Participe

Perfís Sociais

1. 3. 4. 5. 10. 14. 19. 24. 29. 30. 31.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

EM SUA CIDADE O PREFEITO JÁ ELABOROU O PLANO DIRETOR?
SAIBA O QUE É E COMO FUNCIONA.
_______________________________________________
PLANO DIRETOR

O que é Plano Diretor?

O Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento do Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.
O Plano Diretor deve orientar as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual e englobar o território do município com um todo. Deve ser elaborado com a participação da população e de associações representativas dos vários segmentos da sociedade.Deve, ainda, ser revisto a cada 10 anos pelo menos.

Por que fazer o Plano Diretor?

Por exigência constitucional e do Estatuto da Cidade, para municípios com mais de 20.000 habitantes, o plano diretor objetiva uma melhor qualidade de vida para todos.

Quem participa?

O Prefeito Municipal.
A População.
A Câmara Municipal.

Como é feito?

A iniciativa é do Prefeito. O projeto deve ser discutido com a comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor.
No âmbito municipal, o Plano Diretor é o instrumento básico com estratégias para organizar, gerir, regular e intervir no território local.
A elaboração e revisão desse instrumento deve apoiar-se em processos participativos amplos e envolver os vários segmentos sociais que interferem na produção, uso e transformação do território municipal.
Cada município deve elaborar o seu Plano Diretor Participativo com propostas para organizar as formas de uso e ocupação do seu território aproveitando as potencialidades existentes no local.

O que se espera do Plano Diretor?

1. Que proponha meios para garantir e incentivar a participação popular na gestão do município.
2. Que apresenta diretrizes e instrumentos para que os investimentos em saneamento, transporte coletivo, saúde, educação, equipamentos urbanos, habitação popular sejam adequadamente distribuídos e beneficiem toda a população.
3. Que aponte rumos para um desenvolvimento local economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente equilibrado.
4. Que proponha soluções para a melhoria da qualidade da gestão pública local, tornando-a mais apta a utilizar os recursos públicos e a prestar melhores serviços à população.
5. Que proponha diretrizes para proteger o meio ambiente, os mananciais, as áreas verdes e o patrimônio histórico local.
O CONTEXTO E A LEI

No Brasil, hoje, 81% da população vive nas áreas urbanas dos seus 5.560 municípios.

Uma das características deste processo de urbanização é a grande concentração demográfica em alguns poucos e importantes centros urbanos e a reduzida população de uma grande parte dos municípios brasileiros. Em 2001, 73% dos municípios existentes teria menos de 20.000 habitantes, neles residindo cerca de 20% da população do país. Nos 27% dos municípios restantes estariam mais de 80% da população.

Outra característica, causada pela acelerada migração da população rural para as cidades, seria a falta de soluções para atender as novas demandas, no campo da habitação, transporte, saneamento, saúde e educação.A conseqüência que presenciamos é a queda nos padrões de qualidade de vida urbana.

A entrada em vigor do Estatuto da Cidade (Lei Federal Nº 10.257 de 10/07/2001) e a criação do Ministério das Cidades formam uma moldura legal e institucional federal que dá condições efetivas para a implementação de políticas urbanas de cunho democrático e social.

O Estatuto da Cidade vem regulamentar os artigos.182 e 183 da Constituição Federal de 1988, que norteiam o capítulo relativo à Política Urbana. Além disso, fixa como princípio fundamental a função social da cidade e da propriedade urbana, conforme disposto no artigo 5º , incisos XXII e XXIII, da Constituição Federal.

A obrigatoriedade de elaboração ou revisão de Plano Diretor fica estabelecida, no seu artigo 41, para os municípios:
I. com mais de vinte mil habitantes;
II. integrantes de regiões metropolitanas e aglomera ç ões urbanas;
III. onde o Poder Público municipal pretenda utilizar os instrumentos previstos no § 4 º do art. 182 da Constituição Federal;
IV. integrantes de áreas de especial interesse turístico;
V. inseridas na área de influência de empreendimentos ou atividades com significativo impacto ambiental de âmbito regional ou nacional

POR QUE FAZER?

A elaboração do PLANO DIRETOR exige o completo conhecimento da realidade do município sobre a qual os governos locais são chamados a intervir. Assim, no primeiro momento, a realização do Diagnóstico, fornece ao administrador público um conjunto de informações gráficas, analíticas e qualitativas fundamental ao processo de tomada de decisões.
A formulação da Proposta Urbanística permitirá especificar, qualificar, localizar, avaliar e dispor cronológicamente as medidas voltadas a direcionar o crescimento urbano permitindo estabelecer prioridades de governo , alimentar o Plano Pluri-anual de Investimentos, elaborar a Lei de Diretrizes Orçamentárias e, através do cumprimento destes, cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Estatuto da Cidade , além de obrigar a formulação ou revisão de Plano Diretor, para municípios com mais de 20.000 habitantes, até 2006; condiciona à elaboração do Plano, a utilização dos seus instrumentos (uso compulsória, zonas especiais de interesse social, usucapião coletivo, direito de preempção, regularização de favelas e cortiços).
As Leis Federais 9.785, de 29/01/1999 e 10.932 de 03/08/2004, modificando a Lei 6766 de 19/12/1979, permitem aos municípios alterar as exigências de áreas públicas (35%), em função de interesse público, desde que previsto em Plano Diretor .
O Código Florestal (Lei Federal No 4.771 de 15/09/1965) e a Lei de Crime Ambiental (9.605 de 1998) tem o objetivo de preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos . Isto é fundamental à manutenção ou recuperação da qualidade de vida, além de ser crime inafiançável o seu desrespeito.
QUEM PARTICIPA? COMO?

