Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

terça-feira, 30 de abril de 2019

AGRICULTURA


Sociedade civil assume presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CDS/PE)


Secretário de Desenvolvimento Agrário, Dilson Peixoto, foi empossado como vice-presidente

A sociedade civil assumiu, nesta terça-feira (30), a presidência do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Pernambuco (CDS/PE) para o biênio 2019/2020. O novo presidente, Germano Barros, que está à frente do Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA), foi eleito por unanimidade. O secretário de Desenvolvimento Agrário (SDA), Dilson Peixoto, por sua vez, foi empossado como vice-presidente, tendo como suplente o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves.

A cerimônia foi realizada no auditório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), na presença de autoridades federais, estaduais, municipais, movimentos sociais, movimentos ligados à terra e representações da agricultura familiar. A presidência e a vice-presidência do CDS/PE são exercidas, respectivamente, por um representante do governo ou da sociedade civil eleitos, alternadamente, a cada dois anos.

O novo presidente, Germano Barros, afirmou se empenhar para que o conselho possa cumprir seu papel de controle social de monitoramento das políticas públicas de desenvolvimento sustentável, sobretudo na atual conjuntura do País. 

“Diante do decreto do presidente Bolsonaro que extingue o conselho nacional e extermina a política de participação social, esperamos ter um conselho pujante, forte, para incidir nas políticas públicas de desenvolvimento sustentável do Estado”, pontuou.

Entre as principais prioridades, está a atuação do Conselho na incidência política no Plano Plurianual do Estado, prioritariamente os programas, projetos e ações relacionados com agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável de Pernambuco; ampliar e qualificar o diálogo com as secretarias estaduais e Assembléia Legislativa, além de promover um amplo diálogo com os conselhos e outros espaços de controle social das políticas públicas.

“Esse foi um evento de muita importância por demonstrar que, diferentemente do que ocorre no cenário nacional, em Pernambuco não há a menor possibilidade de extinção do Conselho. Também é uma demonstração política do Governo do Estado em promover o fortalecimento do Conselho, que tem papel fundamental para contribuir no planejamento e no acompanhamento das ações de desenvolvimento rural sustentável de Pernambuco”, afirmou o secretário Dílson Peixoto.

Ao final do evento, foi entregue um documento às autoridades presentes: a agenda política estratégica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável para o mandato presidido pela sociedade civil no biênio 2019/2020.

Participaram do evento o deputado estadual Doriel Barros; o representante do deputado estadual Isaltino Nascimento, Bruno José; a secretária da Mulher de Pernambuco, Sílvia Cordeiro; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertoti; o representante da Secretaria de Planejamento e Gestão, Adilson Gomes; os representantes da Superintendência Federal do Ministério da Agricultura, Artur de Lucena e Caio França; o secretário executivo de Agricultura Familiar da SDA, Gleybson Neves; o presidente e o gerente financeiro do Iterpe, respectivamente Altair Correia e José Cláudio, dentre outros.

CDS/PE - O Conselho Estadual de Desenvolvimento Sustentável (CDS/PE) foi instituído pelo Decreto nº 23.346, de 18 de junho de 2001. É um órgão colegiado, paritário, consultivo e deliberativo, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrária (SDA) e constituído por representantes de instituições governamentais e da sociedade civil.



MEDICINA


Novo Código de Ética Médica estabelece limites, compromissos e direitos para profissionais e pacientes no País

O respeito à autonomia do paciente, inclusive na fase da terminalidade da vida; a preservação do sigilo profissional na relação entre médico e paciente; o direito de o médico exercer a profissão de acordo com sua consciência; e a possibilidade de recusa de atender em locais com condições precárias, que expõem ao risco pacientes e profissionais. Esses são alguns dos pontos do novo Código de Ética Médica (CEM) do Conselho Federal de Medicina (CFM) que entra em vigência HOJE, terça-feira (30) de abril.

