Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

terça-feira, 26 de dezembro de 2017

COMÉRCIO E TRABALHO

Empresas devem se adequar ao eSocial
A plataforma integrará a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores

O ano de 2018 será um marco na rotina de várias empresas graças a implantação do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Através dele, os empregadores passarão a comunicar ao Governo Federal, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS. O eSocial tem como prazo oficial de vigência dia oito de janeiro de 2018, para empresas com faturamento acima de 78 milhões no ano de 2016 e julho de 2018, para as demais. A plataforma integrará a rotina de mais de 8 milhões de empresas e 40 milhões de trabalhadores.

Através do sistema, informações obrigatórias trabalhistas, previdenciárias e fiscais, serão repassadas aos diversos órgãos partícipes (Receita Federal, Caixa Econômica, INSS e Ministério do Trabalho). “Desta forma, progressivamente, serão reduzidas as burocracias empresariais, substituindo o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separadamente, pois se estima a substituição de aproximadamente 15 obrigações acessórias” afirmou a Diretora Executiva do Arruda Cabral Advocacia, Denize Moraes.

Na prática, o eSocial surgiu para transformar em formato digital a prestação de informações que hoje é feita de maneira muitas vezes redundante. “Alguns dados importantes são registrados ainda em papel ou em sistemas complexos de vários órgãos públicos, com a evolução tecnológica, o avanço da comunicação entre os bancos de dados e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) da Receita Federal, a promessa é simplificar e racionalizar as informações prestadas pelos empregadores” explica a diretora.
Quem não seguir a nova medida estará sujeito às mesmas penalidades aplicadas hoje pelo descumprimento das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas de acordo com as legislações já vigentes, porém com uma fiscalização muito mais assertiva, rápida e eletrônica, através do cruzamento das informações prestadas. “As empresas que não transmitirem as informações ficarão impedidas de emitirem as certidões de regularidade fiscal. O eSocial é uma base centralizada e repleta de informações detalhadas, que permite ao fisco automatizar seus processos de fiscalização, agilizando a identificação de possíveis irregularidades e autuações por parte da Administração Pública” afirma Denize.

A Diretora e consultora empresarial destaca que os gestores devem ficar atentos aos detalhes dessa nova obrigação fiscal, que compreende aproximadamente 40 micros declarações, para identificar o que é preciso mudar na rotina das empresas. “Apesar da proposta ser simplificar, inicialmente a obrigação é tida como complexa por especialistas de todo o país. O preenchimento dos formulários requer muita atenção por parte das empresas, que estarão colocando suas rotinas e processos internos numa espécie de portal da transparência com a transmissão de alguns dados nunca antes informados ao Governo”.
O eSocial vem para impactar a rotina das empresas, alterando seus processos internos e o de vários departamentos envolvidos não apenas o departamento de pessoal e RH, mas o de Saúde e Segurança do Trabalho, o financeiro, o contábil, e até o departamento jurídico. “Será necessário informar em tabela específica os processos judiciais e administrativos que trazem impactos diretos na apuração dos impostos e contribuições previdenciárias, reduzindo, significativamente, os processos posteriores de restituição e compensação dos créditos tributários” completa a consultora.


De acordo com Denize, para implantar o eSocial nas empresas será necessário um planejamento estratégico. “Os gestores precisam ser sensibilizados da importância dessa nova obrigação, que compreenderá a observância de diversas legislações para seu fiel cumprimento, evitando assim sanções que implicarão no aumento de um passivo fiscal” finaliza.


terça-feira, 19 de dezembro de 2017

EDUCAÇÃO

Sesc Ler Buíque inicia em janeiro matrículas para Educação de Jovens e Adultos

Serão oferecidas vagas para Alfabetização e Ensino Fundamental até o 4º Ano

O Sesc Ler Buíque inicia no dia 2 de janeiro o período de matrículas para as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2018. Serão oferecidas vagas para Alfabetização e Educação Fundamental. Ao todo, são 75 vagas, distribuídas para a Alfabetização, para a primeira fase do Ensino Fundamental, que compreende o 1º e o 2º Ano, e a segunda fase, relativa ao 3º e ao 4º Ano.

Para se matricular, os interessados podem procurar o Ponto de Atendimento do Sesc Ler Buíque, que fica na Rua Projetada, S/N, no bairro Frei Damião, das 8h às 12h e das 14h às 17h. É necessário ter no mínimo 15 anos de idade e apresentar a Carteira de Identidade, o CPF e um comprovante de residência. A matrícula é gratuita e não há cobrança de mensalidades.

O aluno da EJA tem direito ainda ao material didático, fardamento, refeição, aulas de Informática e atividades recreativas. O ano letivo tem iníciono dia 5 de fevereiro e as aulas serão realizadas de segunda a sexta, das 18h às 22h. O período de matrículas segue até 31 de março.

Serviço

Matrículas para a Educação de Jovens e Adultos do Sesc Ler Buíque
Período: de 02 de janeiro a 31 de março de 2018
Documentos necessários: RG, CPF e comprovante de residência
Matrícula e mensalidades gratuitas
Início das aulas: 05 de fevereiro de 2018
Informações: Sesc Ler Buíque – Rua Projetada, S/N, Frei Damião
Telefone: (81) 3855-2230



terça-feira, 12 de dezembro de 2017

MANIFESTAÇÃO POPULAR

MANIFESTAÇÃO E MOBILIZAÇÃO REUNIRÁ PROPRIETÁRIOS DE VEÍCULOS E POPULAÇÃO NA PRÓXIMA SEGUNDA
Há pelo menos 1 ano e meio de caos e transtornos os motoristas que trafegam na PE-270 que interliga as Cidades de Arcoverde/Buíque/Tupanatinga/Itaíba e Águas Belas sofrem com os constantes buracos.

Diariamente diversos transportes circulam nestes trechos, motoristas, trabalhadores, empresários, agricultores, transportadoras, veículos grandes, médios e pequenos se arriscam constantemente.

Na verdade os condutores de veículos tem que se arriscar fazendo manobras muitas vezes bruscas, de certa forma imprudentes para driblar os milhares de buracos ao longo dos 117 Km que cortam os municípios.

Para reivindicar uma verdadeira operação Tapa-Buracos condutores de veículos das cidades estão se mobilizando, convocando a todos que utilizam a estrada para qie juntos possam chamar a atenção do governo estadual e assim, estarão promovendo uma manifestação que está marcada para a próxima segunda-feira dia 18 de dezembro a partir das 10h00min e interditará diversos pontos da PE-270.

O Blog BUÍQUE DA GENTE APOIA A ESTA MOBILIZAÇÃO!

Direito de todos os cidadãos que pagam seus impostos tributários estaduais!