Segundo o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor deve ser realizado em bases participativas, através de Oficinas, Plenárias e Audiências. Assim, o desenvolvimento dos trabalhos necessariamente levará em consideração a interação das 3 seguintes esferas:

Poder Público

Da primeira esfera fazem parte não só a Prefeitura, mas também os demais órgãos, autarquias e secretarias do nível municipal, além daquelas do nível estadual e até federal. Igualmente pertence a esta esfera a empresa contratada, que neste momento representa a própria Prefeitura, para os assuntos relativos ao próprio objeto de trabalho.
A esfera do poder público municipal tem no seu peculiar interesse a manutenção e melhoria da qualidade de vida de sua população e do meio ambiente que a abriga. Dessa forma tem todas as condições de chamar a participar todas as entidades de âmbito municipal, assim como convidas para o diálogo as demais entidades de âmbito estadual ou federal.

Sociedade Civil

Esta esfera contém a fauna do ecossistema em análise. Os moradores das comunidades locais são a um só tempo: a razão da existência das condições presentes, os seres vivos que sofrem as deficiências daquele modo de vida, a mão de obra do sistema econômico da região envolvente e o mercado consumidor do comércio e serviços locais.
Assim, são a parte efetivamente interessada na melhoria qualidade de vida e do ambiente da região. Por este motivo, devemos buscar intensa interação com as comunidades pois, diferentemente do poder econômico (que pode vender ou prestar serviços em qualquer lugar), elas efetivamente pertencem ao lugar e estão ali para ficar.

Poder Econômico

Pode contribuir para o desenvolvimento da região tanto quanto pode gerar disfunções. Não se apegam a um lugar, mas aos lugares adequados ao desempenho das atividades econômicas e à realização de lucros. Entretanto devem ser considerados como geradores de empregos.
Deve-se estabelecer um canal específico de participação pelo qual poderão ser detectadas as tendências do mercado e definidas estratégias para melhor potencializa-las em prol da sociedade.
O DIANÓSTICO

Inicialmente são realizados os levantamentos e espacialização de todos os elementos existentes como a:

1. Caracterização Físico-Territorial - aspectos geográficos, fundiários, de preservação ambiental, de organização territorial, de uso do solo, lazer e de serviços públicos;

2. Caracterização Sócio-Econômica - aspectos demográficos, habitacionais, de equipamentos públicos, empregos e setores de atividades econômicas;

3. Caracterização Institucional - divisão política administrativa, legislação, interferências institucionais.

A partir daí executa-se o cruzamento dos dados obtidos, abrangendo:
• Aspectos Físicos (topografia, vegetação, hidrografia e demais condicionantes físicos),
• Aspectos Sócio – Econômicos (estrutura social e econômica, renda familiar, distribuição segundo classe de renda, valores imobiliários e de aluguel, concentração de estabelecimentos e unidades residenciais, atendimento médico-hospitalar e escolar),
• Deslocamentos da População (sistema hierárquizado de vias e transporte coletivo),
• Centros Funcionais (atratividade e hierarquização das atividades comerciais, serviços, culturais e recreativas),
• Disfunções Urbanas (problemas agudos e crônicos) e
• Potencialidades Urbanas (vocações a serem explorados).
A PROPOSTA URBANÍSTICA

A elaboração da Proposta pressupõe as seguintes atividades:
• Estabelecimento das Unidades de Planejamento Urbanístico e criação de alternativas de desenvolvimento para cada sub-área.
• Definição dos Projetos de Intervenção com atribuição de Normas de Uso e Ocupação do Solo e proposição de Desenho Urbano.
• Formulação de propostas de Diretrizes de Desenvolvimento e estabelecimento de Critérios de Intervenção Urbanística.

A partir destes elementos é preparado o quadro propositivo , que estabelecerá objetivos e diretrizes e encaminhará propostas de acordo com os seguintes temas:

Estrutura Urbanístico Ambiental:
• Estrutura ambiental e rede hídrica
• Rede viária estrutural e local
• Rede estrutural de transporte público
• Rede de eixos e pólos de centralidades

Uso e Ocupação:
• Zonas de uso residencial, mista, industrial e especiais
• Instrumentos de gestão urbana e ambiental

________________________________________________


Após elaboração técnica, são gerados os produtos preliminares, que incluem as plantas do Plano Diretor e o texto inicial do anteprojeto de Lei.

Estes produtos são apresentados e discutidos com a população, a partir do que são incorporadas eventuais revisões. Em seguida são efetuados os trabalhos de detalhamento e descrições de perímetros, operações urbanas e instrumentos do Estatuto da Cidade.

Seu resultado final é um conjunto de peças gráficas e escritas consistente, em condição de encaminhamento à Câmara de Vereadores para análise e aprovação.

Atividades preparatórias:
• Montagem das diretrizes de intervenção
• Dimensionamento das demandas por equipamentos públicos
• Identificação dos vazios urbanos ou áreas passiveis de aproveitamento público
• Elaboração dos textos, tabelas e descrições

Eventos:
• Plenária de apresentação do diagnóstico
• Oficinas de discussão do diagnóstico: poder público - sociedade civil
• Plenária de apresentação da proposta de Plano Diretor

Produtos de apresentação:
• Delimitação das Unidades de Planejamento Urbanístico
• Projetos de intervenção
• Diretrizes de desenvolvimento
• Plano Diretor
• Textos do anteprojeto de lei de Uso e Ocupação
• Textos do anteprojeto de lei de Plano Diretor
• Mapas do Plano Diretor
• Tabelas e Descrições de perímetros

O PROJETO DE LEI

Com a conclusão da etapa de formulação do Plano Diretor, cabe encaminhar o processo de legitimação dos trabalhos, através
• da discussão com os representantes da sociedade civil e do poder legislativo;
• dos procedimentos de ajustes dos produtos gráficos e escritos;
• da confecção dos elementos analíticos;
• da redação do texto destinado à aprovação.

Estes elementos servirão de apoio aos encaminhamentos de democratização das informações pertinentes via “audiências públicas” e, posteriormente, dentro dos debates na Câmara dos vereadores.

A aprovação do Projeto de Lei do Plano Diretor coroará o desenvolvimento dos trabalhos efetuado em bases participativas.

