Gaby Amarantos é a grande vencedora do VMB 2012
2012 parece ser mesmo o ano de Gaby Amarantos. Após emplacar a música “Ex-Mai Love” na abertura da novela global Cheias de Charme e conquistar a categoria Novo Hit no prêmio Multishow, a paraense se consagrou como maior vencedora do VMB. No evento, que ocorreu na noite do dia 20 de setembro, em São Paulo, Gaby recebeu três troféus: Melhor Artista Feminina, Melhor Capa e Artista do Ano.
Mas esse não foi o único destaque da premiação. Desde o princípio, notava-se que a arte e os esportes urbanos compunham a temática da festa. Ao redor do palco, foi montada uma pista para realização de manobras de skate e bicicleta. Já os shows realizados foram prioritariamente de artistas de rap. Além da aguardada apresentação de encerramento dos Racionais, aconteceram shows de Projota, Emicida, Cone Crew Diretoria e D2 (as exceções ficaram por conta de Planet Hemp, Karina Buhr, Gal Costa e Pitty). Grande parte dos vencedores também integrava esse segmento musical, que tem cada vez mais espaço na MTV. O prêmio de melhor música, por exemplo, ficou com “Dedo na Ferida”, de Emicida (que empatou com a poética “Com a Ponta dos Dedos”, de Wado). B Negão, por sua vez, teve o disco “Sintoniza Lá” eleito como o melhor do ano. Criolo foi escolhido como Melhor Artista Masculino e o clipe “Marighella – Mil Faces de um Homem Leal”, dos Racionais, foi escolhido como melhor do ano. Projota levou o troféu por ter sido eleito a Revelação de 2012.
Apesar de reduzido, outros gêneros também tiveram espaço no evento. Sob vaias estrondosas, os meninos do Restart conquistaram o prêmio de Hit do Ano. O Vanguart foi considerada a Melhor Banda e os indies d’O Terno foram escolhidos como Aposta.
Lista completa dos vencedores do VMB 2012
Aposta VMB 2012: O Terno
Artista do Ano: Gaby Amarantos
Artista Internacional: One Direction
Clipe do Ano: Racionais MC’s – “Mil Faces de um Homem Leal” (Marighella) (direção: Daniel Grinspum)
Hit do Ano: Restart – “Menina Estranha”
Melhor Artista Feminino: Gaby Amarantos
Melhor Artista Masculino: Criolo
Melhor Banda: Vanguart
Melhor Capa: Gaby Amarantos – “Treme”
Melhor Disco: BNegão & Seletores de Frequência – “Sintoniza Lá”
Melhor Música: Emicida – “Dedo na Ferida”
Revelação: “Projota”
------------------------------------------------
Entrevista com a diva da música paraense
Gaby Amarantos já tocou para mais de 90 mil pessoas no Pará. Na Globo, ela aparece desde 2002, quando participava constantemente do programa “Brasil Total”, apresentado por Regina Casé. Em 2010, se tornou uma celebridade instantânea ao ficar conhecida como a Beyoncé do Pará. Contudo, essa exposição ao longo dos anos na TV e na web não garantiu sucesso em nível nacional à cantora. Mas sempre despertou a atenção dos críticos. Tanto que, nos últimos anos, Gaby se transformou na queridinha do circuito alternativo brasileiro, se apresentando em festivais produzidos pela Abrafin e Fora do Eixo e em casas indies como Studio SP.
Mas só agora, em 2012, a cantora reconhece que seu trabalho está prestes a se tornar popular em nível nacional. E da forma que ela queria: atingindo o povão. Esse sucesso é fruto principalmente da inserção da música “Ex-Mai Love” como trilha de abertura da novela “Cheias de Charme”, da TV Globo. Um dos curadores do folhetim, Hermano Vianna, foi o responsável pela escolha da faixa. A seleção dessa música não poderia ser mais acertada. Afinal, a trama conta com algumas personagens espalhafatosas e com perfil popular – destaque para Xayene, interpretada por Claudia Abreu. A atriz, aliás, chegou a confessar que a inspiração para compor o personagem foi a própria Gaby.
A música faz parte de seu primeiro disco, “Treme”. Lançado há cerca de três meses, o projeto traz Gaby Amarantos dando roupagens mais pop ao seu tecnobrega. Apesar de ter lançado o álbum há pouco tempo, a inquieta Gaby anunciou que está prestes a lançar novas músicas. Segundo o empresário da cantora, Eberth Santos, ela fará uma versão da faixa “Pimenta com Sal”. Originalmente gravada em parceria com Fernada Takai no disco “Treme”, a faixa agora receberá influências de forró nos arranjos e contará com vocais de Solange Almeida, do grupo Aviões do Forró.
Além dessa parceria, Gaby também planeja duetos com Preta Gil e Pablo do Arrocha. Essas aproximações fazem parte de uma estratégia do escritório D & E Entretenimento, que administra a carreira da cantora em parceria com a manager Priscila Brasil. A ideia é inserir Gaby em segmentos mais populares com a gravação de músicas com roupagens de forró e arrocha. Na entrevista a seguir, a cantora comenta esses assuntos e revela novidades sobre sua trajetória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários e opiniões aqui expressas, são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam propriamente a opinião do autor e dos colaboradores deste Blog.
O Blog BUÍQUE DA GENTE não possui fins lucrativos, não dependemos de nenhuma instituição.
Agradecemos por acessar!