Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

CULTURA


VIRTUOSI CHEGA A SUA 10ª EDIÇAO EM GRAVATÁ


Festival acontece de 13 a 22 de julho na Igreja Matriz de Sant'Ana

Com patrocínio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Gravatá e Baterias Moura, o festival Virtuosi chega a sua 10ª edição na charmosa cidade de Gravata com uma fina programação musical com instrumentistas de alta qualidade. Com direção musical do maestro Rafael Garcia, o X Virtuosi Gravatá acontece entre os dias 13 a 22 de julho na Igreja Matriz de Sant’Ana com entrada gratuita.

A Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do Maestro Rafael Garcia, abre a programação do X Virtuosi Gravatá nesta sexta-feira (13), a partir das 20h, na Igreja Matriz de Sant’Ana. Sob a direção do Maestro Rafael Garcia, a Orquestra Jovem de Pernambuco terá como solistas Horácio Massone tocando Concerto para Flautin e Cordas de Ernani Aguiar, o violoncelista Claudio Santos tocando Variações sobre um tema Rococó de Peter Tchaikowsky, Ayrton Benck no trompete e Victor Asuncion no piano tocando Concerto para piano e trompete em dó menor, Op 35.

No sábado (14), às 11h, o som da flauta doce do Quinta Essentia Quarteto irá tomar conta da Igreja Matriz de Sant’Ana. O quarteto paulista fará um recital que celebra grandes compositores, à exemplo de Heitor Villa Lobos e Daniel Wolf. O grupo se apresenta com instrumentos de diversas épocas e períodos. Flautas modernas, dá época da renascença e do período barroco. No mesmo dia, às 20h o duo Rafael Altino & Victor Asuncion se apresenta com um programa diversificado: Gaspard de la Nuit de Ravel para piano solo e Sonata de Rachmaninoff para viola e piano.  Domingo (15) às 11h da manhã, mais uma vez o Duo Rafael Altino & Victor Asuncion apresenta o programa Miroirs para piano solo de Ravel e a Sonata nº 2 de Brahms para viola e piano.

O festival recebe na segunda (16) às 20h o recital POVO BRASILEIRO: CANTOS DO NORDESTE com participação do Contracantos & Contraventos sob a regência de Flávio Medeiros. É um concerto musical com elementos teatrais que apresenta a cultura brasileira através de um repertório com peças nordestinas valorizando as diferentes matrizes da formação de nosso povo. O concerto incorpora música vocal e instrumental, aliada a elementos da poesia de cordel, gestos sonoros e ritmos pernambucanos. O programa é baseado em obras musicais de tradição oral: aboios, toadas de maracatu, cirandas, coco, caboclinho e frevo, entre outros.

Na terça (17) às 20h, é a vez do recital violonista Fábio Zanon, um dos maiores violonistas brasileiros de todos os tempos e dos mais influentes da atualidade. Fábio é reconhecido internacionalmente como um dos grandes violonistas da atualidade e atua também como escritor, regente, professor e comunicador. Estudou com Antonio Guedes, Henrique Pinto, Edelton Gloeden e Michael Lewin.Venceu dois dos maiores concursos internacionais de violão em 1996, o “Tárrega”, na Espanha, e o GFA, nos EUA. Recebeu o Prêmio Moinho Santista em 97, Prêmio Carlos Gomes em 2005, Prêmio Bravo! em 2010 e indicado para o Grammy Latino em 2011. É Fellow e Visiting Professor da Royal Academy of Music em Londres desde 2008. Toca nos maiores teatros e festivais e à frente de importantes orquestras em mais de 40 países.

No dia 18 será realizado um recital de música de câmara com alunos do festival e a participação do Quinteto Clóvis Pereira, criado recentemente, que fará sua primeira apresentação em Pernambuco. A programação da quinta (19) segue com uma programação voltada a Hindemith e Schubert com música de câmara com os músicos Lucia Luque no violino, Daniel Espinoza na viola, Claudio Santos no violoncelo, Tais Gomes no contrabaixo e Victor Asuncion no piano.