Atividades preparatórias:
• Montagem dos elementos de apresentação
• Organização dos fóruns de discussão
• Encaminhamento dos convites aos delegados representantes
• Coordenação dos processos de análise junto ao poder judiciário

Eventos:
• Audiência Pública
• Sessões de Esclarecimentos
• Assembléias para homologação e aprovação

Produtos de apresentação:
• Textos do projeto de lei de Plano Diretor
• Texto do anteprojeto de lei de Uso e Ocupação
• Mapas do Plano Diretor
• Quadros de caracterização das finalidades propostas
• Tabelas de relação dos logradouros enquadrados
• Descrições de perímetros de zonas e áreas de intervenção

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O PERIGO DA DENGUE É EMINENTE

Mantenha-se alerta constantemente para os perigos e os sintomas da Dengue.
Tenha sempre em casa Repelentes e Inseticidas, pois, com a Dengue não se brinca!!!O melhor metodo de combater os mosquitos é a prevenção.
Primo do Aedes está no Brasil

SAÚDE // Pesquisa revela que o ''Aedes Albopictos(Aedes Albopictus)'', transmissor da dengue na Ásia, está presente em quase todos os estados brasileiros.
É nos meses de verão, estação marcada por uma sequência de sol, calor e chuvas, que o Aedes Aegypti encontra as condições ideais para se proliferar. Porém, além de combater o único transmissor do vírus da dengue no país, o Ministério da Saúde está preocupado com outra espécie, cujo nome ainda não é tão familiar aos brasileiros: o Aedes Albopictus, primo do popular mosquito e que já é responsável por alguns surtos de dengue no sudeste da Ásia.

Já há registro do inseto em quase todos os estados do país - só não foi encontrado no Amapá, Acre, Piauí e em Sergipe. O albopictus foi identificado pela primeira vez no Brasil em 1986, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Desde então, combatemos o mosquito junto com o aegypti", garante Fabiano Pimenta, secretário-adjunto de Vigilância em Saúde do ministério. Apesar da inexistência de casos de dengue transmitida pela espécie asiática, Pimenta diz que o órgão está em alerta, pois o inseto tem potencial para se transformar em vetor da doença. Ele explica que os agentes dos municípios são treinados para coletar e eliminar as larvas das duas espécies. "Não vamos pagar para ver a sua capacidade".

O mosquito Aedes albopictus pertence ao grupo Scutellaris do subgênero Stegomyia. É considerada a segunda espécie de Culicidae em importância para o homem, como vetor do vírus da dengue, sendo superado apenas pelo Aedes aegypti(Linnaeus). A dengue coloca em risco a saúde de 2.5 a 3 bilhões de pessoas que habitam as regiões urbanas e suburbanas de 100 países das regiões tropicais e subtropicais de todo o mundo.




O homem é sua vitima mais freqüente junto com as aves e tem distribuição ainda esta ligada a população humana, habitando preferivelmente no peridomicílio do domicilio humano, tendo facilidade de se espalhar para o ambiente rural, semi-rural e silvestre, mas sua população é independente da grande densidade humana. A formas imaturas do Ae. albopictus desenvolvem-se em criadouros de vários tipos (água contida em buracos em pedras, bambus, bromélias, latas, pneus etc.).


O Ae. albopictus tem origem asiática, daí a denominação "Tigre Asiático". A sua distribuição original incluía o sudeste do Continente Asiático, sendo considerado autóctone das regiões Oriental, Australásica, Oceania e Paleártica. Entretanto, o comércio internacional de pneus usados tem facilitado a disseminação da espécie que atingiu localidades distantes de seu centro de origem, como os Continentes Norte e Sul Americanos, África, Europa Meridional,bem como algumas ilhas do Pacífico e Havaí. Nesta última região, a espécie se estabeleceu no século XIX, tendo se dispersado para outros locais pelo incremento das trocas comerciais e facilidades dos meios de transporte.





NÃO DEIXE QUE UM MOSQUITO PONHA A SUA VIDA E A VIDA DA SUA FAMÍLIA EM RISCO!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

POLAROID POGO: Câmera traz impressora sem tinta.

A Polaroid lançou a versão digital das fotografias instantâneas que tornaram a empresa famosa -- uma câmera que inclui uma impressora sem tinta, a PoGo, pequena o suficiente para "ser carregada a todos os lados".


O produto, apresentada na CES (Consumers Electronic Show), em Las Vegas, foi lançada dois anos depois do fim da produção das câmeras Polaroid instantâneas com filme.

A PoGo retoma a tecnologia da impressora Zink, lançada há um ano e comercializada desde junho, que pode imprimir sobre papel térmico colorido as fotos enviadas por telefones celulares e outros aparelhos portáteis.

"Basta pressionar um botão para escolher entre as fotos digitais da câmera, enquadrá-las ou retocá-las, e imprimir em cores, em menos de 60 segundos, imagens de 5 cm x 7 cm", destaca a Polaroid.
A Polaroid, que recorreu à proteção de lei de falências no mês passado para fazer uma reestruturação, afirma que não é mais necessário sacudir as fotos impressas para acelerar a revelação da imagem.

A foto impressa sai pela parte de trás da máquina e não por baixo, como acontecia na versão tradicional.
A câmera fotográfica instantânea PoGo mede 11,75 x 7,5 cm e pesa menos de 300 g.
Pode imprimir sobre papel térmico colorido as fotos enviadas por telefones celulares e outros aparelhos portáteis.



O aparelho será comercializado nos Estados Unidos a partir de março a US$ 200.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

DIFERENÇA É DIFERENÇA
Diferentemente da gestão anterior, que deixava para o último momento para divulgar as atrações do carnaval, saiu a programação para o carnaval 2009 da cidade do Buíque.
Porém, não se sabe ao certo como será a estrutura do evento que reune milhares de pessoas de várias cidades circunsvizinhas, de outros estados e da própria cidade, ano pós ano consecutivamente. A magnitude do carnaval de rua de Buíque vem de longas datas, a população local é festiva e bem receptiva para com os turistas que aportam na cidade para curtirem a festividade que tem início na sexta feira dia 20.02.09 com a saída do bloco das Carmelitas (Homens Trajando Roupas Femininas) percorrendo várias ruas da cidade.
Um suspense com relação a questão da segurança durante os 5 dias de folia ainda se mantém, não se sabe ao certo, porém, não foi divulgado nada no tocante pelo porta-voz da Prefeitura.
Mas, o carnaval buiquense para este ano de 2009, promete ser um dos grandiosos, como sempre, um sucesso!!
Abaixo, confira as bandas que estarão presentes no Carnaval de Buíque.

