Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

SAÚDE

Série Buíque Babilônia:

PACIENTES DE DOENÇAS RENAIS CRÔNICAS E QUE FAZEM HEMODIÁLISE RECLAMAM DA DEFICIÊNCIA NO TRANSPORTE E DO ATRASO DO REPASSE DO TFD EM BUÍQUE
Atraso no repasse do recurso e más condições dos veículos são as principais reclamações

Pacientes de doenças renais crônicas que utilizam o transporte gratuito disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Buíque para o tratamento de hemodiálise procuraram a reportagem do Blog BUÍQUE DA GENTE para reclamar das más condições de transporte a que são submetidos e do atraso no repasse do recurso do Ministério da Saúde TFD (Tratamento Fora do Domicílio), Ajuda de Custo ao Paciente e em alguns casos ao acompanhante por parte da Secretaria de Saúde do Município.

Os pacientes reclamam do atraso em chegar á Unidade de tratamento de Hemodiálise, precariedade no transporte pois o veículo que é cedido pelo município trabalha em más condições, diversas vezes o veículo quebra, mau cheiro de gasolina dentro do veículo. Imagine você os pacientes de hemodiálise passarem 04 (quatro) horas na máquina de Diálise, saem cansados, fracos, com a imunidade baixa, muitos com enjoos, náuseas e serem submetidos além do desconforto, ao cheiro insuportável de gasolina, sem contar que em muitas das vezes o veículo transporta até mesmo pessoas que aproveitam-se da carona para fazer compras ou passeios, segundo o relato dos pacientes, como se já não bastasse.

A Prefeitura Municipal de Buíque disponibiliza o transporte gratuito aos pacientes que realmente necessitam realizar o procedimento de hemodiálise, uma vez que o município não oferece este tipo de tratamento, mas as pessoas que dependem do transporte se queixam do jogo de empurra das autoridades.

RELATOS DOS PACIENTES QUE MESMO DIANTE DO DESCASO, PEDIRAM QUE NÃO PUBLIQUEMOS SEUS RESPECTIVOS NOMES PARA QUE NÃO SOFRAM REPRESÁLIAS


“Só eu, tenho o recurso do TFD atrasado há 03 (Três) meses, outros pacientes já tem mais de 04 (Quatro) meses de atraso. A gente já procurou a Secretária de Saúde para marcar reunião e simplesmente não a encontramos ou ela não está disponível, nestas horas ninguém a encontra. Já procuramos até mesmo a Secretaria de Finanças para sabermos o por que do atraso no repasse do TFD e eles dizem que os papéis do repasse chegou mas, que o dinheiro ainda não. Como pode chegar a papelada e o dinheiro não? Como pode atrasar o dinheiro se é um recurso do Ministério da Saúde de direito dos pacientes? Estão pensando que somos o que?” – Questiona a senhora Maria de Fátima (Pessoa que não quis se revelar).

Joana Vieira (Pessoa que não quis se revelar)
Em conversa com a nossa reportagem desabafa – “A conversa é diferente, todos dizem que o dinheiro fica retido por que corre juros retido no Banco, comigo é que não fica estes juros do dinheiro. A gente muitas vezes sai daqui e o carro até com a porta amarrada de corda está, mau cheiro de gasolina dentro do automóvel, a gente sai e as vezes fica esperando o transporte depois da filtragem no sol quente por que o carro não chega na hora, as vezes com enjoo depois da Diálise. Tem umas pessoas que as vezes vai pra passear, vai de carona e vai ocupando lugar de paciente, outras vezes vamos apertados parecendo sardinha em uma lata”. Relatou.

“Os pacientes das outras cidades que fazem tratamento nos perguntam por que só em Buíque acontece este tipo de situação, pois em outras cidades todos os pacientes possuem conta em banco e o recurso cai direto na conta deles. Sem contar que dos transportes o mais precário é o da gente. Os carros são novos e são confortáveis. O transporte é de qualidade, a gente anda em carro que sempre quebra, e o danado é que só quebra por incrível que pareça quando vem chegando ou chega no carneiro”. Falou à nossa reportagem Lívia Amorim (Pessoa que não quis se revelar).

