SESC LER BUÍQUE PROMOVE RODA DE CONVERSA NESTA QUARTA-FEIRA
Campanha mundial de prevenção de suicídio, o “Setembro Amarelo” é tema do encontro que será realizado no CRAS Vila do Posto, a partir das 14h30
A Organização Mundial da Saúde (OMG) estima que a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo e que a cada três segundos alguém tenta contra a própria vida. Os números chamam a atenção para um grave e, muitas vezes, silencioso problema. Com o intuito de dar visibilidade ao tema, em todo o mundo está sendo realizada a campanha “Setembro Amarelo”. Nesta quarta (18/09), o Sesc Ler Buíque promove roda de conversa para falar sobre o assunto.
A ação, que é gratuita, será realizada a partir das 14h30, no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Vila do Posto .“O suicídio é uma temática delicada e entendemos que o melhor caminho para acessar as pessoas e poder ajudá-las é através do estabelecimento do diálogo informativo e acolhedor”, comenta a assistente social do Sesc Ler Buíque Claudia Hofmann. A roda de conversa será conduzida pela psicopedagoga Érica Leite e conta com a parceria da ONG Falarty e da Secretaria Municipal de Saúde.
O suicídio no Brasil – Os números de mortes por esta causa preocupam. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima nove em cada dez mortes por suicídio poderiam ser evitadas. Quase um milhão de casos de óbito por suicídio são registrados no mundo por ano. No Brasil, chegam a 12 mil no mesmo período. É importante destacar que o número tende a ser ainda maior, haja vista a evidente subnotificação. Em quase sua totalidade os casos de óbito estão relacionados a transtornos mentais (depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias), muitas vezes não diagnosticados, tratados de maneira inadequada ou não tratados de forma alguma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.
O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.
Agradecemos por acessar!