O conteúdo da última programação sofreu modificação e ficou assim:

Carnaval de Buíque 2009


DIA 21 DE FEVEREIRO
Marreta You planeta
Sakarada
Banda Zuê
Orquestra Buiquense de Frevo

DIA 22 DE FEVEREIRO
Bonde do Maluco
Asas da América
Treme Xão
Orquestra Buiquense de Frevo

DIA 23 DE FEVEREIRO
Os Bambaz
Patamaris
Voa Voa
Orquestra Buiquense de Frevo

DIA 24 DE FEVEREIRO
Trio da Huanna
A Sombra
Arreio de Ouro Elétrico
Orquestra Buiquense de Frevo



Fonte: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=9334897

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009


O evento é imenso, pois os 2.700 expositores estão espalhados em uma área de 160 mil metros quadrados e é muito esperado por varias empresas do mundo todo para anunciarem seus novos produtos e serviços que serão lançados durante o ano.
A crise mundial parece não atrapalhar a área de eletrônicos que cresce cada vez mais. As principais marcas de eletrônicos mostram aqui as novidades e o futuro para delirio dos consumidores.
Uma recente pesquisa mostra que em 2008, 17% dos gastos dos consumidores foram com celular,Tvs de LCD e notebooks. Os eletrônicos se tornaram necessidade do dia a dia, não conseguimos mais viver sem essa facilidade que os aparelhos proporcionam. A grande aposta para 2009 é a venda de smartphone e TVs de alta definição e laptops pequenos para tarefas simples.

Em 2008 tivemos 10 milhões de notebooks vendidos no mundo e a estimativa para 2009 é de 18 milhões de unidades. Os celulares também estão entre os eletrônicos mais vendidos. Cada vez mais os aparelhos mostram diversas funções contagiando os consumidores.



CES 2009 - Foto da feira de tecnologia mais importante do mundo. Veja as novidades.

O CES apresenta as últimas inovações em matéria de imagem digital, jogos eletrônicos, comunicações sem fios, vídeo digital, áudio de alta performance, redes domésticas e de entretenimento, eletrônica móvel, banda larga, Internet e muito mais, pois são apresentados milhares de novos produtos, entre telefones celulares, computadores, softwares, TVs, e todo tipo de gadgets e periférico


Os cartões SD estão evoluindo bastante nos últimos tempos. Hoje nós podemos contar com cartões Secure Digital High Capacity (SDHC) que são limitados a até 32GB de espaço para armazenamento, mas a CES 2009 trouxe à luz uma nova era para os cartões SD.


O novo formato que está prestes a ser lançado possui uma capacidade muito maior que as versões anteriores. Trata-se do formato Secure Digital eXtended Capacity ou SDXC, que estenderá a capacidade dos cartões SD para até 2TB, com uma velocidade de escrita e leitura em 300MB/seg. A chegada ao mercado dos novos cartões SDXC acontecerá já durante esse primeiro trimestre de 2009, mas a primeira geração de cartões virá com a velocidade limitada de 104 MB/seg.



As TVs de LCD chegaram para ocupar bem menos espaço que uma TV de tubo em sua residência, mas apesar da grande reduzida de tamanho das TVs de tubo para as de LCD, algumas empresas querem aumentar essa diferença ainda mais. A LG apresenta na CES que acontece nestes dias 08 a 11 de Janeiro a TV de LCD mais fina de todo o mundo, A LH95, que impressionará a todos com sua espessura máxima de apenas 2,48 centímetros. Outras informações adiantadas antes do evento é que a LG LH95 além de muito fina, contará ainda com a tecnologia de iluminação LED Backlit, TrueMotion de 240MHz e um contraste dinâmico de 2.000.000:1.





Panasonic




E continuamos a saga de trazer o máximo possível de informações sobre tudo que rola na CES 2009 em Las Vegas. Na área de câmeras de vídeo, a Panasonic está com sua linha HDC com gravação de imagens Full HD.
O modelo HDC-HS300 tem sensor 3CMOS de 3.15 Megapixels e zoom de 12x e vem com HD de 120GB para armazenar os vídeos e fotos, podendo ser expandido com cartões SDHC de até 32GB; o preço previsto é de 1.400 dólares.
Outros modelos que acompanham o show rom estão o HS300 com 120 GB de espaço também, a HS200 (80GB), TM300(32GB) e a SD200 que não possui disco de armazenamento, apenas uma memória interna de 8GB.
Os novos modelos da Panasonic estão disponíveis no Japão a partir do dia 5 de Fevereiro.



SE VC PROCURAR MAIS NA INTERNET ENCONTRARÁ MUITAS OUTRAS INFORMAÇÕES E FOTOS DA MAIOR FEIRA DE ELETRÔNICOS DO MUNDO.

CES (CONSUMER ELETRONICS SHOW).


ACIMA É SOMENTE UMA AMOSTRA DO QUE ESTÁ VINDO PARA ENOVAR A TECNOLOGIA CONSUMISTA NOS PROXIMOS SEMESTRES DE 2009.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A RÁDIO BUÍQUE FM INCENTIVA O TURISMO LOCAL.






QUANDO ESTIVER EM BUÍQUE, HOSPEDE-SE EM NOSSOS HOTÉIS E POUSADAS, SABOREIE NOSSAS COMIDAS TÍPICAS E AS FRUTAS DA ESTAÇÃO, VISITE O VALE DO CATIMBAU E CONHEÇA NOSSAS BELEZAS NATURAIS ESCULPIDAS PELO TEMPO A MAIS DE 150 MILHÕES DE ANOS ATRÁS.
OFENSIVA À FAIXA DE GAZA!
Cidades bombardeadas, civís e milhares de inocentes, crianças multiladas, casas destruídas, precáriedade no sistema de saúde local, falta material para prestar socorro às vítimas, numa guerra ninguém tem pena de ninguém.

