Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

TERRA DE ÍNDIOS

ÍNDIOS DA TRIBO KAPINAWÁ INVADIRAM PRÉDIO DA SECRETARIA DE FINANÇAS E INTERDITARAM 02 TRECHOS DA PE-270


Os ìndios invadiram o prédio local da Secretaria de Finanças por volta das 08:30h da manhã desta quinta-feira 18-07-2013. Horas depois se dividiram em grupos e se deslocaram para a PE-270 onde interditaram 02 trechos da rodovia, na altura do km27 que liga a cidade de Buíque à Arcoverde.

De acordo com a Legislação Indígenaa Brasileira, os povos Indígenas são assistidos nos artigos:

Art.231 - São reconhecidos aos índios, sua organização social, costumes, línguas, crenças, tradições e direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

Art.323 - Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo, em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.

Tendo em vista os artigos acima citados as principais reivindicações dos Kapinawás seriam o melhoramento das estradas que ligam as aldeias, a reconstrução de 02 passagens molhadas, dentre estas que seriam 03 e 01 foi feita desde o último protesto da Etnia Indígena. A melhoria no serviço de Saúde Municipal também foi um dos apelos feitos pelos índígenas, conforme nos informou o Cacique: ''Sabemos que o que entra de recursos para a saúde é muito superior ao que vem sendo destinado para a mesma aqui em Buíque!''
Segundo relatou o Cacique da tribo dos Kapinawás que compreendem as 03 cidades: Tupanatinga, Buíque e Ibimirim. Que os mesmos só se retirariam depois de formalizado algo de concreto com a presença od Prefeito dda cidade de Buíque, Jonas Camêlo de Almeida Neto e de sua Vice Mirian Briano. Caso contrário, permaneceriam na PE-270 e na Secretaria de Finanças até que os mesmos viessem aparecer e atender às reivindicações dos mesmos.

O Prefeito Jonas compareceu e reuniu-se com a Hierarquia Indígena, acertaram alguns pontos das reivindicações e em seguida seguiramassim com máquinas para a aldeia dar andamento às preliminares das reivindicações. Por volta das 15:30h os Kapinawás encerraram seu manifesto com uma passeata pelas ruas ruas adjacentes a Secretaria de Finanças até o centro da cidade, encerrando assim a manifestação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!