Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

BURACO CAUSA TRANSTORNO


 RUA ESBURACADA, MORADORES PEDEM PROVIDÊNCIA!





Já fazem ao menos uns 06 meses ou até mais que essa situação se arrasta. Para quem não conhece ou reconhece eis que esta é a Rua Dona Maria dos Prazeres ao lado da Praça de eventos São Sebastião.

Cansados com os eventuais problemas causados com o rompimento desta galeria, os moradores procuraram a nossa redação para relatar.
Creio que dentre em breve esta situação será resolvida...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

MEIO AMBIENTE



Governo do Estado investe em projetos
ambientais e em atividade sustentáveis

Atingindo a marca histórica de R$ 218 milhões captados para compensação e preservação ambiental, o Governo de Pernambuco investiu na promoção da sustentabilidade e na criação de 80 Unidades de Conservação (UC’s) nos mais distintos ecossistemas, do litoral ao Sertão, garantindo a proteção de manguezais, restingas,Mata Atlântica e do bioma caatinga.
Atualmente, 9.600 hectares de mangue, restinga e Mata Atlântica estão sendo recuperados e preservados. Em 2012,em Bita e Utinga, na região de Suape, foi criada a maior Unidade de Conservação de Mata Atlântica doEstado, com cerca de 2.500 hectares.Outras três (UC’s) serão implantadas até o final deste ano, somando mais 4mil hectares, o que totaliza 6.500 hectares, apenas de Mata Atlântica.
Em sete anos, ações na área de meio ambiente, a exemplo da despoluição de rios, e das chamadas mata ciliares ajudaram a proteger mananciais estratégicos dentro do sistema fluvial, garantindo a melhoria na qualidade de vida dos pernambucanos. O planejamento foi idealizado tomando como referencia modelos de desenvolvimento sustentáveis, incluindo a proteção dos recursos hídricos, educação ambiental, proteção da biodiversidade, equilíbrio climático, segurança alimentar eenergética, e a geração de renda com atividades econômicas sustentáveis para as comunidades que dependem desses ecossistemas.
O projeto de engorda da faixa de área no litoral do Grande Recife já foi iniciado nas praias de Jaboatão dos Guararapes e Paulista, devendo chegar ao Recife e Olinda, contendo o processo de erosão em toda orla dos quatro municípios numa parceria com o Governo Federal.
Em Fernando de Noronha, o Governo também deu um passo pioneiro no Nordeste, por meio do projeto Noronha Carbono-Neutro, como uma forma de compensar a emissão de gases responsáveis pelo aquecimento global. Estas ações fazem parte da mais nova campanha institucional aprovada pela Secretaria da Casa Civil, que responde pela comunicação institucional do Governo Estadual. Assista ao Vídeo: http://bit.ly/1c5GIhb

terça-feira, 12 de novembro de 2013

FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN





Fundação Volkswagen completa 34 anos investindo em Educação e Desenvolvimento Social



  • Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí começaram a ser atendidos neste ano, elevando para 11 o número de Estados já beneficiados
  • Novo site educacional “Plataforma do Letramento” ampliou a atuação da Fundação Volkswagen, eliminando fronteiras 
  • Projetos educacionais já beneficiaram 1.325.224 alunos do Brasil e ofereceram formação continuada a 17.643 educadores da rede pública
 
A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, completa 34 anos de atuação nesta quarta-feira (13/11), investindo em projetos com foco em Educação e no Desenvolvimento Social de comunidades de baixa renda. Entre os destaques do trabalho da Fundação Volkswagen, em 2013, está o atendimento inédito a quatro novos Estados brasileiros (Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí), por meio dos projetos educacionais “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Jogo da Vida em Trânsito”. Outro momento marcante foi o lançamento, em setembro, do inovador ambiente virtual de aprendizagem “Plataforma do Letramento”, que já soma 103.297 visualizações de páginas.