Tanques, aviões e forças terrestres israelenses continuavam sua ofensiva contra o grupo islâmico Hamas, que controla Gaza, em um conflito que já deixou mais de 550 mortos.




Soldado israelense dispara gás lacrimogêneo em palestinos que usaram pedras em manifestação contra os ataques.

Cidade de Gaza é coberta por fumaça; cerca de 550 pessoas já morreram em nove dias de ataques.


Tropas israelenses se preparam instantes antes do ataque terrestre na noite de sábado (3).

Menino palestino é levado para hospital depois de ataque israelense a uma mesquita no norte da Faixa de Gaza.

Fumaça no norte da Faixa de Gaza vista da fronteira com Israel.


Manifestantes queimam bandeira de Israel na cidade de Atenas, na Grécia.
=x=

*DIANTE DOS FATOS SÓ POSSO DIZER QUE EM UMA GUERRA TODOS PERDEM, PRINCIPALMENTE OS CIVÍS, SÃO OS QUE MAIS SOFREM E OS QUE MAIS PERDEM.









segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

BENS INSERVÍVEIS?

ESTE É O RETRATO DE UMA ADMINISTRAÇÃO QUE DEIXOU ESTAS CARCAÇAS COMO HERANÇA PARA O NOVO GOVERNO MUNICIPAL DA CIDADE DO BUÍQUE.


ESTAS FOTOS SÃO SIMPLESMENTE PARA VOCÊ INTERNAUTA TER UMA BREVE IDÉIA DO QUE FOI DEIXADO, AO MENOS 30 CARCAÇAS E SUCATAS ENTRE ELES ALGUMAS MOTOS.


A MAIORIA DOS CARROS SEM O MOTOR E POR MUITO ATÉ MESMO SEM PNEUS, ÔNIBUS SEM BANCOS OU ESTOFADOS, SEM RODAS, SEM EIXOS.

DESTAQUES EM FOCO
JONAS CAMÊLO & SOSÓ

Prefeito e Vice-Prefeito, foto tirada em solenidade de votação e escolha do Presidente da Câmara de Vereadores no dia 1º de Janeiro.


RÔMULO CAMÊLO

Eleito Vereador para mais um mandato de 04 (Quatro Anos), Rômulo Camêlo é destaque, conquistou notoriamente a presidência da Câmara de Vereadores de Buíque em 1º de janeiro.












JONAS CAMÊLO DE ALMEIDA NETO
Prefeito de Buíque






Com seus 11.721 votos, totalizados nas urnas do pleito eleitoral de 05 de Outubro de 2008, ele realmente chegou lá.



Jonas Camêlo de Almeida Neto ''Prefeito do Povo'' assim aclamado, tomou posse do cargo de excelenticimo Sr. Prefeito de Buíque, no último dia 1º de Janeiro para a alegria dos seus eleitores e correligionários. Entrando, assim, para a história política do município como o 2º Prefeito mais jovem a ocupar o respectivo cargo.
Diante de tantas expeculações, ainda não está com o secretariado totalmente definido, os cargos ainda faltam ser empossados. Mas, rumores dão conta que já está tudo definido, ainda tem muito a se fazer, papeladas a serem analizadas, documentos que precisam ser revistos dentro das secretarias.
E em se tratando do muito o que se há de fazer, mais de 31 sucatas, um verdadeiro cemitério de veículos entre eles carros e motos, bens e patrimônios pertencentes ao município do Buíque, se acumularam ao longo dos anos em terrenos de algumas secretarias e principalmente dentro da Gaebú. Uma enorme fila destes bens encontram-se expostos na principal avenida que leva o nome do Avô do atual prefeito da cidade ( Avenida Jonas Camêlo de Almeida ), expostos para a apreciação da população para que vejam a metade do que restou de muitos veículos. A gestão passada tentou se desfazer do que eles chamaram de ''Bens Inservíveis'' em um leilão que até então se comentava que já tinham compradores certos, mas foi impedida perante determinação judicial.

Foram 08 (oito) anos de gestão do ex-prefeito Arquimedes Guedes Valença, realmente poderiam ter vendido a anos atrás a sucata que só foi se acumulando. Poderiam ter empregado o dinheiro arrecardado em alguma obra ou ampliação de uma das escolas do município.

Resta agora, para o atual Prefeito Jonas camêlo, decidir o que fazer com esses bens, se leiloará ou manda mesmo para o ferro velho e reverte a renda para alguma obra no municípío.
DISCURSO DO PRESIDENTE LULA EM SUA VINDA À CIDADE DO BUÍQUE EM 2003





16:04:38 26/4/2003




Buíque - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou em Buíque (PE), ao lançar o programa Conviver. Leia abaixo a íntegra do discurso.



"Meus companheiros e companheiras do meu querido Estado de Pernambuco,



Meus companheiros e companheiras dessa região extraordinária do Nordeste,



E meus companheiros e companheiras da cidade de Buíque, das cidades vizinhas e de Arcoverde, Eu quero, primeiro, dizer para vocês uma coisa importante.



Nós estamos há menos de 4 meses no Governo. E nós já sabíamos, antes das eleições, a situação em que o Brasil se encontrava. É por isso que tomei como decisão não ficar chorando o leite derramado ou criticando o meu antecessor.



E resolvi que, na medida em que tenho apenas 4 anos de mandato, eu não tenho tempo de ficar criticando ninguém. Eu tenho que trabalhar 4 anos para poder cumprir cada palavra que assumi durante toda a minha vida política. Eu sei que preciso do apoio dos Governadores de Estado.



E quero aqui, de público, dizer que o Governador Jarbas Vasconcelos deu uma contribuição extraordinária quando, a meu convite, foi a Brasília para, junto com outros 26 Governadores, assumir o compromisso de ajudar na elaboração da Reforma da Previdência e da Reforma Tributária.