Trata-se da versão atualizada de um conjunto de princípios que estabelece os limites, os compromissos e os direitos assumidos pelos médicos no exercício da profissão. O documento é o resultado de um processo de quase três anos de discussões e análises que atualizaram a versão anterior que vigorava desde abril de 2010 (Resolução CFM Nº 1.931/2009).

Os debates, que foram abertos à participação de toda a categoria médica – seja por meio de entidades ou pela manifestação individual dos profissionais – permitiram modernizar o texto anterior, incorporando artigos que contemplam mudanças decorrentes de avanços científicos e tecnológicos, assim como novos contextos na relação em sociedade.

Em Pernambuco – Cerca de 60 representantes das Comissões Estaduais de Revisão do Código de Ética Médica da Região Nordeste contribuíram, no dia 25 de outubro, com o amplo debate da atualização do Código de Ética Médica, em Recife (PE). O Encontro Regional Nordeste foi o primeiro de uma série de três – em São Paulo e Brasília, que tiveram o mesmo objetivo. Juntos, os delegados estaduais e a Comissão Nacional de Revisão do Código de Ética Médica fizeram a triagem das propostas apresentadas. As que passaram pelo crivo foram submetidas a uma segunda análise, desta vez na esfera nacional.

Avanços – Para facilitar a compreensão das novas diretrizes, o novo texto mantém o mesmo número de capítulos, que abordam princípios, direitos e deveres dos médicos. Entre as principais novidades está o respeito ao médico com deficiência ou doença crônica, assegurando-lhe o direito de exercer suas atividades profissionais nos limites de sua capacidade e também sem colocar em risco a vida e a saúde de seus pacientes. Também ficou definido que o uso das mídias sociais pelos médicos será regulado por meio de resoluções específicas, o que valerá também para a oferta de serviços médicos à distância mediados por tecnologia.

Placebo e Sigilo - No âmbito das pesquisas em medicina, o novo Código de Ética Médica manteve a proibição do uso do placebo de maneira isolada em experimentos, quando houver método profilático ou terapêutico eficaz. Outro avanço incorporado ao Código é a obrigação da elaboração do sumário de alta e entrega ao paciente quando solicitado (documento importante por facilitar a transição do cuidado de uma forma mais segura, orientando a continuidade do tratamento do paciente e realizando a comunicação entre os profissionais e entre serviços médicos de diferentes naturezas).

Da mesma forma, o CEM autoriza o médico, quando for requisitado judicialmente, a encaminhar cópias do prontuário sob sua guarda diretamente ao juízo requisitante. No código anterior, esse documento deveria ser disponibilizado ao perito médico nomeado pelo juiz.

Tradição – O processo de revisão do CEM aliou o espírito inovador à preservação dos princípios deontológicos da profissão, possibilitando a discussão, avaliação e manutenção de avanços instituídos no código de 2009 e dos princípios basilares da atividade médica previstos em versões anteriores e na história da ética médica. Entre as diretrizes mantidas, estão a consideração à autonomia do paciente e o respeito à sua dignidade quando em estado terminal, a preservação do sigilo médico-paciente e a proteção contra conflitos de interesse na atividade médica, de pesquisa e docência.

Diretrizes - Com o intuito de assegurar o cumprimento do Ato Médico, o Código de Ética garante ainda a valorização do prontuário como principal documento da relação profissional; a proibição à cobrança de honorários de pacientes assistidos em instituições que se destinam à prestação de serviços públicos; e o reforço à necessidade de o médico denunciar aos CRMs aquelas instituições públicas ou privadas que não ofereçam condições adequadas para o exercício profissional ou não remunerem digna e justamente a categoria.




segunda-feira, 15 de abril de 2019

FAMÍLIA


BUSCA POR PARENTES EM BUÍQUE

O Senhor Ulicio Bezerra Cavalcanti Está em busca de seus parentes, ele saiu de Buíque no ano de 1959 com 17 anos de idade, há 60 anos. Atualmente ele tem 77 anos ele que residia no sítio Serra do Boi.
Hoje residente da cidade de Parapuã - SP. O Senhor Ulicio não tem contato com seus irmãos e nenhum outro parente desde que saiu de Buíque.

