Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

SAÚDE PÚBLICA

CALAMIDADE EM BUÍQUE
São Domingos – Possível epidemia de Chikungunya, Dengue e Zica afeta grande parte de moradores da Vila Ganumbi. 

Antes mesmo de ser decretado estado de emergência devido ao Aedes Aegypti em todo o estado de Pernambucano. Cidades inteiras sofrem as conseqüências da Chikungunya, Dengue e Zika. Serão 180 dias a contar da data de hoje dia 1º de dezembro.

Com o decreto de emergência, o estado e o município podem contratar serviços com dispensa de licitação e servidores temporários enquanto durar o estado de emergência, além de poder convocar mais facilmente servidores de outras secretarias para auxiliarem nos serviços necessários.

As secretarias municipal e estadual de saúde vão ser responsáveis por coordenar os trabalhos de combate ao mosquito e à proliferação das doenças.

Na cidade de Buíque a cerca de 280 km do Recife, o Povoado vila de Guanumbi – São Domingos diversas pessoas encontram-se doentes com sintomas relacionados aos problemas causados pelo Chikungunya, Dengue e Zika. Segundo as informações que os moradores nos relataram, quase todo o povoado encontra-se com problemas e possivelmente é um surto, pois, mesmo não tendo sido notificado, há duas possíveis mortes por decorrência das complicações.

São pessoas bastante conhecidas, Seu Neris que foi sepultado as 10h00min desta terça-feira e o Senhor Sebastião Luiz Pereira (Seu Dão) que foi sepultado as 16h00min no cemitério de São Domingos.

Creio que não devemos chamar atenção das autoridades locais já que é uma possível epidemia e cabem ao mesmo, Secretaria de Saúde, Agentes de endemias se mobilizarem com relação, já que é de dever obrigatório, averiguar e tomar precauções.

Segundo relatos dos moradores de Vila de Guanumbi – é o de que a cidade de Buíque não dispõe de estrutura para acolher a demanda da população que está procurando as unidades de saúde da cidade de Arcoverde e Pedra.

A população de Vila de Guanumbi – São Domingos faz apelo e clama por ações do poder público municipal e às autoridades locais para que tomem as devidas medidas em socorro e ajuda aos moradores da localidade.

O número de casos de dengue cresceu neste ano. Até o dia 14 de novembro, foram notificados 119.646 ocorrências em todo o estado, enquanto no mesmo período no ano passado foram 17.702 notificações. O número de casos confirmados foi de 42.781 este ano, enquanto em 2014 foram 6.573 neste mesmo período.

Antes de tudo, deixamos aqui bem claro que a melhor forma de combater o mosquito é redobrando os cuidados primeiramente, dentro de nossas casas, tampando caixas d’água e não deixando água parada exposta, verificar vasos de plantas, pneus velhos, vasilhames de garrafas e etc.




O CUIDADO COMEÇA EM NOSSA CASA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.

O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.

Agradecemos por acessar!