Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

terça-feira, 27 de março de 2012

MUNDO DA MÚSICA - CENÁRIO SERTANEJO CRESCERÁ AINDA MAIS EM 2012

Sorocaba além de ser artista consagrado é homem de negócios
Revista Eletrônica entrevistou o artista 

Cantor, compositor e produtor musical, Sorocaba vem se destacando também como empreendedor à frente da FS Produções Artísticas, escritório que cuida da carreira de sua dupla (com Fernando), da cantora Tania Mara, do grupo Inimigos da HP e duos Thaeme & Thiago e Jeann & Julio.
 
Neste mês de março chegou às lojas mais um produto da grife Fernando & Sorocaba. O CD e DVD “Ao vivo na Ópera de Arame” foi gravado de forma acústica e conta somente com canções inéditas, à exceção de Teus Segredos, gravada em outros trabalhos da dupla. Além disso, o artista também abre o jogo e dá dica de composições, além de falar sobre seus outros projetos no ramo empresarial. (Por Gustavo Godinho).

UMA REVISTA ELETRÔNICA DO SEGMENTO MUSICAL, SABATINOU O CANTOR E EMPRESÁRIO SOROCABA, ACOMPANHE:

REVISTA: A mídia tem propagado que seu trabalho é 3D mas parece que a história não é bem assim. Qual é a tecnologia que vocês estão usando?
SOROCABA:
Esse projeto realmente não é em 3D. Gravamos esse novo DVD no teatro Ópera de Arame e todos os efeitos que vocês irão ver foram feitos através de mágicas e ilusões de ótica. Trouxemos algo que não tinha sido explorado no Brasil, uma tecnologia chamada MAPPIN 3D. Tiveram momentos em que o teatro virou uma fogueira, depois virou o cenário de Salvador…
REVISATA: Fale um pouco sobre o repertório
SOROCABA:
Foi o trabalho no qual mais gravei músicas de outros compositores. São cinco faixas de outros autores. O trabalho também vem recheado de participações especiais. Luan Santana divide o palco comigo na canção “Everest”. Já a dupla Thaeme & Thiago canta “Perdeu” e o grupo Inimigos da HP transforma o nosso palco em uma grande roda de samba com a canção “Tá Tirando Onda”. Além disso, nesse novo trabalho há o single “É Tenso”, que já está batendo em primeiro lugar em quase todas as paradas do Brasil.
REVISTA: O fato de você gravar composições de outros autores tem a ver com você ter aberto uma editora?
SOROCABA:
Sim. Esse novo DVD de Fernando & Sorocaba já sai editado pela JKF, editora que eu abri recentemente. Minhas outras obras foram editadas pela Pantanal, Rede Pura e Universal e eu senti que estava virando uma bagunça. Tinha música espalhada por todo o lado (risos). Então resolvi fundar a JKF e centralizar tudo em uma editora só. Além disso, estou também editando a obra de novos compositores.
REVISTA: “Ao Vivo na Ópera de Arames” é um projeto acústico. Por que a escolha de seguir esse caminho?
SOROCABA:
O público sertanejo realmente gosta desse formato, que se torna bem intimista. Gravamos esse trabalho de uma forma que conseguimos mostrar os arranjos da forma mais crua e orgânica possível. Não posso deixar de falar também que esse formato já é consolidado pela dupla. O primeiro acústico que fizemos foi um dos discos mais bem sucedidos da nossa carreira.
REVISTA: A arrecadação do Ecad melhorou?
SOROCABA:
O sistemado Ecad é complexo e difícil de entender. Mas, pelo que eu venho acompanhando, sinto que eles estão arrecadando e fiscalizando um pouco mais. Eu acho que está melhorando e tende a melhorar ainda mais esse sistema de arrecadação. Devagar eles estão buscando fórmulas de saber o que realmente está tocando com mais frequência nas paradas de todo o Brasil.
REVISTA: Ainda falando sobre composição, você foi um dos pioneiros neste movimento do sertanejo universitário ao compor com uma linguagem mais do povão. De onde veio essa sacada?
SOROCABA:
A composição é um processo de amadurecimento. Componho desde os 15 anos e o grande desafio nesse ramo é ser diferente e, ao mesmo tempo, ser popular. O grande segredo é escrever frases que não foram faladas, mas sem deixar de agradar o povo.
REVISTA: Como um grande compositor vê o mercado de singles virtuais?
SOROCABA:
Eu acho interessante. O mercado está muito acelerado e os fãs não aguentam ficar um ano sem ouvirem nada de novo do Fernando & Sorocaba. Eu vou lançar o disco agora em março e não posso ficar sem lançar nada até março de 2013. As pessoas não aceitam isso e o mercado está dinâmico. No segundo semestre vamos lançar uma música com participação especial, gravando até um vídeo clipe.
REVISTA: Além de ser cantor e compositor, você também é empresário e está à frente do escritório FS Produções. Quais os produtos que você, juntamente com sua equipe, gerenciam?
SOROCABA:
Fernando & Sorocaba, Thaeme & Tiago, Inimigos da Hp, Tânia Mara e Jean & Julio.
REVISTA: Como é trabalhar Inimigos e Tânia Mara, duas grifes diferentes do estilo sertanejo?
SOROCABA:
Inimigos é um produto do que tem total ligação com o sertanejo. Eles tem boa penetração em feiras agropecuárias e festas de peão. Um dos poucos grupos de samba que tem essa penetração, aliás. Já a Tânia Mara é realmente um produto diferenciado. Estamos fechando parcerias para colocá-la num circuito de shows românticos e intimistas.
REVISTA: Você tem participação na carreira do Luan Santana, mas ele não faz parte do seu escritório. Por que isso acontece?
SOROCABA:
Luan Santana é gerenciado pela LS Music. Minha participação na carreira dele fica por conta do lance de produção musical e repertório. Além disso, tenho uma participação no escritório dele também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!