Margareth Silveira (Pessoa que não quis se revelar) mora no centro da cidade de Buíque e é irmã de uma paciente renal crônica que reside na zona rural. Ela contou a nossa reportagem que o transporte oferecido pelo executivo não busca o paciente no sítio, por tanto, sua irmã teve a ajuda de uma assistente social em caruaru que conseguiu uma vaga na casa de apoio e assim sendo, passa a semana em Caruaru retorna aos finais de semana, mas que a sua irmã paga transporte particular para ir e vir.

Os pacientes nos informaram que estão tentando se reunir e colher as devidas assinaturas em um abaixo assinado, levar o caso ao conhecimento da Promotoria Pública do Município, se preciso for do Estado ou Federal para uma Ação Judicial para que todas as medidas sejam aplicadas e que tudo seja resolvido.


Diante das referidas reclamações e relatos, dos desabafos dos pacientes, deixamos aqui em aberto nesta página espaço para que a Secretaria de Saúde de modo também se estende para a Secretária de Saúde do Município de Buíque, assim sendo, venham a esclarecer para os pacientes, aos nossos leitores, quais medidas estão sendo adotadas na melhoria do transporte de deslocamento dos pacientes renais crônicos, quanto às pessoas que tomam carona no lugar de passageiros bem como ao repasse em atraso da ajuda de custo aos mesmos.

Esclarecemos aqui a nossa compreensão quanto ao fato de que os pacientes acima citados são reais em seus relatos e que seus nomes não fossem expostos por terem pedido e por temerem perseguição ou represálias. É um direito dos deles que estão passando por situações no mínimo constrangedoras, por isso, o fizemos e mantemos assim, pois só querem explicações.


ENTENDA MELHOR

HEMODIÁLISE

Na hemodiálise extrai-se o sangue do corpo e bombeia-se para o interior de um aparelho que filtra as substâncias tóxicas, devolvendo á pessoa o sangue purificado.
Em geral, a hemodiálise é feita três vezes por semana, com a duração de quatro horas cada sessão.

TRATAMENTO FORA DO DOMICÍLIO

O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um programa do Sistema Único de Saúde responsável por custear o tratamento dos indivíduos que não tiverem condições de tratamento especializado para determinado tipo de doença em seu Município de Origem.

O recurso do Governo Federal é repassado aos Estados e Municípios.

Esse programa foi instituído pela
Portaria SAS N.º 55, de 24/02/1999 e tem por finalidade atingir o objetivo constitucional de levar assistência médico-hospitalar a todos os cidadãos, em especial àqueles que dependem exclusivamente da rede pública de saúde.

Assim, por meio do TFD o cidadão tem direito a solicitar, junto à Secretaria de Saúde, a concessão do benefício de ajuda de custo para o tratamento em outro local, desde que seja comprovado o esgotamento das possibilidades de tratamento no Município de origem


VEJA O INFOGRÁFICO














Para acessar o formulário CLIQUE AQUI

terça-feira, 18 de agosto de 2015

ESPORTES

BUIQUENSE  VENCE COMPETIÇÃO DISPUTADA NA ARGENTINA E É CAMPEÃO MUNDIAL DE JIU-JITSU

Haja emoção contida em um só coração, o jovem batalhou, superou preconceitos e todos os desafios, deu tudo de si, foram dias, noites incansáveis de disciplina, treinamento, encorajado pelos amigos e incentivado pela família que sempre acreditou em seu potencial. Um filho, orgulho de Jô Melo e Lulinha Macena que venceu e trouxe para a cidade de Buíque nada mais, nada menos do que a medalha tão sonhada e esperada de campeão.


Guthierry Melo mesmo cansado da viagem subiu em carro aberto e seguiu pelas ruas, avenidas da cidade de Buíque com uma escolta digna e merecedora pelo feito e pela conquista. Agora consagrado Campeão Mundial Peso Pluma de jiu-jitsu para todos os pesos e Vice-Campeão Absoluto do Campeonato. 

