(Zabé toca na gruta em que morou por 25 anos)
Nascida pernambucana, filha natural de Buíque, foi para Paraíba ainda menina. Camponesa do sertão, irmã de 15 irmãos (sendo que 8 morreram de fome, sede ou doença)Isabel Marques da Silva sempre utilizou a enxada como instrumento de trabalho. Aprendeu a tocar Pife aos 7 anos, com o irmão Aristides, de quem não se sabe o paradeiro.
E quem disse que a tristeza faz parte da rotina desta senhora de 84 anos? A figura incrível conserva um carisma impressionante e incrível vitalidade! Apesar de as agruras da vida não terem parado só nas já citadas. Com o marido falecido e filhos para criar, a casa de Zabé desmoronou e, sem dinheiro, se viu obrigada a levar a família para dentro de uma gruta, onde morou por 25 anos (!!!). No interior, as grutas são também chamadas de loca e, por isso, Isabel passou a ser conhecida como Zabé da Loca.
Plantando para comer e levando a vida como podia, ensinou aos filhos a arte de tirar som da taboca. Hoje ela vive em um assentamento e recebe uma miúda pensão do estado da Paraíba por serviços cultuais prestados.
Já foi homenageada pela banda Cabruêra e pelo músico Chico César. Recentemente, lançou cd tocando o Pife, instrumento que, por utilizar o fôlego, dificilmente é tocado por idosos. Zabé não para!
Quer saber mais?
Visite meu orkut e assista aos vídeos de Zabé da Loca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.
O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.
Agradecemos por acessar!