E sei que outras reformas terão que acontecer no nosso país, para que a gente possa ter a certeza de que os nossos filhos irão herdar um Brasil muito mais digno do que aquele que nós herdamos dos nossos pais. E nós não temos que ter medo das reformas. Na vida, de quando em quando, a gente descobre que tem coisas superadas, que tem coisas que, no começo, eram maravilhosas.



Mas o tempo se encarregou de defasá-las e nós precisamos ter competência para modernizar aquilo que já não é mais o modelo ideal, seja de tributo, seja de relações trabalhistas, de estrutura sindical e de qualquer outro assunto.



É por isso que, durante a campanha ? estão aqui vários Deputados ? eu assumi um compromisso. E eu disse, publicamente, que somente eu teria condições de fazer as reformas. Porque, para fazer as reformas você tem que ter relações com todos os Deputados, com todos os Partidos, com todos os Governadores mas, sobretudo, você tem que ter vontade política e coragem para enfrentar aqueles que se colocarão contra as reformas.



Eu faço questão, meus companheiros e companheiras, de lembrar, todo santo dia, cada palavra que eu falei durante toda a campanha eleitoral. Eu tento não me esquecer de cada compromisso que eu assumi durante a campanha. E isso aqui, Mané, eu sei que é um grande projeto.



Eu sei que é preciso garantir às famílias que estão produzindo a certeza de que vão produzir e terão aqueles que irão comprar deles, porque, se não tiver mercado, o Estado compra para utilizar no Projeto Fome Zero. Para isso, o Ministério da Fome está destinando praticamente 400 milhões de reais. Sei que esse povo precisa de mais terra, Mané.



Agora, o Governador, eu, os Prefeitos, o Ministro Humberto Costa, o Ministro Rossetto, o Ministro Graziano e os Deputados que estão todos aqui ? é uma lista imensa de Deputados, eu ia ler os nomes, mas isso ia tomar todo o tempo do meu discurso ? já visitamos uma casa. Uma companheira chamada Elizabete, com o seu marido, sete filhos e apenas duas tarefas para plantar. Ou seja, é quase nada.



Às vezes, andando pelo Brasil, a gente vai visitar determinados cemitérios. Há túmulos de ricos que têm mais de duas tarefas só de granito. E o coitado do lavrador, com duas tarefas. Depois, eu encontrei um mais pobre ainda, que só tem uma tarefa.



E vocês sabem que, com uma tarefa, as pessoas não podem fazer absolutamente nada. Mas fazer a Reforma Agrária, para nós ? e está aqui o Ministro que vai coordenar esse processo ? não é tirar miseráveis da cidade para torná-los miseráveis no campo. É tentar tirá-los da cidade e torná-los cidadãos dignos no campo, porque, na hora em que estiverem assentados, têm que produzir, têm que ganhar dinheiro, têm que produzir para vender no mercado.



E essa é tarefa que o Governo tem que assumir, porque o assentamento, Mané ? e você tem experiência ? pressupõe a terra, mas pressupõe assistência técnica, pressupõe seguro agrícola, pressupõe financiamento e pressupõe até garantia de preço, para que o produtor não fique à mercê da especulação.



Portanto, é um trabalho mais sério. A gente não quer uma pitomba de má qualidade. A gente quer plantar e irrigar, para que, ao crescer, a pitomba seja frondosa. Não queremos o trabalhador no campo vivendo de cesta básica.



Não queremos o trabalhador no campo vivendo de esmolas. Nós precisamos ajudá-lo a produzir, a trabalhar. Por isso, eu dizia durante a campanha: ?não tenho dúvida nenhuma de que, se eu não fizer pelo Nordeste, os outros que concorreram comigo não fariam pelo Nordeste?.



A minha mãe saiu de Garanhuns, eu tinha sete anos de idade. E a razão pela qual ela saiu é a mesma seca da qual, hoje, eu ouço todos os Prefeitos falarem, ouço todos os lavradores falarem.



E é lógico que aqui não tem nenhum deus para enfrentar a seca, porque a seca é um fenômeno da natureza. Agora, a fome causada por conta da seca é falta de vergonha de quem governou este país durante os últimos 500 anos.



Nós, certamente, Jarbas, não conseguiremos fazer tudo em quatro anos, mas podem ter certeza de que irei dedicar grande parte do meu tempo para tentar encontrar uma solução para o Nordeste brasileiro. Quando eu tinha sete anos de idade, Jarbas, fui buscar água com um caçuá num açude.



E era uma jumenta de um padrinho meu. A ?desgramada? me derrubou e quase me comeu. E, ainda hoje, a gente percebe que no Nordeste inteiro as pessoas passam a mesma privação.



É pegando água num açude, que vai mais lama e caramujo do que água. Bota num pote, deixa assentar, tira com uma caneca, bota em outro pote, mas, ainda assim, faltam muitos potes para a gente fazer com que essa água seja realmente potável.



É por isso que, quando cheguei em São Paulo, só tinha barriga e língua, de tão barrigudinho de tomar água de açude, com esquistossomose, Jarbas. E, lamentavelmente, ainda hoje, em muitos lugares do Nordeste brasileiro, isso acontece.



E não tem solução para um Governador sozinho, não tem solução para um Prefeito sozinho e não tem solução para um Presidente sozinho. Ou todos nós assumimos a responsabilidade de deixar as nossas divergências para a época das eleições, e governar juntos este país, ou não haverá solução para este país. E eu vou contar para vocês algumas coisas importantes.



Aqui está o Deputado Armando Monteiro Neto, que é o Presidente da CNI. Vejam que coisa impossível. Quem é que imaginava o Jair Meneghelli ser Presidente do SESI. O Meneghelli é Presidente do Conselho do SESI, o Armando é Presidente da CNI. E o SESI é o instrumento da CNI. Pois bem, o SESI, a CNI e o Ministério da Educação acabam de firmar um convênio. E o SESI e a CNI vão se responsabilizar de, em três anos, alfabetizar 2 milhões de adolescentes neste país. Nós temos tido surpresas extraordinárias com pessoas que querem colaborar, que querem participar.