O Mundial de Jiu-Jitsu foi disputado na ArgentIna, o campeão da cidade chegou trazendo 02(duas) medalhas, parece mentira, sonho talvez, mas é uma realidade.


Guthierry Melo teve calorosa recepção dos buiquenses no início desta tarde de terça-feira 18/08 foi abraçado por familiares, amigos e comerciantes da cidade de Buíque.


Parabéns Campeão Munndial Peso Pluma de Jiu-Jitsu, Vice-Campeão Absoluto Guthierry Melo!



segunda-feira, 17 de agosto de 2015

FESTA DE COMEMORAÇÃO


11º ANIVERSÁRIO EM GRANDE ESTILO

O programa A HORA DO VAQUEIRO que vai ao AR de segunda à sábado nas ondas sonoras da Rádio Buíque Fm na faixa das 16h às 17h de segunda á sexta e aos sábados das 16h às 18h completa 11 anos sob o comando de Jeane Andrade que fará uma super festa em comemoração ao sucesso ao longo deste tempo.


Desde que foi ao ar pela primeira vez até os atuais dias o programa sofreu algumas alterações de horário alternando entre as 15h e as 16h horário em que está sendo veiculado na emissora, mas que nunca perdeu o público que realmente é fiel e conta com a comunicação jovem e eclética respectiva locutora.



Com data marcada para o próximo dia 19/09 previsto para começar às 22h no Blesskina Hall, a festa terá show exclusivo de Delmiro Barros e da dupla Evaldo Silva & Carlos Cavalcanti que prometem ser uma festa para ninguém botar defeito, em grande estilo a festa contará com um público que em sua maioria é diversificado mantendo assim a sua fidelidade desde tantos outros shows de comemoração do programa, a diversão ficará por conta da vaqueirama que estará presente.


Serviço
Local do Evento: Blesskina Hall
Informações: Jeane Andrade
Telefone: 87 9 9918-2707
Juliette: 87 9 9986-4015
Pontos de Venda de Ingressos: Candeeiros Bar, Rádio Buíque Fm, Jeane Andrade, Juliette.
Venda de Mesas: Na Hora da Festa.


NOTÍCIA EXTRA

CONCURSO PÚBLICO DE BUÍQUE

Os buiquenses ficaram empolgado quando notificaram o concurso público no município. Não seria para menos, depois de tanto tempo de espera até que enfim é chegado o momento em que muitos farão concurso.

Mas, o que na verdade foi apenas noticiado para a surpresa da população é o fato de que anunciaram o concurso apenas em páginas de notícia da internet, porém o que não se imaginava é que o tal projeto de ordem do concurso nunca chegou até a presente data à câmara de vereadores da cidade para votação.

É algo inusitado a simples construtiva de que haveria concurso e até que é possível que haja, mas para que ocorra deve estar no prazo máximo no gabinete do Presidente da Câmara de Vereadores para apreciação e votação de todos os que compõem o plenário.

Diante do exposto o Presidente da Câmara de Vereadores o Sr. Felix José da Silva -  Felinho da Serrinha, emitiu uma nota de esclarecimento à população buiquense no qual deixa claro que assim que for possível que a Prefeitura Municipal entregue tal projeto, o mesmo será votado pelos vereadores com urgência.

A Câmara Municipal de Vereadores presidida pelo Sr. Felix José da Silva estará se reunindo em plenário na manhã desta terça-feira 18/08 onde ainda muito será discutido com relação a este eventual concurso público na cidade de Buíque.


Clique na Imagem para Ampliar
Clique na Imagem para Ampliar



IMPORTANTE

Seminário Regional “Direitos da Criança e do Adolescente e a Promoção da Igualdade Racial”

Devido ao grande número de inscrições para o Seminário Regional que acontecerá no Recife o local do evento foi transferido.

