que tem 45 anos de fundação, e um péssimo histórico. O descumprimento de direitos humanos era recorrente por esse hospital privado, mesmo recebendo verbas mensais que atualmente ficavam em torno de R$ 29 por dia, para cada internado. Agora esperamos que em até um mês os 260 pacientes restantes saiam de vez daquele lugar", diz outra coordenadora de saúde mental, agora de Camaragibe, Norma Cassimiro, envolvida com a questão há mais de 11 anos.
O HAM que já contou com mais de 1.200 leitos, e um índice de inxeplicáveis 5 mortes ao mês, vem sendo gradativamente esvaziado. "Depois da municipalização em 1999 e através da organização da estrutura de saúde local, a partir de 2002, saímos de um número de 570 pacientes para esse quantitativo atual de 260", afirma Norma.
A política de desistituicionalização do tratamento psiquiátrico imposta não apenas em Pernambuco, mas também em manicômios da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Minas Gerais, vêm pressionando desde de 2004 autoridades locais para o esvaziamento e não recepção de novos pacientes.

"Esperamos até o fim de junho do ano que vem, antes mesmo do inverno, encaminhar todos os usuários e pacientes para as quatro residências terapêuticas que possuímos, para outros Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Estado e para a casa dos próprios familiares", setencia a Secretária de Saúde de Camaragibe, Ricarda Samara. Segundo ela, nada melhor que esse Centro de Desistitucionalização em Aldeia, para fazer essa ponte entre o manicômio e a vida em sociedade, mais perto da comunidade. "Basta ir visitar e ver o que vemos, agora eles têm dignidade, e finalmente podem ser considerados verdadeiros cidadãos brasileiros", finaliza Ricarda.
LEIA MAIS:
Depois dessa etapa inicial de desapego com o aparato asilar do manicômico, cerca de 255 pessoas já foram transferidas para casas de familiares e residencias terapêticas (RT), compostas por oito moradores em cidades do interior do Estado, como Ibimirim e Águas Belas, e em bairros populosos da Região Metropolitana do Recife. Pelo "Programa de Volta para Casa", do Governo Federal, cada um recebe um benefício de R$ 320, mais um salário mínimo. Nas RT's, o MS banca a implantação em R$ 10 mil da unidade e repassa o valor de R$ 900 por mês/paciente para o município arcar com as depesas de custeio e cuidado médico.

Veja, abaixo, o relato de moradores do Centro de desinstitucionalização em Camarabige:

Segundo a especialista em psiquiatria, Gilvanice Noblat, que já acumula mais de 32 anos na área, devem existir sim locais de tratamento alternativo para os psicóticos. "A internação só se justifica quando há risco de vida do outro", diz. Ainda segundo ela, a doença mental não deve ser vista tampouco com romantismo. "Há erros de interpretação do que seja loucura e do que são transtornos. O fato é que o pior da psicose é a perda da credibilidade. O foco agora é a melhoria da qualidade de vida e a inserção social, nunca foi a busca pela cura", diz Gilvanice.
Mas a luta pela extinção de leitos psiquiátricos é árdua. "A internação foi um modelo que nasceu falido. Sempre deu dinheiro o enclausuramento da loucura. Somado a isso, a Justiça muitas vezes não sabe o que faz, e manda o indivíduo para o hospital psiquiátrico", afirma a psicóloga e sanitarista pernambucana Nelma Melo, liderança local do Movimento da Luta Antimanicomial.
O fato é que nos próximos dias estará chegando outras 70 pessoas no "Centro de Passagem" de Camaragibe. O espaço, mesmo distante da rodovia central da Estrada de Aldeia (o trajeto para a chegada tarda mais outros 15 minutos), ainda é visto por alguns familiares com ressalva, mesmo sendo considerado por tantos outros como modelo de referência a ser seguido.

"As famílias, também, estão acostumadas a ver seus entes em um ambiente fechado, sob vigilância total, e até reclamam desse acampamento que temos, aberto. Mas elas devem entender que agora eles estão encontrando com a vida, finalmente saindo do esquecimento, essa é a primeira etapa, a de adaptação", diz Norma Cassimiro. Pena que os pacientes ainda não se deram conta que tem um lindo céu acima de seus pensamentos e uma vasta grama verde ao redor. A cama ainda é recorrente e a televisão parece ser uma importante interlocutora. Quem o diga Marcelo Fernandes, 51 anos, que fica a espera da reprise de "E o vento levou" na Tela Quente da Globo.
HISTÓRICO - A ideia de loucura como doença mental vai se consolidar entre os séculos XVIII e XIX. De acordo com a especialista carioca Maria Paula Cerqueira, em um de sesu artigos antes ela era interpretada de várias outras formas, inclusive religiosa. "De papel comum, e pela multiplicidade de formas de interpretação, para se entender a loucura, foi preciso reconhecê-la como doença, e a aprtir de então construir saberes", afirma. A construção do aparato asilar vem logo em seguida. "Separam assim os loucos da socidade, ténicas de apaziguamento de emoções são implantadas. É o tratamento moral. Lima Barreto passou por isso e e escreveu até uma peça, ´O cemitério dos vivos´".

domingo, 26 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010

VALE LEVAR UMA FILA NA HORA DE VOTAR!


Tendo em vista que estámos próximos da maior Eleição de todos os tempos, muitas pessoas correm o risco de não acertarem o voto no momento em que se depararem com a máquina, haja vista que serão 06(seis) votos para candidatos diferentes, variando de 05(cinco), 04(quatro), 03(três) e 02(dois) números entre os cargos a que pretendem.
Foi justamente pensando neste embaraço de tantos números e candidatos, pensando nos eleitores que sem dúvidas realmente se atrapalham na hora de votar, e sabendo que pode-se levar  anotado os números dos candidatos para fazer a famosa fila. no momento em que vai votar.
É por isso que o Blog BUÍQUE DA GENTE desenvolvel um modelo de fila aonde você possa anotar os números dos seus candidatos e levar consigo. 
Clicando na foto abaixo, você consegue visualizar e até mesmo imprimir. Aproveite e imprima o seu e ponha nos quadrinhos os números dos candidatos de sua preferência:
Tenho certeza de outros blogueiros devam estar pensando no mesmo.
Obs.: Este modelo  só deverá ser impresso para pessoas que geralmente se atrapalham na hora de votar, a real proposta, a idéia é esta. Não nos responsabilizamos se alguém fizer uso indevido, mas garantimos que se assim o fizerem, os responsáveis serão caçados e responsabilizados perante a justiça.