Grandes empresas já devem estar cadastradas no
eSocial
Até o dia 28 de
fevereiro, o sistema receberá as informações cadastrais dos empregadores e as
relativas às suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, entre
outras.
O eSocial começou a funcionar
no dia 8 de janeiro para empregadores que têm faturamento superior
a R$ 78 milhões e
já se tornou um marco na
rotina de várias empresas. O Sistema de Escrituração Digital das
Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é uma ferramenta inovadora que substitui diversas obrigações
acessórias existentes atualmente. “Com isso a proposta do eSocial é a de
simplificação dos processos e eliminação da redundância, além do aumento da
eficiência dos Órgãos fiscalizadores a partir da unicidade das informações
prestadas” afirmou a Diretora Executiva do Arruda Cabral Advocacia,
Denize Moraes.
Até o dia 28 de fevereiro, o
sistema receberá as informações cadastrais dos empregadores e as relativas às
suas tabelas, tais como estabelecimentos, rubricas, cargos, entre outras. A
partir de março as empresas passam a ser obrigadas a enviar informações
relativas aos trabalhadores e seus vínculos, além dos eventos não periódicos,
como admissões, afastamentos e desligamentos.
De acordo com pesquisa
realizada pelo Governo Federal, apenas 36,7% das empresas efetuaram a
qualificação de seus trabalhadores, 63,3% declararam que não fizeram ou
desconhecem o que é a Qualificação Cadastral que é feita através de um
aplicativo, onde são identificadas possíveis divergências entre os cadastros
internos das empresas, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o Cadastro
Nacional de Informações Sociais (CNIS). De acordo com Denize, para implantar o eSocial nas empresas é
necessário um planejamento estratégico. “Os gestores precisam ser
sensibilizados da importância dessa nova obrigação, que compreenderá a
observância de diversas legislações para seu fiel cumprimento, evitando assim
sanções que implicarão no aumento de um passivo fiscal” explica.
O eSocial tem evoluído em
etapas e o envio das informações em fases se dá em atendimento do governo às
solicitações de empresas e de confederações participantes do projeto. “Apesar da proposta ser simplificar, inicialmente a obrigação é
tida como complexa por especialistas de todo o país. O preenchimento dos
formulários requer muita atenção por parte das empresas, que estarão colocando
suas rotinas e processos internos numa espécie de portal da transparência com a
transmissão de alguns dados nunca antes informados ao Governo” diz a Diretora
do Escritório Arruda Cabral.
A partir de julho é a vez das demais empresas, inclusive os
Microempreendedores Individuais que tenham um empregado, a realizarem os seus
cadastros. Finalizando o cronograma, os Órgãos Públicos devem iniciar o seu
cadastramento em janeiro de 2019.
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