O evento que é gratuito tem vagas limitadas e acontece no dia 20 de agosto. O seminário faz parte do projeto "Direitos da Criança e Adolescente na Promoção da Igualdade Racial”, do Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT), com o patrocínio da Petrobras.
O evento lançará temas e discussões a respeito do impacto do racismo na vida de crianças e adolescentes atendidos por conselheiros tutelares, outros temas serão abordados e farão parte do 2º Seminário Regional do referido projeto, que ocorrerá no dia 20 de agosto, na capital pernambucana. O 1º Seminário Regional ocorreu em março, na região sudeste.

A iniciativa, coordenada pelo Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdade (CEERT), conta com a parceria do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e visa mostrar como o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) pode ser usado como instrumento para o enfrentamento da discriminação racial na infância e adolescência e para a adoção de políticas igualitárias por meio da participação de órgãos públicos e da sociedade.
Destinado aos profissionais do sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, o seminário será composto por dois painéis temáticos.
A procuradora de Justiça e coordenadora do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo (GT Racismo) do MPPE, Dra. Maria Bernadete Figueiroa e o Dr. Hédio Silva Júnior, advogado e coordenador do CEERT, integram a mesa temática “Discriminação racial: sinônimo de maus tratos – Estatuto da Criança e do Adolescente”. Os debatedores farão, a partir da perspectiva jurídica, o recorte em relação ao enfrentamento da discriminação e promoção da igualdade racial entre os menores de 18 anos.
A segunda mesa, intitulada “Propostas para abordagem e inclusão da discriminação racial nas notificações de maus-tratos”, conta com o advogado Dr. Daniel Teixeira e a psicóloga Shirley Santos, ambos do CEERT. O tema visa apresentar a perspectiva de fortalecimento da atuação dos conselheiros tutelares a partir da inserção da discriminação racial como elemento a ser considerado nos atendimentos.
Outro assunto importante e bem distinto refere-se ao papel dos profissionais do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente nos casos de adoção. “O projeto visa trabalhar com a prevenção ao racismo na infância a partir da utilização do Estatuto da Criança e do Adolescente. Discutiremos desde como as crianças negras são preteridas no momento da adoção, até o impacto do racismo no desenvolvimento de as identidades”, conta Daniel Teixeira, um dos coordenadores do projeto.
As vagas para participação no seminário são limitadas. As inscrições podem ser realizadas neste link: http://www.ceert.org.br/crianca-adolescente/inscricao/
Ao efetuar a inscrição, o participante garante certificado e receberá futuramente livros, vídeos e cartilhas referentes ao projeto.
Para saber mais visite www.ceert.org.br/crianca-adolescente

Serviço:
Data: 20 de agosto de 2015
NOVO Local do Evento:
Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano (conhecido também como Fórum de Joana Bezerra) AV. DESEMBARGADOR GUERRA BARRETO, s/nº - Ilha Joana Bezerra
Horário: 8h às 13h
Público: Profissionais do Sistema de Direitos da Criança e Adolescente


terça-feira, 4 de agosto de 2015

Breve Novidades

Aguardem novidades aqui no Blog Buíque da Gente!

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

CULTURA

BUÍQUE FRIO
Evento foi um sucesso e também contou com a presença de um grande público das autoridades do município.


O Buíque Frio passou e com ele a alegria de 03 (três) noites de apresentações impar. Artistas locais e regionais se apresentaram no palco deixando assim lembranças, algo que realmente marcou para sempre este super evento, diferente do habitual da cidade de Buíque, a realização do evento em época de bastante frio na cidade, trouxe consigo um calor enorme que contagiou os buiquenses.

Toda as noites foram realmente atrativas e o público superou a expectativa dos organizadores, a A.C.B (Associação Comercial de Buíque) se surpreendeu pois, não esperavam tanta gente participando do evento. O espaço do Evento ficou lotado, a praça Major França ficou lotada todas as noites. Realmente o 1º BUÍQUE FRIO foi um evento diferencial e serviu para mostrar que a cidade de Buíque possui um tremendo potencial para a realização de um circuito do frio e/ou um festival para a época. Claro que arquitetado por pessoas de capacidade, organização e pulso firme para tal demanda.