Por meio de seus projetos educacionais, a Fundação Volkswagen já beneficiou, na última década, 1.325.224 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 17.643 educadores da rede pública de ensino de 386 cidades, em 11 Estados brasileiros, com investimentos de R$ 87 milhões. Neste período, 1.976 escolas e instituições foram beneficiadas. Os projetos de Educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. Em 2013, estão sendo atendidos 3.776 professores e educadores, beneficiando 67.224 mil alunos de escolas públicas, em 88 municípios, de 9 Estados.

“A Fundação Volkswagen é pioneira no investimento social privado da indústria automobilística no País. Em 34 anos de atuação, nossas ações e projetos têm permitido que muitas vidas sejam transformadas. Alunos, educadores e moradores de comunidades de baixa renda passam a enxergar novas perspectivas e sonhar com um País mais justo e um futuro promissor. Isso reafirma o trabalho que a Volkswagen do Brasil desenvolve em prol da sustentabilidade, tema no qual a empresa também é referência no setor automobilístico. A exemplo desse compromisso, a Volkswagen do Brasil tem como objetivo estratégico Fortalecer a Sustentabilidade como Princípio de Gestão”, afirmou o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros, também responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa.

A estratégia de atuação da Fundação Volkswagen baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais - ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo.

Novidades de 2013 em Educação
Neste ano, o projeto “Aceleração da Aprendizagem” teve início no Espírito Santo, onde está beneficiando 2.333 alunos e 324 educadores, em 98 classes de aceleração localizadas em cinco cidades (Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória). O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Por exemplo, um aluno multirrepetente, que estuda em uma série com colegas bem mais novos, pode ficar desmotivado. O projeto oferece formação aos educadores para trabalharem individualmente os alunos multirrepetentes em classes de aceleração, de forma intensiva, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Esses estudantes são preparados durante dois anos em sala de aceleração, para ingressarem novamente na série adequada, com alunos da mesma idade.

O “Aceleração da Aprendizagem” estreou em 2011 em Resende (RJ), onde foi realizado até 2012, beneficiando 460 alunos e 88 educadores.

Em 2013, a Fundação Volkswagen iniciou atuação nos Estados de Alagoas, Pará e Piauí por meio dos projetos educativos “Brincar”, “Entre na Roda” e “Jogo da Vida em Trânsito”; juntos, esses projetos estão beneficiando 46.824 alunos e 1.217 educadores nos três Estados. Em Alagoas, 44 municípios começaram a receber o “Brincar”, o “Entre na Roda” e o “Jogo da Vida em Trânsito”. Sozinho, o “Jogo da Vida em Trânsito” atende 480 educadores, atingindo cerca de 20 mil jovens e adolescentes de 32 municípios da rede pública de ensino.

No Pará, 9 municípios começaram a receber neste ano o projeto de incentivo a leitura “Entre na Roda”, em sua rede pública de ensino. O Piauí, por sua vez, começou a receber o “Brincar” e o “Entre na Roda”, em 18 cidades, incluindo a participação da Universidade Federal do Piauí.

O inovador ambiente virtual de aprendizagem “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), lançado em setembro, revolucionou a disseminação e produção do conhecimento em letramento, permitindo também que a Fundação Volkswagen ampliasse sua atuação, sem fronteiras. Desde seu lançamento, o site soma 103.297 visualizações de páginas e 13.744 visitas. A “Plataforma do Letramento” é um ambiente de formação de referência, com conteúdo aberto ao público, via internet.

Idealizada em parceria com o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a “Plataforma do Letramento” oferece formação on-line, atividades educativas, artigos especializados, notícias, fóruns de discussão, conteúdo multimídia, entre outras ações, sendo todas com foco em letramento. O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas e autores reconhecidos na área educacional.

A “Plataforma do Letramento” também oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”. O “Estudar pra Valer!”, que foi oferecido no histórico de atuação da Fundação Volkswagen, formou educadores do ensino fundamental para alcançarem melhoria na qualidade de aprendizagem dos estudantes, em especial das capacidades de leitura e escrita, de acordo com cada ano-série, no caso do ciclo I, ou independentemente das disciplinas, no caso do ciclo II.

A “Plataforma do Letramento” tem conteúdo direcionado principalmente a educadores e gestores, mas também pode ser utilizada pelo público em geral. O letramento, por sua vez, são as práticas sociais, ou seja, os usos da escrita nas mais variadas situações e âmbitos sociais como profissional, acadêmico ou pessoal.

