Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

sexta-feira, 14 de setembro de 2018

SAÚDE


Itaíba recebe unidade móvel para atendimentos odontológicos gratuitos

O projeto OdontoSesc chega na cidade na próxima terça-feira (18/9) e ficará instalado na Praça Coronel Francisco Martins até o final do ano


A saúde começa pela boca. E tem algo melhor do que cuidar da higiene bucal de graça? Atendimentos odontológicos e orientações educativas serão oferecidos gratuitamente aos moradores da cidade de Itaíba. O município recebe este mês a unidade móvel do projeto OdontoSesc. O atendimento a população será iniciado na próxima terça-feira (18/9) na Praça Coronel Francisco Martins s/n, no Centro, onde a unidade ficará instalada até o mês de dezembro. Por dia, 220 pessoas serão beneficiadas com as consultas.

Entre os procedimentos que poderão ser realizados estão restauração, remoção de tártaros, polimento, pequenas cirurgias orais e aplicação de flúor. A marcação de consulta é realizada pela Secretaria de Saúde municipal. O atendimento na unidade móvel acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Além disso, haverá ações de conscientização sobre a importância da saúde bucal. Serão movimentadas atividades educativas nas escolas e creches, capacitações com professores e agentes de saúde, além de palestra sobre doenças como a da gengiva e o câncer bucal.

A unidade móvel é formada por quatro consultórios, sala de raio-X, central de esterilização e escovódromo. “O nosso trabalho com a população tem com eixo central a disseminação de informações sobre a importância da saúde e dicas de como manter a higiene bucal, evitando o surgimento de doenças”, explica o gestor da sessão Odontológica do Sesc Pernambuco, Wladmir Lucena. A equipe de profissionais do projeto é composta por quatro dentistas, seis auxiliares em saúde bucal e um apoio de manutenção. Além da cidade Itaíba, outra unidade móvel está instalada no município de Floresta.

Projeto -  O OdontoSesc funciona em Pernambuco desde 2001. Atende a população dos grandes centros urbanos e de cidades do interior, em parceria com as Prefeituras. O objetivo do projeto é contribuir para a redução dos índices da doença cárie, promovendo saúde bucal, inclusão social, resgate da cidadania, elevação da autoestima e qualidade de vida da população. As unidades já percorreram o Estado do litoral ao sertão, sendo desenvolvido em mais de 60 cidades.
O

segunda-feira, 3 de setembro de 2018

POLÍTICA

Paulo e Haddad gravam para o Guia Eleitoral 

 O socialista e o petista aproveitaram o momento para conversar sobre os desafios do Brasil e do Nordeste 

O governador e candidato à reeleição Paulo Câmara (PSB) dedicou a manhã deste sábado último (01/09), ao lado de Fernando Haddad (PT) - postulante a vice na chapa encabeçada pelo ex-presidente Lula (PT) - , às gravações de sua propaganda eleitoral no Agreste Meridional. Entrosados, os dois caminharam pela zona rural deste município, conversando sobre o Brasil, a união das esquerdas, as dificuldades da Região Nordeste e os desafios de Pernambuco.

Durante o encontro, Paulo destacou a necessidade de o Brasil voltar a ter um Governo que olhe para a população mais pobre, com o foco no combate às desigualdades. "O nosso País precisa voltar a ser feliz, com investimentos nas regiões que mais precisam do apoio do Governo, da mão do Governo. Tenho certeza que, em 7 de outubro, o nosso povo vai dar essa resposta. Aqui em Pernambuco e em todo o Brasil", frisou.

Fernando Haddad lembrou os avanços da Educação Pública pernambucana como exemplo de priorização governamental que dialoga com a real melhoria da qualidade de vida da população. "Acompanhei de perto, como ex-ministro da Educação, o que você, Paulo, tem feito aqui Pernambuco é um modelo para o País", registrou.

O petista fez questão de ressaltar que o modelo de Educação Pública pernambucano está presente no Plano de Governo que o seu partido está fechando para apresentar ao Brasil. O governador Paulo Câmara pontuou que essa preocupação da Campanha Lula/Haddad, de reunir as melhores propostas para o País, é um mostra da preocupação de resgatar o melhor momento já vivenciado pelos brasileiros.