A população e o público que esteve presente ao 1º BUÍQUE FRIO está de parabéns pois, se não fosse pelo calor humano de todos os que assim apreciaram e participaram frequentando as barracas e degustando apreciando as diversas especiarias oferecidas, não haveria tamanho êxito por parte de todos.

Neste evento passaram pelo palco do BUÍQUE FRIO 06(seis) super atrações locais e regionais que deram o melhor de si e mostraram seus respectivos trabalhos diante de um público vasto e atendendo assim, a vários gostos musicais. O evento sim, pôde difundir das mais diversas formas a cultura, valores e princípios básicos nordestinos e regionais de forma ampla.

O evento foi um sucesso de público chegando a superar até mesmo as expectativa da A.C.B e contou com a presença das autoridades locais do município. Durante sua realização não foi registrada nenhum incidente.

Na primeira noite, Júnior Saigon e Edson Guedes abrilhantaram a noite trazendo assim musicalidade eclética e dinâmica aos que ali se encontravam presentes na Praça Major França, cada qual com seu estilo e o público aplausível cantou, se emocionou e dançou pra valer.

Na segunda noite, Claudinho & Banda, Banda Som Livre.Com deram um brilho destaque ao evento com músicas que embalaram o público que mesmo antes das respectivas atrações já super lotava o espaço do Buíque Frio na Praça Major França. Foi uma noite que empolgou e trouxe consigo fervor, calor e euforia fazendo com que todos vibrassem ainda mais e mais.

Já terceira e última noite do BUÍQUE FRIO foi uma noite que superou ainda mais as expectativas do público presente, teve início já com a praça lotada e contou com a apresentação eclética de Cayyk Rammon com um repertório excelente que embalou grandes sucessos da música nacional Pop, Rock , Mpb e musicas regionais nordestinas conhecidas por todos.
Para completar a terceira noite do BUÍQUE FRIO e assim encerrar as festividades do circuito, a dupla Ycaro & Vitório Júnior deram um show a parte cantando e encantando o público que aguardava ansiosamente pelos cantores que contagiaram aos que ali estavam presentes, e assim encerraram-se os festejos do 1º BUÍQUE FRIO.

Com a realização da A.C.B (Associação Comercial de Buíque) o patrocínio especial do comércio local da cidade, comerciantes, comerciários, o apoio do público, a participação dos barraqueiros que se destacaram por realizarem um excelente trabalho trazendo assim, comidas típicas da gastronomia regional nordestina local, sopas, caldos, pizzas,tortas e bolos, petiscos, bebidas artesanais, queijos e vinhos além de muitos outros atrativos para o público.

Contamos também com a cobertura completa da imprensa escrita, falada e televisiva local e regional, os portais de notícia: Blogs Buíque & Cia, San Produções e Eventos, Giro Social B, Buíque da Gente postando fotos e notícias em tempo real diretamente do BUÍQUE FRIO. Rádio Buíque Fm que fez transmissão ao vivo, Rio Branco Rádio Web que fez transmissão simultânea durante os três dias do evento. Promolver Web Rádio e Tv que fez transmissão em Tempo real com vídeos e fotos.

Os profissionais locais se desempenharam muito bem na promulgação e propagação do BUÍQUE FRIO e estão de parabéns pelo sucesso do trabalho realizado por cada um que se destacou.

A A.C.B – Por sua vez se destacou mais em um evento que poderia até ser pequeno, mas foi grandioso por sinal e ganham assim, ainda mais os aplausos do comércio de modo geral e de nossa cidade, bem como é evidentemente claro que da população buiquense.

Ao Presidente da A.C.B – Petrúcio Nopa
Ao Vice-Presidente da A.C.B – Ronny Peterson
Ao Secretário da A.C.B – Diógenes Filho


Parabéns a todos os profissionais que  direta ou indiretamente trabalharam e contribuíram para a realização deste evento.



Texto: Laelson Bony
Editor Chefe Blog BUÍQUE DA GENTE.