2010 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade (IYB) para ajudar a aumentar a consciencialização sobre a importância da biodiversidade em todo o mundo, salientando a sua importância no nosso bem-estar, reflectindo sobre as conquistas para salvaguardar a biodiversidade e incentivando um redobrar de esforços para reduzir a taxa de perda de biodiversidade.
"A biodiversidade engloba a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta. Assistimos atualmente a uma perda constante da biodiversidade com profundas consequências para o mundo natural e o bem-estar humano. As principais causas são as alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da construção, da exploração de pedreiras, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais. A Europa estabeleceu um objectivo para travar a perda de biodiversidade até 2010. Vários estudos recentes da AEA (Agencia Europeia do Ambiente) mostram que se não forem envidados mais esforços políticos significativos, é improvável que esse objectivo seja atingido" (Fonte: AEA - Agencia Europeia do Ambiente).
A espécie humana é responsável pelo desaparecimento de milhares de espécies. A profunda alteração que as nossas actividades introduziram no planeta implicam a perda contínua da biodiversidade, essencial à manutenção dos equilíbrios na Terra. Temos de inverter esta tendência. Protejamos a biodiversidade protegendo a natureza. Precisaremos da aguda de todos, o nosso planeta clama por socorro.