Eu, Jarbas, vou lhe dizer uma coisa, meu caro Governador: tem um projeto de transposição das águas do Rio São Francisco desde 1847. O Lula não tinha nem nascido, e nem você, e esse projeto já estava aí. Nas campanhas das quais participei, Jarbas, eu recebi até documento de repúdio à minha pessoa, na Paraíba.



A Assembléia Legislativa do Ceará assinou documento me repudiando, porque eu me negava a dizer que era favorável à transposição sem antes pensar em como recuperar o ?velho Chico?, que a irresponsabilidade dos homens o está matando, matando seus afluentes, matando as matas ciliares.



Pois bem, eu sempre me recusei a assumir o compromisso de fazer a transposição. E outros candidatos a Presidente chegavam em Pernambuco e eram favoráveis, porque Pernambuco precisa. Chegavam na Paraíba e eram favoráveis, porque a Paraíba precisa. Chegavam no Ceará e eram favoráveis, porque o Ceará precisa. Chegavam no Rio Grande do Norte e eram favoráveis.



Quando chegavam na Bahia eram contra, porque o Governo era contra. Quando chegavam em Sergipe eram contra, porque o Governo de Sergipe era contra. Como eu não nasci com duas caras, só com uma cara, eu disse aos companheiros, ontem: ?eu nunca fiz promessas, mas aguardem?.



Porque, se houver transposição neste país, vai ser exatamente no meu Governo. Sabem por quê? Porque eu sei o que é a seca. Eu sei o que é o sofrimento causado a mulheres, homens e crianças por causa da seca. E eu sei que o Nordeste precisa de água. E nós vamos fazer não apenas um estudo profundo sobre a transposição.



Nós vamos fazer um estudo profundo de como recuperar alguns rios, que hoje já quase não têm água, mas que, na época do inverno, enchem e não têm pequenas barragens para que essa água fique represada. Vamos estudar, neste Nordeste, quais os rios nos quais a gente pode fazer pequenas barragens, para que a gente possa armazenar água e as pessoas possam ter água mais alguns meses por ano.



Eu fui na Barragem de Serrinha, oito meses depois que o Presidente Fernando Henrique Cardoso inaugurou ? oito meses depois. E li as matérias dos jornais de Pernambuco. Aí, diziam assim: ?



Porque, agora, não haverá mais seca em Serra Talhada. Porque agora vai ter não sei o quê em Serra Talhada?. Não tem um pé de urtiga irrigado.



Não tem um pé. E quem tem que fazer isso é o Governo Federal. Porque é da sua responsabilidade fazer a política agrícola nacional. E, para fazer irrigação, é preciso energia, encanamentos.



E é preciso que haja financiamento. O que não dá é para você fazer uma represa daquele tamanho e deixar a água armazenada para o sol bebê-la. Porque o sol está bebendo, acho, quase uns 30% daquela água.



Então, vamos realizar, em volta daquela represa, quem sabe, fazer, Jarbas ? eu me comprometo que o Miguel Rosseto virá aqui, com o seu Secretário ?um estudo para ver o que pode ser feito ali, próximo, para tornar as pessoas produtivas e a vida menos sofrível do que nós temos hoje.



Tem uma outra coisa aqui, no meu querido Nordeste, sobre a qual eu fico pensando. Eu olho na cara das pessoas e vejo que, muitas vezes, nós, nordestinos, somos tratados como se fôssemos de segunda categoria. Muitas vezes. E eu fui vítima disso durante a vida inteira.



Mas também é verdade que o nordestino que é nordestino não tem que baixar a cabeça nunca. Também é verdade que o sofrimento que nós temos nos dá mais garra, nos dá mais disposição de lutar e nos dá mais certeza de que a gente vai vencer. Se eu saí de Garanhuns ?



hoje, a minha cidade é Caetés, mas, naquele tempo, era Garanhuns ? e consegui virar Presidente da República, porque não posso garantir que vocês vão voltar a produzir, que a gente vai alfabetizar esse povo, que a gente vai gerar empregos neste país? Por que a gente não pode garantir?.



Buíque, Prefeito, é uma cidade que tem muita gente analfabeta. E nenhum país do mundo vai para a frente se o povo não souber ler e escrever. Quero assumir um compromisso com você, Prefeito: nos próximos dias, virá aqui, nesta cidade, o Ministro da Educação, que também é pernambucano, que foi Governador de Brasília, quem sabe, para discutir com os Prefeitos da região como fazer para que a gente, no menor espaço de tempo, possa alfabetizar esses milhões de nordestinos que precisam ser alfabetizados.



Esse projeto que estamos lançando agora é apenas um começo. Aquilo que falou o Graziano e aquilo que falou o Rossetto: é apenas o começo de quem tem apenas 110 dias de Governo.



E quero dizer para vocês, olhando na cara de cada criança, de cada mulher: não quero passar para a História deste país como um Presidente cujo único feito foi o de ter uma fotografia sua pendurada no salão nobre do Palácio. Eu não quero. Sei muito bem onde quero chegar. Sei muito bem os passos que quero dar. E sei muito bem o que tem que ser feito neste país. E vou fazer.



Podem ficar certos de que nós vamos fazer. Quando vocês estiverem mais desanimados, quando vocês estiverem mais desacreditados, peço a vocês: pelo amor de Deus, levantem a cabeça e acreditem. Acreditem que a nossa disposição vai mudar este país. Este país não pode continuar sendo tratado como se fosse um país insignificante.



As autoridades brasileiras precisam ser respeitadas lá fora. Este povo não pode ser tratado como um povo de segunda categoria. Estive com a Volkswagen e com a Mercedes Benz e estive com várias empresas japonesas. O que me dá mais orgulho é quando um empresário estrangeiro me diz: ?



Presidente Lula, os trabalhadores brasileiros são melhores do que qualquer outro trabalhador, em qualquer outra parte do mundo, porque não tem tarefa difícil para esses trabalhadores?.



