Internado, Alencar diz a Dilma que está confiante para participar da cerimônia de posse
A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidente eleita, Dilma Rousseff, ao vice-presidente José Alencar, que está internado em São Paulo no hospital Sírio-Libanês, durou cerca de 40 minutos, segundo a assessoria de imprensa do hospital.
Entre 10h40 e 11h20 desta quinta-feira (23), Lula e a presidente eleita conversaram com Alencar sobre política, economia, saúde e negócios.
De acordo com o hospital, Lula lamentou a ausência do vice na sanção da partilha do pré-sal assinada na quarta-feira (22), em Brasília. “Foi uma pena você não estar ontem em Brasília para a sanção da partilha do pré-sal”, teria dito Lula a Alencar.
Para Dilma, o vice-presidente se mostrou confiante de que vai estar presente na posse da nova presidente em 1º de janeiro, em Brasília. “Espero estar lá [na posse] e também que os médicos me liberem para tomar um golinho”, teria dito Alencar. Dilma respondeu: "Estou te esperando lá", de acordo com o hospital.
Alencar também elogiou a escolha dos ministros do governo de Dilma, em especial a permanência de Guido Mantega no Ministério da Fazenda e a escolha do novo presidente do Banco Central, Alexandre Tombini.
Um dos médicos que integra a equipe responsável pelo vice-presidente, Dr. Raul Cutait disse que visitou o vice hoje durante 30 minutos e que Alencar está "superbem" e, inclusive, deram boas risadas.
Boletim
Boletim divulgado às 12h05 desta quinta-feira (23) afirma que José Alencar não está sedado e respira sem ajuda de aparelhos.
Alencar continua internado na UTI do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratamento de hemorragia digestiva, atribuída a tumor no intestino delgado. Durante a noite ele apresentou melhora do quadro, com redução do sangramento. Ele está acordado e deve permanecer na UTI para tratamento médico.
Veja a íntegra do boletim médico:
O Vice-Presidente da República, José Alencar, permanece internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês para tratamento de hemorragia digestiva atribuída a tumor sangrante no intestino delgado.
Durante a noite o paciente apresentou melhora do quadro com redução importante do sangramento; está acordado e deve permanecer na UTI para tratamento médico.
Histórico
Alencar havia recebido alta na última sexta-feira (17) após passar 25 dias internado. No dia 27 de novembro ele foi submetido a uma cirurgia para desobstruir o intestino. Dois dias depois da cirurgia, o vice-presidente piorou da função renal e por isso precisou ser submetido a sessões de hemodiálise, filtração artificial do sangue, até receber alta.
Foi o 16º procedimento cirúrgico do vice-presidente em seus mais de 15 anos de luta contra um câncer na região do abdômen.
As equipes médicas que o acompanham são coordenadas pelos Profs. Drs. Paulo Hoff, Raul Cutait, Ademar Lopes, Roberto Kalil Filho, Paulo Ayroza Galvão, Yana Novis, David Uip e Miguel Srougi.