Ao ouvir os relatos e o desejo de reencontrar os parentes do Senhor Ulicio, seu filho João da Silva Bezerra, entrou em contato com a nossa redação para tentar encontrá-los através desse nosso canal que já tem ajudado muitas outras pessoas.

Ulicio Bezerra Cavalcanti (Busca por seus parentes em Buíque).

Filho de:

Pai: Manoel Bezerra Cavalcanti
Mãe: Júlia Bezerra Cavalcanti

Seus Irmãos se chamam:

Felix Bezerra Cavalcanti,
Olondrina Bezerra Cavalcanti,
Maria Bezerra Cavalcanti,
Senhorinha Bezerra Cavalcanti,
Lourdes Bezerra Cavalcanti

Do que se recorda o Senhor Ulicio Bezerra Cavalcanti é que residia na localidade conhecida como SERRA DO CATIMBAU segundo especificou seu filho João ao nos informar a respeito.

Caso alguém conheça alguém dos irmãos ou pelo nome dos Pais, entrem em contato com o filho do Senhor Ulicio, João da silva Bezerra através do Wats App 019 9.7131-6686.

Qualquer informação é de grande ajuda para que essa família possa se reencontrar depois de tanto tempo, sem notícias.




terça-feira, 2 de abril de 2019

PAIXÃO DE CRISTO 2019


Paixão de Cristo de Nova Jerusalém deve atrair mais de 50 mil pessoas

Durante a Semana Santa, a cidade-teatro de Nova Jerusalém, localizada no município do Brejo da Madre de Deus, agreste de Pernambuco, a 180 km do Recife, deverá receber mais de 50 mil pessoas para assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo no maior teatro ao ar livre do mundo, segundo estimativa dos organizadores. A temporada de 2019 acontecerá de 13 a 20 de abril.

Na peça teatral, que este ano completa 52 anos de história, a vida de Jesus é contada em nove palcos-plateia com uma arrojada cenografia que reproduz lugarejos, ambientes e prédios da Jerusalém dos tempos de Cristo, como o Templo, Fórum Romano, o Palácio de Herodes e o Monte do Calvário. Além disso, um rico figurino e efeitos especiais de última geração completam a grandiosidade do espetáculo. A encenação tem início com a cena do Sermão da Montanha e termina com a espetacular ascensão de Cristo aos céus. A peça começa diariamente às 18h, mas os portões são abertos ao público às 16h.

Outro ponto alto da Paixão de Cristo é o elenco de artistas formado por destacados atores e atrizes que conferem à encenação uma carga dramática intensa por meio de interpretações magistrais que emocionam e dão força ao realismo das cenas. Como acontece todos os anos, a encenação contará em 2019 com a participação de artistas conhecidos da teledramaturgia nacional como Juliano Cazarré (Jesus), Priscila Fantin (Maria), Ricardo Tozzi (Herodes), Gabriel Braga Nunes (Pilatos) e Bruno Lopes (Apóstolo João).

Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por mais de 50 atores e atrizes pernambucanos, entre os quais se destacam Ricardo Mourão (Caifás), Nínive Caldas (Madalena), José Barbosa (Judas), Júlio Rocha (Pedro) Rafaella Carvalho (Herodíades).

Ao todo, 450 atores e figurantes atuam no espetáculo sob a direção artística de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Além disso, a Paixão agrega cerca de 600 profissionais incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contras regras, maquiadores, cabeleireiros, e costureiras, entre outros.

