Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

CARNAVAL DE BUÍQUE


BLOCO AS CARMELITAS COMEÇA A FOLIA DE MOMO EM BUÍQUE NESTA SEXTA

Está marcada para o início da noite desta sexta-feira 1º de março a concentração a partir das 18 horas do Bloco que trás, alegria e irreverência em Buíque. Considerado a maior agremiação carnavalesca da cidade, responsável por reunir grande quantidade de adeptos e dar início aos festejos de momo oficial da cidade.

Neste ano de 2019 o Bloco As Carmelitas completa 23 anos de folia e magia no carnaval de Rua em Buíque. A festa para saudar tantos anos de alegria e irreverência terá concentração e percurso com paredões de som automotivo. No paredão principal que vai puxar o bloco terá a animação contagiante do Dj Jakarezinho Muy-Loko,ele que é bastante conhecido na região, o Dj trás um repertório super atualizado que não deixará ninguém parado.

Os paredões funcionarão das 17h00min até as 23h00min por determinação da direção do bloco e da organização do carnaval para não atrapalhar os shows de início do carnaval que acontecem na Praça de Eventos São Sebastião. Lá não será permitido som automotivo.

Na referida Praça de Eventos QG do Frevo o bloco As Carmelitas será recepcionado com grandes shows, onde se apresentarão o cantor Kako Bala e Oh! Sakode, e Djhonny Play. A festa está prevista para se encerras às 02h00min da madrugada do sábado de Zé Pereira. 

Não vai faltar folia em Buíque neste carnaval. Tem alegria e diversão com atrações musicais para todos os gostos.



quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

HOMENAGEADO


BUÍQUE HOMENAGEARÁ O MESTRE DIÁ (Francisco Bonifácio da Silva) NO CARNAVAL DESTE ANO DE 2019

Vindo de família humilde e tradicional, tendo como Pai Antônio Bonifácio da Silva (Agricultor/Pedreiro) e Josefa Francelina da Silva (Agricultora/Dona de Casa).

O mestre Diá foi o sexto filho dentre os 09 do casal acima citados, que se destacou como músico, professor de música em Bandas de Fanfarra, fundador do Bloco Turma da Pitú. Foi ele o primeiro a fundamentar o Bloco Foliões Para Sempre com homenagens, levando sempre frevo, samba e alegria carnavalesca para foliões buiquenses.

Diá, partiu para levar alegria lá no céu e deixou um grande legado entre a família, inspiração entre amigos. Nada mais célebre poderia traduzir a alegria desta homenagem vinda por parte do governo municipal a uma pessoa super do bem que marcou e fez a história acontecer com o seu trombone de vara.


Não podei dizer menos ou mais, apenas que ele é e sempre será lembrado por sua alegria, como irmão e digo, foi dos melhores, amigo, esposo e pai.

Salve...Salve Carnaval!
Salve... Salve Eterno Diá!



PROGRAMAÇÃO DE CARNAVAL


BUÍQUE DIVULGA A PROGRAMAÇÃO DO MAIOR E MAIS SEGURO CARNAVAL DO INTERIOR DE PERNAMBUCO

A Prefeitura de Buíque divulgou no início da tarde desta quarta-feira 20/02/2019 a programação Oficial do maior e mais seguro Carnaval do Interior de Pernambuco.

Após quase 11 anos fora do circuito cultural, Buíque volta a ser cidade Pólo. O gestor Arquimedes Guedes Valença mostra a que veio e realmente cumpriu o que prometeu, resgatar nossas tradições.


Parabéns ao Prefeito Arquimedes e todos os que se empenharam em fazer e tornar nossa cidade uma das cidades Pólo do Carnaval Pernambucano.

Confira a programação:

Obs.: Ainda estão faltando algumas das atrações a serem inseridas, aguardamos a lista com as atrações da Secretaria de Cultura do Estrado.



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

TRAGÉDIA


JOVEM COMETE SUICÍDIO POR ENFORCAMENTO EM BUÍQUE

Por volta das 14h30min da tarde desta terça-feira - 12/02, fomos surpreendidos com a trágica e triste notícia de uma jovem que cometeu suicídio, tendo sido encontrada já sem vida pendurada por lençol envolvido em seu pescoço no quintal de casa. Segundo informações, Maria Clara Lopes Pereira de 17 anos de idade estaria no quintal lavando roupas quando foi encontrada por sua mãe. A jovem é filha do farmacêutico Mário Jorge e da Artesã Quitéria Lopes.

Aparentemente segundo familiares, a jovem Maria Clara estava bem, não apresentou nenhum comportamento estranho nos últimos dias. Lamentamos o ocorrido, prestamos aqui a nossa solidariedade para com todos os familiares.


SAÚDE


Atenção gestores: termina dia 15/2 indicações de municípios para o PSE



Até o momento, 3.927 cidades finalizaram o credenciamento para desenvolverem ações de educação no âmbito do PSE
Gestores públicos de 1.643 municípios têm até a próxima sexta-feira (15/02) para sinalizar o interesse em participar do Programa Saúde na Escola (PSE). As inscrições estão abertas desde o dia 19 de novembro do ano passado. Até o momento, 3.881 cidades indicaram escolas que realizarão, por dois anos, atividades de educação em saúde nas escolas públicas. Entre os doze temas que deverão ser abordados na escola estão o incentivo à atividade física, combate ao aedes e atualização da situação vacinal de alunos e professores.
“A expectativa é que o PSE atenda o maior número de estudantes com monitoramento mensal pelos profissionais de saúde dos municípios”, explica a Michele Lessa, a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde. 
A partir deste ano, para participar do Saúde na Escola, os gestores municipais devem indicar especificamente as escolas e não mais o nível de ensino. Desta forma, em conjunto com as equipes da atenção básica, as instituições assumem o compromisso de desenvolver atividades envolvendo doze ações para o cuidado à saúde no ambiente escolar. As estratégias estão previstas na Portaria nº 1.055 de 2017 e podem ser combinadas, levando em consideração o nível de ensino, as demandas das escolas, do território e a análise de situação de saúde do território.

O credenciamento é feito no site e-Gestor Atenção Básica, espaço para informação e acesso aos sistemas da Atenção Básica. O acesso deve ser feito com CPF e senha do perfil cadastrado como “gestor municipal” vinculado ao “módulo PSE”. Caso o gestor não tenha entrada habilitada ou perfil no módulo PSE, é o CNPJ e a senha do Fundo Municipal de Saúde que deve gerenciar o cadastro.

O Ministério da Saúde acompanhará o desempenho dos municípios por meio do registro de ações do programa e indicadores de resultados descritos no Sistema de Informação da Atenção Básica (SISAB). Caso os recursos não sejam integralmente executados, os valores deverão ser devolvidos.
SAÚDE NA ESCOLA

Criado em 2007 pelo governo federal, o Programa Saúde na Escola surgiu como uma política intersetorial entre os ministérios da Saúde e da Educação, com o objetivo de promover qualidade de vida aos estudantes da rede pública de ensino por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. 
O investimento anual do Governo Federal no último ciclo do PSE foi de R$ 89 milhões. Mais de 90% dos municípios brasileiros aderiram ao Programa. As ações envolveram um universo de 20 milhões de estudantes de 85.706 escolas e mais de 36 mil equipes da atenção básica do SUS.