Novidades de 2013 em Desenvolvimento Social
Em 2013, o projeto “Costurando o Futuro” teve início em São José dos Pinhais (PR), atendendo 40 mulheres em situação de alta vulnerabilidade social dos bairros de São Judas Tadeu, Ipê, Guatupê e Parque da Fonte. O projeto oferece capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios a moradores de comunidades de baixa renda no entorno das fábricas da Volkswagen do Brasil. Nas oficinas de costura, os participantes confeccionam bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros sanitários. Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o "Costurando o Futuro" tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.
Quando foi realizado em São Bernardo do Campo (SP), onde a Volkswagen tem sua fábrica Anchieta, o “Costurando o Futuro” beneficiou 160 mulheres, entre 2009 e 2011. Na cidade paulista, o projeto resultou na criação de uma cooperativa de confecções, a Tecoste, permitindo que as atendidas se tornassem empreendedoras.
Em sua 6º edição, o concurso “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições em 2013: foram 551 projetos sociais indicados por 208 colaboradores da Volkswagen do Brasil, sendo que dez projetos sociais foram premiados em dinheiro e com cursos de gestão. Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 52 prêmios e beneficiou 9.666 pessoas diretamente.
O apoio da Fundação Volkswagen ao “Instituto Baccarelli” permitiu que esta instituição já tenha oferecido, neste ano, 3.390 aulas de música, as quais somaram 1.769 participações.

Conheça os programas da Fundação Volkswagen:
Educacionais
Aceleração da Aprendizagem - Reduz a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados, o projeto trabalha esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização com aulas de reforço no contraturno escolar. Esses estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade. O projeto também oferece formação específica aos educadores.
Aprender com a Pinacoteca - Oferece aulas presenciais em museu com os estudantes, para detalhar a história da arte, os estilos artísticos e a elaboração de projetos a serem desenvolvidos nas escolas. O programa capacita professores de arte da rede pública para trabalharem a educação e a inserção social por meio das artes, além de promover visitas aos espaços culturais, desenvolvendo a consciência crítica e a cidadania.
Brincar - É um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação.
Entre na Roda - Tem como proposta formar, presencialmente e a distância, profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que atuem como mediadores de leitura, promovendo, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores.
Jogo da Vida em Trânsito - Programa que trabalha cidadania e segurança no trânsito, com foco na formação do condutor consciente por meio do game "Autopolis" e de roteiro de aulas a ser distribuído para professores de todo o País, com sugestões de atividades relacionadas ao tema. "Autopolis" é um game de tabuleiro 3D para computador que transmite conceitos de segurança, legislação e cidadania no trânsito. Os jogadores dirigem o carro virtual pela cidade Autopolis, que possui limite de velocidade, semáforos e radares. O game "Autopolis", da Fundação Volkswagen, foi desenvolvido em parceria com o Virgo Game Studios e o professor Gilson Schwartz, coordenador da Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP). O jogo está disponível no site da Volkswagen do Brasil (www.volkswagen.com.br ou www.vw.com.br). Basta selecionar Planeta Volkswagen; em seguida, Games.
Plataforma do Letramento – Ambiente virtual de aprendizagem (www.plataformadoletramento.org.br) para formação, por meio da difusão e produção do conhecimento sobre Letramento, com base em conteúdos elaborados por autores e instituições de referência na área, de forma aberta e gratuita na internet. Oferece formação on-line; intercâmbio de experiências; materiais pedagógicos completos dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen “Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda” e “Estudar pra Valer!”, entre outras atividades.
Pró-Educar Brasil - Proporciona, em parceria com a rede de concessionárias Volkswagen, bolsas de estudos para formação universitária de professores da rede pública que ainda não possuem diploma de cursos em nível superior.