Na sexta (20), às 20h, com o recital do contratenor João Paulo Ferreira, natural de Garanhuns, que se apresenta pela primeira vez em Pernambuco, desde que se radicou em Portugal. João Paulo Ferreira será acompanhado pelo pianista Victor Asuncion e irá apresentar peças de Montverdi, Vivaldi, Hasse, Schubert e outros. Natural de Garanhuns, João Paulo aos 16 anos cantou profissionalmente em um grupo musical Gaiamálgama formado na sua cidade natal. Iniciou sua carreira internacional com o Nido Delas Artes (International Opera Tour) no México, Panamá, Costa Rica e Colômbia, desenvolvendo um repertório do barroco a canções Brasileiras, Portuguesas, Judias, Mexicanas e Argentinas. Desenvolve intensa atividade em conjunto com o contratenor Luis Peças, com a participação em concertos, recitais e festivais de música. Atualmente, realiza “momentos musicais” dirigidos ao público que visita diariamente o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça.  Aclamado pelas suas interpretações, tem sido convidado por diversos órgãos,  atuando com frequência em França e Inglaterra. 

Às 11h do sábado (21), será a vez do programa “Canto de uma Nação". Palestra e recital se unem sobre as Canções Típicas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos. Projeto aprovado pelo Funcultura traz Marcelo Ferreira, barítono e palestrante, Gleyce Melo, soprano e Vitor Philomeno, pianista. No mesmo dia às 19h, o festival apresenta o programa "Uma Noite na Ópera" com a Orquestra Jovem de Pernambuco tendo como solista Adriane Queiroz, soprano brasileira, que integra o ensemble solista da Ópera de Berlim. Adriana Queiroz já se apresentou com regentes importantes tais como Daniel Barenboimn e Kent Nagano, entre outros. Cantou com a Filarmônica de Berlim a 8ª Sinfonia de Mahler com Pierre Boulez, gravando a mesma obra para a Gramophone alemã. Realiza um trabalho de divulgação da Música brasileira, tendo gravado um CD com Canções de Guarnieri e Mignone.

O festival se encerra no domingo (22) às 11h com o Recital de Alunos do evento.


O Virtuosi é considerado um dos festivais de música erudita mais importantes do Brasil. Este ano ofertou máster classes de violino, viola, cello e contrabaixo gratuitas para estudantes da Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo e Pernambuco.

O X Virtuosi tem o patrocínio do Ministério da Cultura através da lei federal de incentivo fiscal, Prefeitura de Gravatá, Baterias Moura, Hotel Canarius e CEPE.


X VIRTUOSI DE GRAVATÁ
Rafael Garcia, director artístico

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA
13 a 22 de julho de 2018

SEXTA 13|07
20h CONCERTO DE ABERTURA

ANTONIO VIVALDI
Concerto para flautim e cordas em dó maior

ERNANI AGUIAR
Concertino para flautim e cordas
HORACIO MASSONE, flautim

PETER TCHAIKOWSKY
Variações sobre um tema Rococó
CLAUDIO SANTOS, cello

DMITRI SHOSTAKOVICH [1906-1975]
Concerto para piano e trompete em dó menor, Op.35
AYRTON BENCK, trompete
VICTOR ASUNCION, piano

ORQUESTRA JOVEM DE PERNAMBUCO
RAFAEL GARCIA, regente

SÁBADO 14|07
11h QUINTA ESSENCIA QUARTETO

DANIEL WOLFF [1967]
Flautata Doce

RADAMÉS GNATTALI [1906-1988]
Lenda
Seresta nº 1 – Samba

HEITOR VILLA-LOBOS [1887-1959]
Bachianas Brasileiras nº5
Ária (Cantilena)

RADAMÉS GNATTALI [1906-1988]
Cantilena

Quarteto nº 3
1. Marcado - 2. Sem título
3. Sem título - 4. Marcado

HEITOR VILLA-LOBOS [1887-1959]
Choros nº 4
A Lenda do Caboclo

RADAMÉS GNATTALI [1906-1988]
Seresta nº 2
GUSTAVO DE FRANCISCO
RENATA PEREIRA
PEDRO BRUNO
FRANCIELLE PAIXÃO

20h VIOLA & PIANO I

MAURICE RAVEL [1875-1937]
Gaspard de la Nuit

SERGEI RACHMANINOFF [1873-1943]
Sonata para viola e piano em sol menor, Op.19

RAFAEL ALTINO, viola
VICTOR ASUNCION, piano

DOMINGO 15|07
11h O PIANO DE RAVEL

MAURICE RAVEL [1875-1937]
Miroirs

JOHANNES BRAHMS [1833-1897]
Sonata para viola nº 2 em mi bemol maior, Op.120

RAFAEL ALTINO, viola
VICTOR ASUNCION, piano

Programação completa:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!