"É assim que o Brasil vai ser o País que queremos para o nosso povo. É reunindo as melhores ideias e os melhores sentimentos que vamos avançar", afirmou Câmara.


Lula ratifica apoio a Paulo 

Em carta trazida por Fernando Haddad, ex-presidente garante que com ele e Paulo, Pernambuco vai voltar a viver seus melhores momentos 

GARANHUNS - Mais de 20 mil pessoas acompanharam emocionadas, na tarde de sábado (01/09), em um comício realizado no centro desta cidade, a leitura de uma carta enviada pelo ex-presidente Lula ao povo pernambucano. No texto, lido pelo presidente da CUT, Wagner Freitas, Lula diz que a aliança com o PSB é fundamental e que ele na Presidência da República e Paulo Câmara no Governo do Estado irão recuperar o melhor momento da história de Pernambuco. A carta foi trazida ao ato pelo candidato a vice na chapa do PT, Fernando Haddad, que, ao lado de Paulo Câmara, comandaram o ato em Garanhuns.

"É motivo de alegria saber que a gente vem numa tarde de sábado aqui em Garanhuns e, junto com Fernando Haddad, a gente faz a maior caminhada da história de Garanhuns. Isso só mostra o comprometimento do povo de Pernambuco, do povo do Agreste e do povo do município por essa causa maior, que está acima de todos que é fazer o Brasil voltar a ser feliz novamente. E vocês sabem como fazer o Brasil voltar a ser feliz. É, no dia 7 de outubro, a gente ter mais uma vez a capacidade de dar uma bonita vitória para o presidente Lula e Fernando Haddad", discursou Paulo.

O governador lembrou que, apesar da crise e da perseguição do Governo Temer, conseguiu fazer muito à frente do Estado, citando a conquista da melhor Educação Pública do País, os avanços na prestação dos serviços na área da Saúde e investimento de mais de R$ 1,5 bilhão em recursos hídricos. Paulo frisou que com a ajuda de Lula e Haddad poderá realizar muito mais.

"E queremos fazer muita obra ao lado de Lula e Haddad. Continuar a fazer  os investimentos em água, continuar a trazer água aqui pro Agreste Meridional, para todo o Agreste e para todo o Sertão pernambucano. E concluir as obras que essa crise não deixou. E acima de tudo estar junto com o povo do campo, com a agricultura familiar, com aquelas pessoas que mais precisam. Pernambuco tem uma construção, tem um caminho, que começou lá atrás com Miguel Arraes, avançou com Eduardo Campos e a gente tem a responsabilidade de continuar", destacou.

Em seu discurso, Fernando Haddad reforçou o seu compromisso e de Lula em fazer de Pernambuco e do Nordeste grandes parceiros para o desenvolvimento regional. O petista pontuou que, a partir de 2019, o País contará com um Governo determinado a transformar áreas fundamentais."O que Lula tem insistido, Paulo, é que tem duas palavras que vão guiar o nosso governo: a primeira é Educação e a segunda é Trabalho. Com trabalho e educação tudo mais se resolve. Se o jovem tem oportunidade, ele não vai para o crime. Todo mundo quer ter uma vida decente, todo mundo quer ter uma vida em segurança", disse.

O candidato a vice realçou que o começo do caminho para resgatar as conquistas do Governo Lula será no dia da eleição." E a resposta é sempre votar 13 no Governo Federal e 40 no Governo Estadual, elegendo o presidente com compromisso e o governador com compromisso. Vocês vão ver como a crise vai ficar melhor. Ela vai ficando cada vez melhor, porque o Brasil é muito grande, o Brasil é muito forte", atestou. "Lula ama o Nordeste, Lula ama Pernambuco", concluiu.

Antes do comício, Paulo Câmara e Fernando Haddad comandaram uma animada caminhada pelas ruas de Garanhuns, que contou com um grande conjunto de prefeitos, parlamentares e lideranças de toda a região. Durante o percurso, a população local sinalizou, com muito entusiasmo que está fechada com o 13 para a Presidência e com o 40 para o Governo de Estado. Gritos de "Lula livre" e "Fora Temer" se misturaram aos cantos de Lula, presidente e Paulo, governador.

Fotos: Andréa Rêgo Barros/PSB

FRENTE POPULAR DE PERNAMBUCO