Desenvolvimento social
Costurando o Futuro – Moradores de comunidades de baixa renda participam de oficinas de capacitação técnica em corte, costura, design, gestão organizacional e de negócios. Nas aulas, eles confeccionam bolsas e acessórios a partir de tecidos automotivos e uniformes usados por colaboradores da Volkswagen do Brasil que seriam descartados em aterros sanitários. Além do foco social e econômico, impulsionando a geração de trabalho e renda na comunidade, o "Costurando o Futuro" tem atuação ambiental, reduzindo o descarte de materiais.
Volkswagen na Comunidade - Concurso que oferece prêmio em dinheiro e curso de gestão aos nove melhores projetos sociais, indicados por funcionários da Volkswagen do Brasil, de organizações sociais nas quais atuam com trabalho voluntário. As organizações vencedoras concorrem ainda, no ano seguinte, ao "Prêmio de Sustentabilidade", no mesmo valor em dinheiro, entregue àquela que melhor geriu os recursos, otimizando e ampliando os resultados.
Instituto Baccarelli - A Volkswagen do Brasil desde o ano 2000 é parceira do Instituto Baccarelli, que atende crianças e jovens com programas socioculturais, os quais oferecem formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oferecendo oportunidade de profissionalização na música. Com sede na maior comunidade de São Paulo (SP), a Heliópolis, o Instituto Baccarelli oferece para os moradores uma estrutura de ponta, aulas com professores altamente qualificados e prática de conjunto, da musicalização à especialização em um instrumento. Conta com a Sinfônica Heliópolis, sob direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky. A orquestra atingiu a conotação de um grupo artístico de qualidade e leva o nome de Heliópolis para o Brasil e para o mundo, o associando à arte, impactando a identidade e a autoestima da comunidade.





UNIVERSIDADE

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS EM PERNAMBUCO CHEGA A 9.500 ALUNOS


 Para o próximo ano está prevista concessão de 12 mil bolsas de estudo e investimentos de R$ 21 milhões na interiorização do ensino superior


Doze mil bolsas de estudo serão concedidas pelo Governo do Estado, através do Programa Universidade para Todos em Pernambuco (Proupe) em 2014. O programa é responsável pela promoção da interiorização do ensino superior como política de desenvolvimento regional. A concessão de bolsas de estudo para alunos das 13 autarquias municipais de ensino superior no Estado, distribuídas uniformemente na Zona da Mata, Agreste e Sertão, prioriza as licenciaturas nas áreas de matemática, física e química. Entre 2011 e 2013, o programa atingiu a marca de 9,5 milestudantes e recebeuinvestimentosde R$ 34 milhões.

Hoje, os alunos ganham bolsas totais ou parciais, por critério de mérito acadêmico, em um total de 34 cursos. Como contrapartida social, eles são obrigados a prestar atividades socioeducativas nas escolas públicas municipais e estaduais, como reforço escolar, entre outras, sob a supervisão de docente.Às autarquias, por outro lado, cabe fazer investimentos, de pelo menos 5% dos recursos recebidos, na melhoria da qualidade, das condições de oferta e de qualificação dos professores.

Os resultados já começam a aparecer. Com a criação do Proupe, a rede de autarquias aumentou em 50% o número licenciaturas em matemática, física e química, passando de nove para 14 cursos ofertados. O Programa foi responsável, ainda, pela abertura de cursos nos municípios do Cabo de Santo Agostinho, Limoeiro e Araripina.



Além disso, as demais instituições de ensino aumentaram consideravelmente o número de turmas, a exemplo da autarquia de Serra Talhada, que possuía apenas uma turma de matemática com 15 alunos e, hoje, possui três, cada uma com 50 estudantes. Mais de 30 projetos de contrapartida social, por parte dos alunos, já foram elaborados e estão sendo implantados nas cidades-sedes das autarquias.


Contrapartida – As atividades socioeducativas dos bolsistas ganham cada vez mais importância nas escolas vizinhasdas autarquias. Existem mais de 2,4 mil projetos sociais envolvendotrês mil bolsistas.As atividades são amplas e inclui reforço escolar; atendimento jurídico gratuito, ações de educação direcionada à criação de hortas comunitárias, formação de cultura cidadã, preservação ambiental, apoio pré-vestibular, oficinas de leitura e estética da recepção.

Com informações da Secretaria de Ciência e Tecnologia