Segundo o presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova, Robinson Pacheco, que também é o coordenador geral da peça, boa parte desses profissionais trabalham o ano todo para que, durante a temporada, tudo fique perfeito. “Desde o início, quando as encenações aconteciam nas ruas da Vila de Fazenda Nova, o espetáculo é realizado com muito suor, muita dedicação e comprometimento de todos os envolvidos. Nós nos esmeramos na riqueza dos detalhes e no realismo das cenas a fim de proporcionar ao nosso público uma viagem no tempo, na qual as pessoas possam viver emoções como se estivessem presenciando os fatos que aconteceram há mais de dois mil anos”, afirma Pacheco.

O esforço e a seriedade empreendidos na montagem da Paixão de Cristo traduzem-se na satisfação revelada pelo público nas pesquisas de opinião. Todos os anos, cerca de 98% dos pesquisados consideram o espetáculo ótimo ou bom. Além disso, quase 50% do público retornam para assistir a Paixão pelo menos mais uma vez. Não é sem motivos, portanto, que, ao longo dos seus mais de 50 anos de história, a Paixão de Cristo já registra um público acumulado de aproximadamente 3,8 milhões de expectadores. 

A maior parte do público chega em ônibus de turismo e vans que é a forma mais fácil e cômoda de ir à Nova Jerusalém. Esses serviços de traslados têm preços variados e podem ser encontrados no Google ou Facebook. Existem também iniciativas independentes de grupos de amigos, igrejas, clubes e associações que formam caravanas para assistir ao espetáculo. Muitas pessoas também chegam de automóvel até a Nova Jerusalém. A estrada que liga a cidade-teatro à capital pernambucana e ao município de Caruaru é duplicada em sua quase totalidade, oferecendo conforto e segurança para os viajantes. 

Além disso, os turistas de qualquer parte do Brasil, que optarem por pacotes de hospedagem no Recife ou na paradisíaca praia de Porto de Galinhas (PE), podem adquirir o passeio para assistir ao espetáculo oferecido pela Luck Viagens (81 3366-6222 – www.luckviagens.com.br), lojas da CVC em todo Brasil e outras agências de viagens. O pacote inclui transporte de ida e volta em ônibus especial para turismo, guia turístico e parada na famosa feira de Caruaru para conhecer o artesanato regional e saborear uma deliciosa tapioca. No Recife, o ônibus sai do aeroporto e, em Porto de Galinhas, o turista tem acesso ao transporte nos hotéis e pousadas. 

Para os que buscam viver emoções mais fortes, a Pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro de Nova Jerusalém, oferece pacotes para os turistas que desejam não só assistir, mas também sonham em entrar em cena junto com os atores do espetáculo. São dois dias de hospedagem, nos quais os turistas assistem à peça no primeiro dia e, no segundo, atuam como figurantes juntamente com todo o elenco (Pousada da Paixão, 81 3732-1574www.pousadadapaixao.com.br). Ou pelos celulares – Vivo (81) 9 8239-4764 / Tim (81) 9 9673-0815.

As entradas para o espetáculo, que já estão à venda pelo site oficial (www.novajerusalem.com.br) custam de R$ 100,00 a R$ 120,00, dependendo do dia, com meia-entrada para estudantes, professores de Pernambuco e público de até 14 anos. Nas compras feitas pelo site, o valor do ingresso poderá ser parcelado em até 12 vezes nos cartões de créditos. Veja abaixo os pontos de venda físicos:

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém
Pontos de Vendas

Campina Grande-PB                João Pessoa-PB
Manoel da Carne de Sol             Luck Viagens

Caruaru-PE                               Monteiro-PB
Fábrica da Moda                       Churrascaria Cariri
Lojas MC Rosal
Polo Caruaru                              Santa Cruz do Capibaribe-PE
Caruaru Shopping                     MC Rosal
Shopping Difusora                    Transbraz Viagens e Turismo

São José do Egito-PE              Surubim-PE
Transbraz Viagens                     Cia Viagens e Turismo

Recife-PE                                  Brejo da Madre deDeus-PE
Luck Viagens                             Adriana Viagens                
Shopping Center Recife
Shopping Rio Mar
Livraria Jaqueira