Então, fico imaginando: no dia em que as nossas crianças comerem, no dia em que as nossas crianças estudarem, no dia em que os nossos adolescentes tiverem formação profissional, o quanto este país poderá ter de crescimento. E quero te dizer, Jarbas, a você, ao João Paulo, Prefeito de Recife, aos Prefeitos de todas as cidades: não quero saber a que partido vocês pertencem.



Não quero saber qual a religião que vocês comungam. O que quero saber é que vocês têm responsabilidades públicas tanto quanto eu tenho. E, por isso, podem ficar certos de que não medirei um esforço para poder bater na sua porta quando precisar que o Governo de Pernambuco ajude o Governo Federal na execução das suas políticas.



E os prefeitos, também, do mesmo jeito, porque não tenho tempo de arrumar inimigo. Quero é construir mais amigos, porque o povo brasileiro está cansado de sofrer, está cansado de promessas e está cansado de esperar.



Por isso, meu caro Prefeito, muito obrigado pela recepção. E, se isso aqui vai ser transformado em uma feira, agora com seguro-safra, podem ficar certos de que vai ter muita barraca aqui, muita gente vendendo e muita gente comprando.



Que Deus abençoe a vocês e que Deus possa permitir que, daqui a algum tempo, eu volte a esta região para a gente ver os resultados do programa que estamos lançando hoje. Até outro dia, se Deus assim o permitir."







HISTÓRICO DE BUÍQUE



O lugar onde hoje fica o município de Buíque começou ser povoado por volta de 1752, quando era denominado Campos de Buíque. Consta que o fundador do município foi o fazendeiro Félix Paes de Azevedo, natural do município de Pendo, Alagoas. De passagem pela região, esse fazendeiro decidiu viver ali e logo mandou construir uma capela dedicada a São Félix de Cantalice, em torno da qual nasceu um povoado.


O Distrito, sob o nome Vila Nova de Buíque, foi criado a 11 de dezembro de 1795. A povoação foi elevada à categoria de vila a 12 de maio de 1854, ainda sob a denominação de Vila Nova de Buíque. Desmembrada do município de Garanhuns, tornou-se município autônomo a 01 de abril de 1893. Foi elevado à categoria de cidade a 26 de maio de 1904, pela lei estadual nº 669, sob o nome Buíque.

Há, pelo menos, três versões par explicar o nome do município. A primeira diz que Buíque, vocábulo Tupi, designa "lugar de cobras". A segunda versão diz que Buíque significa “terra de sal”. E a terceira versão, menos difundida, diz que o nome do município surgiu porque os índios que primitivamente habitavam a região usavam um osso como instrumento musical que produzia o som “buíque, buíque, buíque”.



Quem nasce em Buíque é buiquense.







Prédio da Biblioteca Municipal Graciliano Ramos, no centro da cidade, ao lado da Praça Nanô Camelo.










DADOS GERAIS
Localização: Agreste, microrregião Vale do Ipanema, distante 285 km do Recife.

Área: 1.378 km2
Solo: Arenoso, pedregoso, rochoso

Relevo: Forte ondulado

Vegetação: Caatinga hipoxerófila

Ocorrência mineral: -

Precipitação pluviométrica média anual: 611,0 milímetros

Meses chuvosos: Março - Julho

População: 49.937 habitantes

Eleitorado: 48.432 (TRE 2008)

Dia de feira: Sábado

Data de comemoração da emancipação política: 12 de maio

Prefeito: Jonas Camêlo de Almeida Neto

Padroeiro: São Félix de Cantalice



BASE ECONÔMICA

Pecuária leiteira e agricultura.


PECULIARIDADES

Buíque, a cidade onde o escritor Graciliano Ramos viveu parte da sua infância, abriga um verdadeiro paraíso selvagem: o Vale do Catimbau, que é o segundo maior parque arqueológico do Brasil e o terceiro sítio arqueológico indígena do País.




A beleza e a rica história do Vale do Catimbau têm atraído estudiosos, turistas e adeptos dos esportes radicais. E algumas empresas já exploram o turismo na região.








Região de caatinga, com grande biodiversidade, localizada a 295 km do Recife, com extensos paredões de granito, o Vale do Catimbau abriga várias cavernas, canyons e sítios arqueológicos com inscrições rupestres. É um importante patrimônio cultural e natural esculpido pela Natureza há mais de 150 milhões de anos
A região do Vale do Catimbau se estende entre os municípios de Buíque, Tupanatinga, Inajá e Ibimirim, entre o Agreste e o Sertão do Moxotó, tem 90 mil hectares e foi transformado, pelo governo federal, em Unidade de Conservação de Proteção Integral. É o segundo maior parque arqueológico do Brasil, ficando atrás apenas da Serra do Capivara, no Piauí.





SERVIÇOS

Prefeitura/Endereço
Av. Jonas Camelo de Almeida, 17 - CEP: 56520-000
Fones: 3855.1156 - 3855.1111
Fórum/Endereço
Forum Dr. João Carlos Ribeiro Roma
AV Jonas Camelo, s/n - Centro - Cep: 56520000
Tel: (87) 3855.2906 - 3855.1270


Câmara de Vereadores
Praça Vigário João Inácio, 43 - Centro - CEP : 56520-000
Tel: (87) 3855.1174

Vereadores (13)
Rômulo Camêlo PMN (Presidente da Câmara) (José Rômulo Padilha de Almeida)
Dodó PSL (Vanildo Almeida Cavalcanti)
Til PP (Eranildo Benício Cavalcanti)
Felix Mago, Felix Benicio PTB (Felix Benicio de Siqueira)
Daidson de Dielzo PSDB (José Daidson Amorim de Albuquerque)
Zezé Leobino PDT (Jose Leobino da Silva)
Andre de Toinho PTB (AndréAndre de Araujo Beserra)
Tarcizio do Amaro PTB (Tarcizio de Macedo Almeida)
Peba PDT (Agnaldo Avelino da Silva)








Casa da Fazenda Pintadinha, no distrito de São Domingos, onde o escritor Graciliano Ramos viveu parte da infância. Fica a 21 km do centro de Buíque, por estrada de barro.