Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PESQUISA

Com a economia crescendo e o Brasil vivendo o que os economistas definem como “pleno emprego”, encontrar um novo trabalho que pague mais ou que proporcione oportunidades de crescimento está no topo da lista de muitos profissionais. Para confirmar se isso é realmente verdade, a Trabalhando.com Brasil conversou com 570 profissionais e 94% deles disseram que pretendem mudar de emprego ainda este ano.
Abaixo estão os detalhes da pesquisa.

Pesquisa aponta que 94% dos profissionais pretendem mudar de emprego este ano
A maioria dos trabalhadores entrevistados acredita que sua empresa não oferece grandes chances de crescimento e que o mercado está aquecido para a busca de novas oportunidades

Com o início do ano, é comum repensar questões da vida pessoal e profissional e a conclusão é quase sempre a mesma: algumas mudanças precisam ser realizadas! Com a economia crescendo e o Brasil vivendo o que os economistas definem como “pleno emprego”, encontrar um novo emprego que pague mais ou que proporcione oportunidades de crescimento está no topo da lista de muitos profissionais. Para confirmar se isso é realmente verdade, a Trabalhando.com Brasil conversou com 570 profissionais e 94% deles disseram que pretendem sim mudar de emprego ainda este ano. A pesquisa mostrou também qual a motivação desses profissionais: 57% têm intenção de mudar porque não enxergam possibilidade de crescimento na empresa em que trabalham atualmente e 37% querem sair do atual cargo, porque acreditam que o mercado está aquecido e este seja um bom momento para buscar novas oportunidades com remuneração mais atrativa. Dos outros 6% restantes, 5% dizem estar satisfeitos com a empresa em que trabalham e 1% afirmam não gostar de mudar de emprego, pois para eles, isso pode deixar seu currículo instável.
O diretor-geral da Trabalhando.com Brasil e autor do livro A estratégia do olho de tigre (Editora Gente), Renato Grinberg, considera excelente essa tendência, pois mostra que os profissionais não estão acomodados, porém alerta que existe uma grande diferença entre intenção e ação. “Muitos desses profissionais só conseguirão realmente realizar essa mudança se possuírem um planejamento claro de como chegar lá e colocarem essas ações em prática. É preciso transformar o sonho de se conseguir uma oportunidade melhor em um objetivo real ”, explica.
De acordo com o especialista é importante o profissional fazer uma autoanálise profunda para entender porque está insatisfeito. “Algumas vezes a insatisfação no trabalho está ligada a fatores pessoais completamente alheios a empresa e uma simples mudança de atitude pode melhorar muito essa situação”, afirma. Para os que estão considerando a possibilidade de buscar uma nova oportunidade, Grinberg destaca alguns sinais que podem indicar se o momento realmente requer uma  mudança:
1. Marasmo - A falta de novos desafios e o estabelecimento de uma rotina geram a sensação de que não se aprende e não se desenvolve mais, fazendo com que o profissional se sinta estável e em uma situação tranquila demais;
2. Desânimo e insatisfação - O profissional sai de casa praticamente se “arrastando” porque quando pensa em ir para empresa sente que está indo para uma sessão de tortura;
3. Cansaço e saturação - Quando a dedicação e o interesse na empresa são totais, pouco se questiona as atitudes e decisões do chefe ou dos colegas de trabalho. Se começa a haver excesso de questionamento e opiniões divergentes, pode ser um sinal de que a visão desse profissional não está mais alinhada com a da empresa;
4. Perder a admiração pelo chefe – Quando o profissional passa a não admirar e respeitar mais seu chefe direto é um sinal claro de que as coisas não vão bem. Perder a admiração pelo gestor é um bom motivo para começar a buscar outras oportunidades.

Sobre a Trabalhando.com Brasil
A Trabalhando.com, subsidiária brasileira da empresa chilena Trabajando.com, iniciou suas atividades no Brasil em novembro de 2008 com a missão de se tornar a maior comunidade virtual de trabalho do país.  A Trabajando.com nasceu no Chile em 1999 e iniciou sua expansão internacional em 2008 quando se associou ao Grupo Santander por meio do Universia.  Além do Brasil, a Trabajando.com tem presença no México, Argentina, Peru, Venezuela, Uruguai, Porto Rico, Colômbia, Portugal e Espanha. Hoje a comunidade de trabalho online conta com mais de 5,5 milhões de usuários e 350 mil vagas de trabalho, sendo que o Brasil responde por cerca de 30% dessas vagas. Além de sistemas de gestão de processos seletivos, a Trabalhando.com possui também uma divisão de consultoria em recrutamento e seleção/hunting – a Trabalhando Consulting.

Sobre Renato Grinberg
É diretor-geral da Trabalhando.com Brasil, especialista em desenvolvimento de carreira, liderança, gestão de empresas e autor do best-seller A estratégia do olho de tigre (Editora Gente). Graduado inicialmente em música, resolveu ser ele próprio o responsável por dar uma guinada em sua carreira e partiu para os Estados Unidos onde fez uma pós-graduação em marketing na University of California, Los Angeles (UCLA) e posteriormente cursou um MBA na University of Southern California, Marshall School of Business (USC). Desenvolveu, a partir daí, sólida carreira internacional. Trabalhou em grandes empresas como a Sony Pictures e, aos 29 anos, foi selecionado entre centenas de executivos vindos dos mais prestigiados MBAs do mundo inteiro, para trabalhar na Warner Bros., empresa do maior grupo de mídia do planeta, a Time Warner. Participou de seminários ministrados por Franklin Covey e Ken Blanchard, entre outros notáveis, e de diversos cursos de especialização e desenvolvimento durante sua temporada de oito anos nos Estados Unidos.

Com informações da: 
Flávia Ferreira
Gerente de Comunicação e Alianças Trabalhando.com Brasil









Postagem: Blog BUÍQUE DA GENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!